Estratégias de marketing na nutrição para uma carreira de sucesso

Você é um(a) nutricionista e quer crescer em sua carreira? Uma estratégia eficaz de marketing na nutrição pode aumentar sua base de pacientes e lucros de forma escalável.

O primeiro passo é tornar seus serviços conhecidos através de planejamento e estratégias de marketing adequadas para o que você deseja alcançar. 

Confira adiante algumas estratégias de marketing na nutrição que podem alavancar sua carreira. 

Crie e faça crescer sua marca pessoal a partir de sua especialidade

Existem muitos nutricionistas do mercado, isso é fato. De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), são quase 132 mil profissionais no Brasil, e este número tende a crescer, principalmente devido à grande procura das pessoas por informações e mudança na alimentação e qualidade de vida.

Algo que é muito importante para a saúde da população. 

Porém, se você quiser se destacar na área, deve ter uma especialidade e se desenvolver nela, de forma que crie sua marca pessoal e referência na especialidade.  

Certamente, você já ouviu falar de pessoas que viajam de outros estados só para se consultar com certo profissional que tem uma especialidade muito requisitada e difícil de ser encontrada, e a partir disso, você conheceu o profissional, somente pela especialidade e nome. 

O segredo é: quanto mais específico você for, mais sucesso você terá. Ou seja, o marketing é seu próprio nome que fará a própria divulgação em todos os lugares. 

A partir disso, você deve implementar uma estratégia de marketing na nutrição com conteúdo direcionado, e comunicar corretamente sua peculiaridade ao seu público alvo.

Caso contrário, você corre o risco de ser apenas mais  um entre muitos, e a escolha do paciente só pode ser reduzida àquele que oferece o menor preço. 

Estratégia de marketing na nutrição multicanal 

Além do blog, é importante diversificar sua estratégia de marketing na nutrição em diversos canais, afim de atingir seus objetivos e alcançar pacientes em potencial onde quer que estejam.

Para isso, construa um site profissional de fácil navegação e intuitivo, uma página no Facebook, uma conta no Instagram, conteúdos interessantes para e-mail marketing, etc. Ou seja, existem diversos meios de divulgação.

O fato é que, a comunicação com seus pacientes por meio de redes sociais é uma habilidade tão importante quanto recebê-lo em seu consultório.

Isto é, manter um relacionamento constante através das várias plataformas, blogs ou e-mails, não só irá ajudá-lo a adquirir novos pacientes, mas também irá ajudá-lo a manter um relacionamento com aqueles que já são seus pacientes, então você também irá estimular o processo de fidelização.

Ou seja, não se concentre em usar apenas um canal (por exemplo, Facebook, Instagram, Google), mas desenvolva uma estratégia de marketing multicanal.

Lembre-se de que seus pacientes utilizam  vários desses canais, então você também deve fazer isso.

Invista em publicidade paga

Diversificar os canais  não é suficiente para fazer seu nome se destacar. Você terá que tornar seu conteúdo conhecido até mesmo para aqueles que não o seguem.

Pensando nisso, também será necessário investir o orçamento em publicidade paga tanto nas redes sociais, ou seja, Facebook Ads, Instagram Ads, como também no Google Ads.

É necessário um investimento mínimo, mas constante, para divulgar todo o seu conteúdo. 

Produza conteúdos relevantes para um bom marketing na nutrição 

Você já sabe que precisa diversificar os canais de comunicação como estratégia de marketing na nutrição, e investir em publicidade paga, mas ficou com dúvidas sobre os conteúdos que irá postar nesses canais? 

Aqui estão algumas idéias de conteúdo sobre nutrição que podem engajar seu blog/perfil nas mídias sociais:

  • Estudos relevantes sobre nutrição;
  • Receitas saudáveis;​​
  • Exercícios para se manter saudável e tonificado;
  • Problemas / doenças decorrentes da má alimentação;
  • Histórias de sucesso de pessoas que conseguiram seguir uma dieta saudável ou perder peso.

O segredo é sempre produzir conteúdos que agregam valor aos possíveis pacientes de forma constante.