Banco digital ou tradicional: conheça as principais diferenças

Uma imagem que remete a ideia de bancos e banco digitais no Brasil em oposição aos brancos tradicionais. O banco digital é hoje popular em relação ao banco tradicional, mas ambas são instituições financeiras que prestam serviços fundamentais aos clientes.

Se você é cliente de banco, em algum momento já deve ter se questionado quais são as diferenças entre os bancos tradicionais e os bancos digitais e quais são os bancos mais vantajosos para o cliente. 

Com certeza esses são questionamentos que todos deveriam fazer. Indo direto ao ponto, a principal diferença entre os bancos tradicionais e os bancos digitais está nos serviços online e presenciais. 

Os tradicionais costumam ter mais burocracias e ao menor sinal de problema o cliente precisa ir à agência resolver, o que não acontece nos digitais.

Nos bancos digitais os diversos tipos de atendimento para resolver variados problemas acontecem 100% por telefone ou pela internet, o que pode facilitar muito a vida do cliente que tem uma rotina corrida.

Levando em consideração que tempo é sinônimo de dinheiro, os bancos digitais têm se apresentado como grande potencial no dicionário financeiro.

Vale ressaltar que os cartões tanto de débito quanto de crédito dos dois tipos de contas possuem diferenças importantes, isso porque enquanto os cartões de tradicionais possuem taxas e anuidades os cartões dos digitais estão livres dessa tarifa e de outras.  

Bancos tradicionais no Brasil

São conhecidos e reconhecidos por:

  • Terem milhares de agências espalhadas por todo país;
  • Terem cobranças de taxas na maioria dos seus serviços;
  • Terem uma taxa de manutenção da conta;
  • Exigirem que o cliente vá até a sua agência resolver a maioria dos problemas.

Quem escolhe manter suas contas bancárias em instituições financeiras tradicionais inevitavelmente está escolhendo se relacionar de forma mais burocrática com sua conta bancária e com seus cartões de débito ou crédito.  

Aqui vai uma lista de alguns bancos tradicionais do Brasil, que continuam possuindo muitos clientes e sempre fazem parcerias com empresas privadas para ter os colaboradores da empresa como clientes potenciais. 

Banco do Brasil

É considerado como o maior banco tradicional na américa latina, foi a primeira instituição financeira fundada no Brasil e já tem uma história de mais de duzentos anos de sua existência. 

Banco Santander

É considerado o terceiro maior banco do Brasil, fundado a mais de cento e cinquenta anos na Espanha, chegou no Brasil em 1982, mas só entrou para lista dos maiores bancos no ano 2000. 

Banco itaú

É considerado o maior banco privado do Brasil, possui uma história de mais de nove décadas de empreendedorismo e é um dos pioneiros em empreender serviços onlines que se comparam aos bancos digitais.

Bancos digitais no Brasil

Bancos digitais são instituições bancárias regularizadas pelo Banco Central e protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Desta forma, os depósitos feitos em contas digitais têm a mesma proteção de um banco convencional.

Além disso, os bancos digitais vem ganhando a confiança dos brasileiros, possuindo serviços online que prometem e cumprem facilitar a vida dos seus clientes, bem como ajudar em diversas ações. Aqui vai uma lista dos melhores e mais utilizados bancos digitais no Brasil:

Banco Inter

É o banco digital que atua a mais tempo no Brasil, tem sua sede em Belo Horizonte, oferece conta corrente sem taxa de manutenção, além de cartão de crédito sem anuidade. 

Banco Next

É um banco digital criado em 2017 pelo Bradesco que é uma instituição financeira tradicional no Brasil, que propõe seus serviços com flexibilidades.  

Iti

Iti é o banco digital do itaú, que assim como outras instituições financeiras tradicionais têm percebido a potencialidade e o futuro promissor das instituições financeiras digitais. 

Como saber se um banco digital é seguro

Para saber se um banco digital é seguro busque saber se este banco é regulamentado pelo Banco Central, pois isso garante segurança e serve para evitar qualquer tipo de problema com serviços onlines. 

Os bancos digitais possuem criptografias de ponta a ponta o que garante proteção às informações dos seus clientes, Além disso, os bancos digitais investem cada vez mais em tecnologia para evitar qualquer tipo de vazamento.

Vale a pena migrar para banco digital?

Tendo conferido se o banco digital que você quer migrar é regulamentado pelo banco central e possui criptografia de ponta a ponta é inegável afirmar que sim, vale muito a pena migrar para um banco digital para ficar livre de instituições financeiras burocráticas.

Conclusão

É possível concluir que existem muitas e grandes diferenças entre os bancos tradicionais e os bancos digitais presentes no Brasil, e os clientes precisam estar atentos para escolher a melhor instituição financeira para depositar seu dinheiro. 

As próprias instituições financeiras tradicionais têm constatado que os bancos digitais têm um futuro promissor por sempre facilitar a vida dos seus clientes e tem investido na criação dos seus próprios bancos digitais. 

Se você ainda não possui uma conta em bancos digitais, é hora de conhecer melhor essas instituições e aproveitar suas vantagens.