Entenda mais sobre automação comercial para a sua empresa

A automação comercial vem modificando a rotina e a forma como realizamos negociações, processos, lazer, relacionamentos e profissão. 

Que a nova era é, em grande parte, comandada pelo digital, ninguém duvida. Mas o tema “tecnologia” é muito abrangente, e diversas opções surgem todos os dias e cada segmento as utiliza de uma forma distinta.

Para se ter uma ideia, empresas lidam com diversos processos, documentos e métodos todos os dias, com informações que se relacionam com demandas de diversos setores. Se não acompanhado adequadamente, ou se houver um alto volume de dados, essa ampla gama de atividades pode levar a confusões, desgaste e erros.

É nesse ponto que a automação comercial se torna um aliado fundamental para impulsionar as organizações.

Afinal, seu uso evita erros e retrabalhos. Mais ainda, permite um melhor uso da força de trabalho para atividades mais importantes, de decisão e criativas.

O que é automação comercial?

A automação comercial vem ganhando cada vez mais território, levando os gestores a se questionarem sobre o assunto. Mas, o que vêm a sua mente quando você pensa em automação comercial? Máquinas gigantescas ou robôs?

Bem, isso também é automação. Contudo, programas e dispositivos menores também promovem otimização da rotina. Inclusive, a automação comercial está muito mais inserida na sua vida do que você imagina.

Toda vez que você passa o cartão de crédito, faz checkout, faz uma solicitação ou agendamento em um app ou site, ou é atendido por um chatbot, você está entrando em contato com a automação comercial.

Como pode observar a automação comercial faz parte da rotina do dia a dia e ela tem sido um grande diferencial para o sucesso de negócios de muitas empresas.

Imagine ir a uma loja com seu cartão de débito e ele não ser aceito porque o estabelecimento não aceita nenhuma forma de pagamento, exceto dinheiro.

Seria um desconforto para você, que precisará procurar outro estabelecimento. Bem como também será para a loja, que perdeu um cliente.

Nos apropriamos da tecnologia por um motivo simples e facilmente perceptível: a tecnologia proporciona ao seu usuário sucesso, desde que seja bem utilizada.

Quais são os recursos utilizados na automação comercial?

Para implementar a automação comercial em sua empresa, deve-se primeiro entender qual a necessidade dela.

Isso porque existe uma ampla gama de hardwares (aparelhos) e softwares (sistemas), e cada um tem um objetivo diferente.

Digamos que você possua um escritório de advocacia, nele você irá precisar de hardwares, como notebook/computador, monitor, teclado, mouse, impressora, maquininhas de cartão de crédito.

Eles são a parte física da automação, mas cada um deles precisa da sua parte intangível, ou seja, os softwares que são programas/sistemas que dizem aos aparelhos o que eles devem fazer e quando.

Com a junção dessas duas partes, você poderá fornecer aos seus clientes um atendimento melhor, mais ágil e seguro.

Por sua vez, também irá facilitar a vida da sua equipe e terá mais controle e organização da empresa.

Quais os benefícios que a automação comercial traz para a empresa?

Até aqui já entendemos o que é a automação comercial e quais os recursos utilizados por ela.

Agora precisamos entender mais a fundo os benefícios de se implantar tecnologia em um negócio.

Para isso vamos entender como a automação comercial pode te beneficiar nos seguintes aspectos:

  • Mais controle sobre processos;
  • Economia de tempo;
  • Aumento da motivação e produtividade;
  • Redução de custos;
  •  Aumento da satisfação do cliente;
  • Segurança de dados.

Mais controle sobre processos

Com a automação comercial sua empresa ganha uma visão sistemática atualizada sobre os processos  executados, e isso permite que você tenha mais controle dos processos.

Ter um panorama de seu negócio também facilita a geração de insights e a identificação de possíveis gargalos.

Com essas informações ao alcance de suas mãos, você irá conseguir desenvolver estratégias personalizadas de acordo com área e sua necessidade.

Economia de tempo

Outro ponto interessante e que a automação comercial traz para as empresas é a economia de tempo.

Em geral, muito do tempo que é gasto nas organizações é empregado em tarefas repetitivas que poderiam ser facilmente automatizadas.

Ao empregar a automação na sua empresa, você libera seus funcionários dessas tarefas e foca seus esforços em atividades mais importantes, além de que a automação comercial também reduz o retrabalho.

Aumento da motivação e produtividade

Outro fator a ser considerado é o fator humano. Tarefas repetitivas tendem a desmotivar a equipe, visto que são cansativas e não estimulam o pensamento. Além disso, as pessoas tendem a se desenvolver em desafios e atividades criativas.

Quando o colaborador é colocado em tarefas que utilizam suas capacidades de forma eficaz, ele se sente útil, valorizado e realizado, e isso afeta sua produtividade.

A automação comercial também ajuda a desafogar a sua equipe, já que eles ganharam mais tempo hábil.

Redução de custos

Uma empresa possui muitos custos envolvidos em seus processos e, ao optar por automatizá-los, o gestor adquire quase que instantaneamente uma redução de gastos.

Por exemplo, determinado setor de uma organização sofre com erros constantes, o que aumenta o retrabalho e diminui a produtividade da equipe, consequentemente elevando os custos de produção e diminuindo o lucro. Ao analisar o processo descobriu-se que o gargalo estava relacionado ao atraso na inserção de algumas informações. Descobriu-se também que esse processo poderia ser automatizado.

No caso do exemplo, ao optar pela automatização, não reduz-se os atrasos, já que o sistema realiza essa atividade automaticamente, o que diminui os erros e o retrabalho, aumentando a produtividade e em consequência o lucro.

Aumento da satisfação do cliente

A automação comercial ainda traz outro grande benefício, a satisfação do cliente.

Como a automatização tende a diminuir o tempo gasto em atendimentos, isso aumenta a agilidade. Inclusive, a agilidade no atendimento ao cliente é um diferencial muito importante no mundo business.

Além disso, a automação permite personalizar cada vez mais e melhor seu atendimento.

Ou seja, ajuda a entender mais profundamente as necessidades/expectativas de seu público-alvo e traçar um plano de jornada do cliente mais certeiro.

Segurança de dados

Com o aumento de vazamentos, roubos de dados e a vigência da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), as empresas passaram a ter um cuidado maior com os dados obtidos e armazenados.

Neste quesito a automação comercial também é uma ótima aliada. Possuir um software bem escolhido, com uma boa infraestrutura, fornecendo suporte e profissionais habilitados ou a contratação de uma empresa para esse fim pode ser uma ajuda, evitando dores de cabeça.

Vale a pena salientar que ao garantir ao seu cliente/usuário que aquele local é um lugar seguro, você estará automaticamente aumentando suas chances de efetuar venda de um produto/serviço e o Lifetime Value desse cliente com a sua marca.

Conclusão

Como visto neste artigo, a implementação de um sistema de automação comercial (hardware/software) pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa.

Entretanto, ele também implica certos cuidados e deve ser adaptado de acordo com o setor ao qual seu negócio está inserido e necessidade vigente.

O que não se pode negar é que essa é uma demanda que está crescendo, e a forma como as pessoas vivem e trabalham está mudando e não irá retroceder.

Esse mercado deixou de ser local. Assim, seus clientes, fornecedores, colaboradores e concorrentes estão a nível global.

Texto produzido em parceria por blog Smart Consulting, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre o setor de tecnologia.