As PMS´s devem investir em um aplicativo ou site?

De acordo com Stastista, a receita global anual de aplicativos para smartphones está projetada para chegar a 935 bilhões de dólares americanos por ano até 2023. Com receitas tão altas, não é difícil ver por que tantas empresas estão procurando as vantagens de criar um aplicativo, mas é está na hora de as pequenas e médias empresas começarem a criar um aplicativo para o restaurante da sua loja ou clínica médica? 

Os 20 aplicativos mais baixados

Antes mesmo de pensarmos em pular para os APPs, vamos dar uma olhada no formato atual do mercado de aplicativos. Aqui estão os 20 mais baixados dos últimos anos para smartphones feitos pela Apple

  1. YouTube
  2. Instagram
  3. Snapchat
  4. Messenger
  5. Facebook
  6. Bitmoji
  7. Netflix
  8. Google Maps
  9. Gmail
  10. Spotify Music
  11. Amazon
  12. Uber
  13. WhatsApp Messenger
  14. Pandora 
  15. Wish 
  16. TikTok 
  17. Cash App
  18. Google Photos
  19. Google Chrome
  20. Twitter

Para fornecer uma imagem mais matizada e evitar quaisquer acusações de viés do sistema operacional, vamos também olhar para uma lista dos 20 principais aplicativos Android mais baixados de todos os tempos. Para tornar isso mais interessante, vamos excluir os aplicativos frequentemente encontrados pré-instalados no Samsung e outros telefones Android (Microsoft Office, Samsung Gallery, Google Play Store ETC)

  1. Facebook
  • Youtube
  • WhatsApp Messenger
  • Instagram
  • Facebook Messenger – Text and Video Chat for Free
  • Clean Master – Antivirus, Applock & Cleaner
  • Subway  Surfers 
  • Snapchat
  • Facebook Lite
  • SHAREit- Transfer & Share
  • Skype – free IM & video calls
  • Microsoft Excel: View, Edit, & Create Spreadsheets
  • Android Accessibility Suite
  • Clash of Clans (Game)
  • Candy Crush Saga (Game)
  • Security Master – Antivirus, VPN, AppLock, Booster
  • UC Browser- Free & Fast Video Downloader, News App
  • 8 Ball Pool (Game)
19 Spotify: Listen to new music, podcasts, and songs
20. My Talking Tom (Game)

 

Os usuários do Android estão claramente mais interessados em jogos e têm maior necessidade de organizar seus telefones. Aplicativos como Netflix e Uber ainda não estão na lista dos 20 melhores de todos os tempos para usuários de Android, mas eles não estão longe. Então, essas tabelas representam para os empresários? Para o engenheiro de computação habilidoso com idéias e capacidade de inventar seus próprios aplicativos, essas listas mostram o que eles podem aspirar a criar.

Por outro lado, para as SMBs, esta lista mostra algo muito diferente: A maioria dos aplicativos destas listas ou são produtos dentro de si ( Games, messenger) ou são outra forma de acessar plataformas online ( Spotify, Netflix). Eles não são ferramentas promocionais em si mesmos que uma empresa pode usar para empurrar os negócios para sua loja física ou website. Uber é um pouco diferente, pois incorpora E-Commerce e GPS, mas isto não é modal viável para uma pequena empresa se replicar. Os aplicativos que as pessoas querem em seus telefones servem a um propósito ou satisfazem uma necessidade. As pessoas não vão abrir mão do espaço valioso em seus i-phones para um aplicativo que foi projetado apenas para bombardeá-los com anúncios. 

Você pode dizer: e quanto à Amazon? Eles também podem ter serviços de streaming de mídia, mas se trata de promover o varejo; podemos ampliar essa maneira de pensar e incluir outros grandes varejistas ou restaurantes de fast food. Se considerarmos isso, a primeira coisa a notar é que não há um único restaurante ou loja entre os 500 aplicativos mais baixados de todos os tempos. 

 

Mas Burger King e Subway têm um aplicativo!

Apesar disso, muitos de nós terão colegas ou amigos se oferecendo para compartilhar vouchers conosco de aplicativos em seus telefones para empresas de fast food. Este é um bom aplicativo de publicidade em movimento e, para grandes redes como Mcdonalds e Starbucks, ter um aplicativo fornece a capacidade de informar instantaneamente os clientes por meio de notificação sobre os produtos mais recentes e direcionar ofertas a clientes específicos. Essa é uma ótima maneira de trazer de volta os clientes habituais.

O problema para as pequenas e médias empresas é que elas estão jogando um jogo diferente das grandes multinacionais. Para muitas SMBs, o principal objetivo do marketing digital é encontrar novos clientes. A maioria das SMBs não tem o luxo do reconhecimento da marca necessário para fazer com que os clientes em potencial baixem o aplicativo em primeiro lugar. Isso não quer dizer que um dia uma SMB não apresentará um aplicativo que a ajude a se tornar grande, mas esse aplicativo certamente fornecerá mais do que apenas uma versão ligeiramente diferente do site ou ofertas de almoço.

 

Então, onde as PMEs deveriam investir seu orçamento de marketing digital?

As pequenas e médias empresas estão certas em se concentrar em smartphones e considerar seu potencial de negócios. Eles só precisam fechar a app store e abrir o navegador da web porque hoje em dia mais da metade dos usuários da Internet não usam um computador desktop para navegar online, é provável que metade de todos os visitantes de um site o estejam acessando por meio de um Smartphone. Esta é a área onde as pequenas e médias empresas precisam concentrar seus esforços.

Ainda existem muitos sites por aí que demoram muito para carregar ou não são exibidos corretamente em dispositivos móveis. Isso é extremamente ruim para as taxas de conversão e rejeição do site. Especialmente porque 58% dos usuários de celular irão para outro lugar se um site demorar mais de 3 segundos para carregar.

 

Smartphones e SEO 

Um site com acessibilidade móvel ruim também é ruim para o SEO. Por esse motivo, é importante contar com um Desenvolvimento de sites em Montes Claros Post do Google em abril de 2015, (apelidado de Mobilegeddon), o Google deu prioridade à classificação de páginas da web que são exibidas corretamente e carregam rapidamente em dispositivos móveis. Isso significa que um site que não é otimizado para smartphone provavelmente não aparecerá nos resultados de pesquisa do Google ou aparecerá no início dos resultados. Este é o beijo da morte para SMBs que se esforçam para encontrar novos clientes online.

 

Tornando um site amigável para smartphone

Então, como as SMBs podem fazer isso direito? Se estivermos construindo um novo site, é bastante simples torná-lo compatível com smartphones: certifique-se de escolher um CMS e outras ferramentas de design da web especializadas na criação de site RJ compatível com smartphones. Atualmente, a maioria das ferramentas oferece explicitamente esses recursos. Leve o seu tempo para pesar as diferentes opções. Artigos como este do Tech Radar podem ajudar. 

Se estivermos trabalhando em um site existente que tem problemas com a acessibilidade do smartphone, temos opções diferentes. Há uma variedade de plug-ins que podem ser instalados para ajudar a fazer um site funcionar melhor com smartphones.

Provavelmente o mais conhecido é o plugin AMP. Esta é uma ótima opção para usuários do WordPress WIX e muitos outros CMS. O plugin AMP já foi usado para fazer mais de 4 bilhões de páginas. AMP cria uma versão especial do seu site contendo seus elementos essenciais em uma codificação amigável para smartphones mais eficiente. Isso realmente ajuda com as velocidades de carregamento. O tempo médio de carregamento de uma página AMP é inferior a 0,5 segundos. Isso realmente ajudará seu negócio no longo prazo.

 

Resumindo

Ignorar a experiência do usuário do smartphone em seu site e, em vez disso, criar um aplicativo é como ser um técnico de futebol que usa sua última substituição para chamar um atacante quando seu zagueiro está gravemente ferido. Depois de ler este artigo, esperamos que você entenda o porquê e que agora não cometa esse erro!