O que faz um auxiliar de almoxarifado?

Você sabe o que faz um Auxiliar de Almoxarifado? Se não, vale a pena aprender. Afinal de contas, essa é uma profissão com um bom número de vagas e sem uma exigência muito grande de conhecimentos acadêmicos, o que significa que essa pode ser uma opção interessante para você superar o desemprego ou de conseguir a sua primeira vaga no mercado de trabalho.

O nível de desemprego hoje em dia é recorde. Pela primeira vez, vivemos um período em que há menos pessoas com profissão registrada em carteira do que trabalhando de forma informal, autônoma e vivendo de bicos. Por isso, aproveitar uma oportunidade dessas e se especializar na área pode ser justamente a chave para sair da informalidade e conseguir um posicionamento CLT no mercado.

E aí, quer aprender o que é e o que faz um Auxiliar de Almoxarifado? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

O que é Auxiliar de Almoxarifado?

O auxiliar de almoxarifado é o profissional que trabalha em um escritório, armazém ou algum outro tipo de local que tenha um espaço para o armazenamento de produtos ou itens em estoque. Sua função é enviar e receber materiais, além de separar e organizar as mercadorias da empresa.

Além disso, ele colabora com a embalagem de produtos, faz a conferência de materiais e produtos recebidos, insere dados em planilhas e sistemas de controle, verifica os estoques e aponta itens em falta ou em excesso.

No geral, sua função é colaborar com o bom andamento dos trabalhos na empresa e ajudar na gestão do estoque e armazenamento interno do negócio. Portanto, não é uma função “glamourosa” e com um grande salário, mas é um profissional que faz falta em grandes empresas, especialmente quando o trabalho é mal realizado.

O salário médio de um auxiliar de almoxarifado no Brasil, de acordo com a Catho, é de cerca de R$1.400,00, um valor acima do salário mínimo nacional, embora não fique tão acima assim.

O que faz um Auxiliar de Almoxarifado?

Como mencionado, o auxiliar de almoxarifado é o profissional que cuida dos trabalhos de manutenção, organização e distribuição de materiais e insumos do almoxarifado para dar prosseguimento ao trabalho interno da empresa.

De certa forma, ele é uma espécie de “responsável do estoque”, que também acaba tendo diversas funções diferentes dependendo do contexto de cada empresa. Isso mesmo: pode ser que um auxiliar de almoxarifado costume fazer mais X ou Y em um negócio, mas Z ou W em outro. 

Por exemplo, imagine um escritório de grande porte, talvez um escritório de contabilidade com 10, 15 salas diferentes. O auxiliar de almoxarifado deste espaço provavelmente tem como responsabilidade no dia a dia o recebimento e controle de insumos de material de escritório, distribuição de itens para os colegas, elaboração de requerimentos ou relatórios de estoque e comunicação constante com o setor de Compras para informar o que precisa ser adquirido. Isso porque um escritório de contabilidade não vende produtos e só precisa de insumos básicos de escritório: papel, caneta, tinta de impressora, essas coisas.

Já o auxiliar de almoxarifado em uma fábrica, por exemplo, terá um dia a dia muito diferente. Ele também terá de controlar o recebimento de matéria-prima e seu envio para a produção, mas precisará distribuir os EPIs aos colaboradores, ajudar na embalagem dos produtos, controlar tudo que foi produzido e estocado para venda posterior, separar e despachar produtos para clientes e por aí vai. 

No geral, você pode supor que o dia a dia de um auxiliar de almoxarifado consiste em controlar o estoque (tanto de matérias-primas e insumos, quanto de produtos finalizados) e garantir que tudo estocado irá para o seu destino correto, seja um insumo interno, um material da produção ou o produto para um cliente.

Como e onde trabalhar nessa profissão?

Você pode ser um auxiliar de almoxarifado sem ter uma formação específica sobre o assunto? Mais ou menos. Em muitos casos, especialmente em empresas menores, de varejo, é comum que os auxiliares de almoxarifado sejam contratados sem formação.

No entanto, isso já não é a regra em hospitais, laboratórios e grandes indústrias. Afinal, o risco e as demandas do trabalho são diferentes. Nesse caso, profissionais que fizeram curso de almoxarifado são os que conseguem as vagas — e, em alguns casos, são exigidos até mesmo cursos e diplomas em áreas específicas.

Agora que você já entendeu o que faz um Auxiliar de Almoxarifado, pode decidir se essa é uma opção de carreira válida para você ou não. Dependendo do que você decidir, poderá buscar uma colocação nessa área ou até mesmo fazer um curso inicialmente para poder se qualificar e ter mais chances em um futuro processo seletivo. Depende muito de cada contexto.

E aí, gostou de aprender sobre essa profissão? Então comente abaixo o que achou dela e envie este artigo para alguém que possa se interessar por essas informações!