Entenda o que é e como trabalha a Assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é uma atividade que teve início no século XX, nos Estados Unidos com o objetivo de estabelecer um relacionamento entre as instituições e o público, humanizar as relações e promover a transparência.

Assessoria de imprensa é a ação da comunicação que desenvolve o relacionamento das instituições com a imprensa através da produção de conteúdos que auxiliam o jornalista a cobrir um setor, e isso gera impacto na sociedade.

Você sabe o que é Assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é uma das áreas da comunicação que está por trás de todo o processo de relacionamento com a mídia. 

Ela serve como ponte entre o cliente e os meios de comunicação.

Mesmo com o avanço digital e o declínio da mídia impressa, o trabalho da assessoria de imprensa continua sendo essencial nos dias de hoje, e isso engloba todos os veículos presentes na internet, assim como as redes sociais.

A chamada mídia espontânea é um dos principais objetivos da assessoria, pois é através dela que a empresa ganha destaque e visibilidade nos veículos de comunicação, mas com um grande e importante detalhe,sem a necessidade de fazer qualquer investimento por ela.

Mais do que administrar informações para torná-las relevantes, é importante saber para quem direcionar.

Esses conteúdos produzidos com qualidade, ajudam a empresa a se posicionar no mercado como uma fonte relevante na sua área de atuação.

Alguns tipos de conteúdo que podem interessar à imprensa: 

  • Pesquisas de mercado, 
  • Serviços gratuitos, 
  • Cursos, 
  • Parcerias,
  • Novas tecnologias, 
  • Tendências

Quanto mais impacto o seu assunto tiver, mais probabilidade de virar notícia, e consequentemente gerando engajamento e maior visibilidade.

Esse conteúdo que é oferecido para o jornalista é chamado de pauta.

Um bom exemplo disso que precisou de contratar uma assessoria de imprensa foi a Econsular que trabalha com tradução juramentada goiânia.

O que é preciso para ser um bom assessor de imprensa?

Para se fazer um bom trabalho de assessoria de imprensa, a primeira regra é gostar de ler, pois somente lendo com atenção é possível entender sua linha editorial, suas seções e as pessoas responsáveis por cada uma, muitas ideias de pautas vêm a partir dessa leitura.

Um exemplo disso é, quando sua empresa lança alguma iniciativa de inovação, já pensa que essa informação poderia se encaixar naquela determinada coluna que sempre tem destaques de outras empresas que estão lançando coisas novas. 

Por outro lado, quando um jornalista percebe que você está tentando vender uma pauta e não conhece o veículo, ele passa a ignorar a informação.

Quando você tiver um assunto relevante para divulgar, enviá-lo para todo mundo pode não ser a melhor estratégia, pois nem tudo é para todo mundo! 

Pense qual veículo poderia se interessar por aquele determinado assunto.

Por exemplo, se o assunto é economia, você precisa focar em veículos de negócios, ou se você está lançando um curso gratuito, online, que qualquer pessoa pode fazer, nosso país está necessitando de educação gratuita, desse modo a pauta pode ser muito bem-vinda nos meios de educação e também nos meios que falam sobre cursos.

Se você estiver lançando algo que é direcionado apenas para os seus clientes, então a imprensa não é uma boa alternativa, nesse caso, você deve usar canais de comunicação da empresa com o cliente.

Uma empresa de assessoria de empresa trabalha com a divulgação de produtos conhecidos, como por exemplo os Vantagens dos Carros movidos a água. Esse mercado ainda é desconhecido, por isso é preciso contratar um assessor para divulgar.

Como a Assessoria de Imprensa trabalha?

 

  • Gerenciamento de crises

 

Nos momentos delicados, é o profissional da assessoria que poderá traçar a melhor estratégia de comunicação para que uma falha possa ser revertida, sem gerar danos para a imagem do assessorado.

 

  • Relacionamento com os veículos de comunicação

 

Uma boa assessoria de imprensa facilita o acesso aos profissionais das redações, e são responsáveis por emplacar as pautas de interesse do assessorado.

 

  • Gerar Mídia espontânea

 

 Com o trabalho de divulgação de releases, sugestão de pautas e fontes, a assessoria de imprensa oferece informações relevantes aos jornalistas, promovendo um debate que seja de interesse dos dois lados. É possível garantir espaço em diferentes meios de comunicação, sem que seja necessário nenhum investimento para isso.

 

  • Orientar porta voz ou media training

 

É trabalho da assessoria de imprensa orientar e treinar o responsável que irá representar a empresa. É ele quem alinha a maneira que deverá ser dado à entrevista de acordo com a pauta e com os objetivos desejados.