Atendimento personalizado: conceitos, definições e exemplos

Atendimento

O comércio é um dos setores mais importantes da economia de qualquer país ou cidade, principalmente, porque reúne os mais diversos setores que vão desde venda de confecção, acessórios, entre outros elementos. Para que lojas de presentes personalizados para namorado, joalherias, lojas de roupas consigam vender mais e atrair mais clientes é importante o desenvolvimento de um atendimento personalizado.

Esse atendimento personalizado deve ser feito tanto nas lojas físicas como nas lojas online, que vem crescendo ao longo do tempo e em alguns casos o principal ponto de venda das lojas comerciais.

Neste artigo abordaremos sobre como montar um atendimento personalizado nas lojas físicas e de sites de compras online e atendimento para as joalherias.

Entendendo o atendimento personalizado

Fazer um bom atendimento é fundamental para que o cliente seja conquistado, afinal, quando um bom atendimento é feito a loja consegue atender as necessidades dos clientes.

Antigamente os atendimentos nas lojas estavam focados apenas a vender, porém, com o passar do tempo esses atendimentos passaram por mudanças, e o foco das vendas foi transpassado para o cliente.

Claramente, o foco dos clientes não retirou a importância da venda, ao contrário, mudou a forma como o cliente entende a venda.

Então com o atendimento personalizado o público-alvo conhece e se aperfeiçoa ao produto, por exemplo, o mostruário de joias, estabelece uma relação com os vendedores e depois então faz a venda.

Assim, podemos entender que os atendimentos personalizados consistem em técnicas que fazem com que os clientes se sintam únicos e especiais, agregando valor a ele além do produto como:

  • Confiabilidade;
  • Segurança;
  • Qualidade;
  • Compromisso.

Atender de forma personalizada está atrelado tanto nas lojas físicas como nas virtuais, que com os dados das suas redes sociais e interações nas redes, consegue oferecer produtos e anúncios personalizados.

Nas lojas o atendimento personalizado além da conversa com o atendente para identificação das demandas do seu público, a infraestrutura do ambiente também são levados em consideração, então oferecer uma máquina de café com moeda, tira-gostos faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis e mais agradáveis.

Existem algumas tendências quanto ao atendimento personalizado e que trataremos abaixo.

Tendências do atendimento personalizado

Existem algumas tendências que são importantes para o desenvolvimento de um atendimento personalizado e agradável.

Os pontos que trataremos aqui podem ser aplicados em quase todos os empreendimentos, porém, com foco nas joalherias, que vendem desde colares, pulseiras e anel de compromisso folheado a ouro.

1. Busque informações dos clientes para o atendimento

Tanto em lojas físicas como em lojas virtuais os dados são fundamentais para a elaboração de atendimentos personalizados.

Em algumas lojas é usado um software de CRM que é uma sigla em inglês que pode ser traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Esse software permite desenvolver:

  • Um banco de dados;
  • Entender o histórico de vendas;
  • Identificar os clientes que mais compram;
  • Automatização dos processos.

Com tudo isso em mente é possível criar estratégias para os clientes, como dar brindes como garrafa de vinho para lembrança para que esse cliente se sinta confortável, saudável, entre outros.

2. Invista na comunicação

Com os dados é possível criar um relacionamento ativo com seu cliente, de modo que as joias a serem oferecidas sejam de acordo com o gosto de seu público-alvo.

Por isso, é fundamental usar as redes sociais, os e-mails, telefones, fazer o desenvolvimento de um site responsivo e outros pontos de acordo com os dados do CRM.

3. Realização do pós-venda

Uma etapa fundamental para que o atendimento personalizado seja eficiente é a organização do pós-venda. A opinião do cliente após a compra do produto ou experimentação do serviço é fundamental para a fidelização do cliente.

O pós-venda é feito, geralmente, após uma semana da compra. O contato é feito por redes sociais, telefone e até mesmo em alguns casos com visitas nas casas dos clientes.

Assim, todas as informações que o cliente oferece permite que você identifique os pontos que precisam ser resolvidas, para que seu atendimento fique cada vez mais adequado.

Com tudo isso em mente é possível fazer a venda de suas joias de forma mais adequada e com um atendimento mais personalizado. Assim, vimos que quanto mais personalizado for o atendimento, mais acontece a venda de forma qualitativa.

Por isso, é muito importante o investimento constante nas estratégias de atendimento personalizado.