Segurança do motoboy: como evitar problemas e acidentes?

motoboy

Quem trabalha o dia inteiro dirigindo uma moto sabe a importância da segurança da gestão no tempo e da segurança no trabalho. Hoje, o mercado oferece equipamentos para motoboy que tem a função de trazer uma rotina mais segura, dinâmica e eficiente.

Além de escolher bons equipamentos, é imprescindível dar atenção a alguns cuidados envolvendo a pilotagem, planejamento de rotas e manutenção preventiva do veículo. 

A seguir, traremos dicas simples e objetivas que vão ajudar a evitar problemas e acidentes durante o seu dia a dia de trabalho. Confira! 

Realize as manutenções preventivas da sua moto

As manutenções preventivas podem fazer toda a diferença na segurança da pilotagem. Os motoboys precisam estar atentos às condições de rodagem do seu veículo, realizando inspeções e verificações constantes, que incluem:

  • Verificação da saúde dos pneus e rodas;
  • Lubrificação da corrente;
  • Verificação das luzes e lâmpadas da moto;
  • Conferência de conexão de cabos; 
  • Verificação do nível de óleo.

A orientação é que o veículo seja levado a um profissional especializado que poderá avaliar a situação geral da moto e identificar eventuais ajustes. Ao realizar as manutenções preventivas, você reduz o risco de ter problemas e sofrer com paradas não planejadas. 

Muitas motos quebram por falta de manutenção e ficam paradas na oficina por vários dias para conserto, o que acaba gerando um problema para o motoboy que fica sem a possibilidade de trabalhar. 

Bons equipamentos de segurança para um motoboy

Quando falamos em equipamentos de segurança, precisamos ir além da escolha de um bom capacete. Esse item é obrigatório e essencial para proteção do profissional, adquira um produto aprovado pelo Inmetro e adequado às suas necessidades.  

É interessante adquirir luvas, macacão, casaco refletivo e botas. Você também pode colocar fitas refletivas no capacete, caso ele não tenha. As fitas refletivas são especialmente importantes para quem pilota à noite.

Além disso, é necessário estar atento às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)  que estabeleceu, na Resolução nº 14/98, os itens obrigatórios para motos. Confira a seguir quais são eles:

  • Farol dianteiro nas cores branca ou amarela;
  • Espelhos retrovisores nos dois lados da moto;
  • Lanterna vermelha na parte traseira do veículo;
  • Buzina funcionando;
  • Velocímetro regulado;
  • Pneus que estejam em condições de rodagem;
  • Iluminação da placa traseira;
  • Dispositivo de controle de ruído do motor; 
  • Indicadores luminosos de mudança de direção dianteiro e traseiro de funcionamento.

O motoboy deve estar ciente de que poderá ser parado em uma blitz e o não cumprimento das normas de circulação poderá ensejar a aplicação de multa e remoção do veículo por guincho. 

É interessante ficar atento a eventuais mudanças nas regras para garantir que você esteja pilotando de acordo com as orientações do Contran e dos órgãos de fiscalização de trânsito. 

Realize verificações diárias no veículo

Uma dica interessante que vai ajudar a evitar problemas e acidentes na rotina de trabalho é realizar uma verificação diária, antes de sair de casa para o trabalho, dos seguintes itens:

  • Nível de combustível da moto;
  • Nível do óleo;
  • Funcionamento adequado dos faróis, piscas e toda parte elétrica; 
  • Calibragem dos pneus.

Além da moto, o celular também faz parte da rotina de trabalho de um motoboy, por isso, não saia de casa sem conferir a carga da bateria do celular e tenha sempre um carregador junto. 

Tenha cuidado com a utilização do equipamento quando estiver pilotando, visto que a legislação não autoriza o uso de celular pelo motorista quando ele está dirigindo. 

Respeite a legislação de trânsito

Por fim, um aspecto que jamais pode ser negligenciado pelos motoristas, principalmente os que trabalham profissionalmente, como é o caso dos motoboys, está relacionado com o respeito à legislação em vigor.

É imprescindível cumprir as regras de trânsito, andar com todos os documentos legalizados (tanto de moto quanto a habilitação profissional). Pilotar com cautela, respeitar os demais motoristas e pedestres e manter a boa convivência no trânsito é sinônimo de segurança.

Mantenha uma rotina de trabalho e faça pausas para lanchar, ademais faça um alongamento e descanse. Colocando todas as nossas dicas em prática você vai garantir a sua segurança, evitando acidentes e extraindo os melhores resultados do seu trabalho.