Saiba como Funciona a Assessoria de Imprensa na era Digital

O trabalho de um jornalista é bem mais amplo e se estende a várias áreas de atuação.

O jornalismo abrange meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, revistas e até mesmo assessoria de imprensa.

Na assessoria de imprensa, o profissional precisa fazer uma ponte entre a empresa em que trabalha com os meios de comunicação.

Primeiramente precisamos entender a importância da assessoria de imprensa para o desenvolvimento de um negócio.

É comum vermos nos meios de comunicação notícias veiculadas em que uma marca está envolvida em alguma polêmica ou precisa esclarecer algo que envolva o seu nome, marca, produtos, serviço ou dos funcionários.

Mas o trabalho de um assessor de imprensa não se resume apenas em gerenciar crises, entre as ações da assessoria de imprensa está a responsabilidade de criar uma ponte entre os veículos de comunicação com o cliente.

A assessoria de imprensa é mais indicada em termos de recursos financeiros que a publicidade, o  que permite melhores resultados no desenvolvimento de um negócio e credibilidade da marca nos jornais.

Através da divulgação de informações das empresas e profissionais que representa, faz parte do trabalho de um assessor de imprensa ser a ponte do relacionamento com criadores de conteúdo, e auxiliar na produção de conteúdos de qualidade.

A divulgação e a visibilidade se tornam consequências naturais do processo, trazendo resultados positivos para a empresa.

Um bom exemplo disso é a Vidraçaria Imperial que trabalha com Cortinas de Vidro Goiânia contratou uma assessoria de imprensa para te ajudar.

Como trabalha um assessor de imprensa?

Dentro da assessoria, o profissional que na maioria das vezes é formado em jornalismo ou em relações públicas, fica responsável pelo relacionamento entre uma marca e a mídia.

O seu principal objetivo é conseguir o que chamamos de mídia espontânea, que quer dizer,  ele não terá que pagar para fazer publicações do seu cliente.

Por isso o assessor precisa conhecer bem a história do seu cliente, saber seus objetivos a serem alcançados, para que assim ele possa desenvolver estratégias de divulgação.

Além disso, o assessor deve ter facilidade para lidar com os meios de comunicação e entender sobre a concorrência do mercado de atuação do seu cliente.

Algumas funções de um assessor:

• Escolher o melhor meio de comunicação
  • Elaborar estratégias de comunicação
  • Acompanhar em entrevistas
  • Desenvolve métodos para publicações
  • Cria editoriais para a imprensa

Por que é importante ter um bom relacionamento com os veículos de comunicação?

É um trabalho que se baseia na relação entre uma marca e a empresa, uma ferramenta muito importante para o fortalecimento da imagem e do posicionamento junto aos formadores de opinião.

Estratégias de relações públicas têm como objetivo conectar o público através do relacionamento mais próximo, podendo ser para informar ou influenciar pessoas.

Construir e manter bons relacionamentos é essencial para marcas e empresas que pretendem aumentar a sua visibilidade no mercado.

Assim como manter uma boa relação com fornecedores pode facilitar na hora da compra de produtos ou ainda aquela parceria entre os sócios ser essencial em momentos de tomadas de decisão, estar próximo dos gerenciadores dos meios de comunicação é crucial para quem deseja dar visibilidade a imagem da sua marca.

A partir de um bom relacionamento com a imprensa, há várias oportunidades para fortalecer a sua empresa com notícias de interesse pessoal do seu público-alvo nos mais diferentes veículos de comunicação, como jornais, sites, rádio e televisão.

Estar próximo da mídia significa interagir de maneira correta com os veículos para que a sua marca cresça, tenha um maior alcance e seja lembrada pelo seu público como referência na sua área de atuação.

Uma empresa de assessoria de empresa trabalha com a divulgação de produtos conhecidos, como por exemplo os carros movidos a água. Esse mercado ainda é desconhecido, por isso é preciso contratar um assessor para divulgar.

Como trabalha a assessoria de imprensa na era digital?

Quando se fala em assessoria de imprensa já imaginamos os meios de comunicação tradicionais como televisão, rádio, jornais, mas sabemos que nos dias de hoje a audiência tem acesso a informações de diferentes fontes, principalmente as digitais.

O trabalho no ramo jornalístico mudou bastante, assim como em muitas outras áreas também tiveram que se adaptar às mudanças e avanços da tecnologia.

A era digital trouxe grandes mudanças, por isso os veículos que não se adaptam correm o risco de ficar para trás.

Listamos algumas funções que com essas mudanças são importantes para ser um assessor de sucesso:

• Gerenciamento e monitoramento das redes sociais
  • Criação de conteúdo
  • Relacionamento com públicos diferentes
  • Gerenciamento de crises
  • Identificar pautas relevantes
  • Conquistar visibilidade
  • Fortalecer a imagem do cliente
  • Auxilia seu cliente a como dar entrevistas