ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE EXPECTATIVA PARA DATAS COMEMORATIVAS DE FIM DE ANO.

No calendário anual, poucas coisas são mais aguardadas quanto as festas de fim de ano, tanto para o público geral, quanto para empreendedores, empresários e comerciantes que buscam ter um upgrade no faturamento do seu negócio durante o período.

Mas como aproveitar ao máximo a temporada de datas comemorativas de fim de ano? Essa é a pergunta mais comum nos diversos negócios que atuam no comércio e dependem da preferência dos consumidores para manter a rentabilidade em alta.

A resposta para essa pergunta é expectativa.

A Expectativa aplicada ao marketing ajuda no engajamento do público para ampliar o envolvimento dele em torno do período. Mas para que o marketing de expectativa funcione, é necessário entende-lo e também saber como usar no ponto certo.

Isto é, a criação de expectativa além do que o produto pode entregar, é prejudicial ao negócio, principalmente no pós-venda, tão como não conseguir subir o nível de expectativa será decepcionante para o comerciante.

É por isso que decidimos listar 5 estratégias de marketing de expectativa para datas comemorativas de fim de ano.

COMPREENDA O QUE ESTÁ OFERECENDO.

Compreender o seu negócio e o produto que está oferecendo é a base para uma boa estratégia de marketing de expectativa. Isso porque ao entender isso, você terá uma visão clara de para quem fazer e como fazer para aí sim, você delimitar sua campanha.

Deve-se ter uma metodologia coesa com o objetivo de entender os interessados no que o seu negócio está oferecendo. Para isso, é imprescindível um estudo público para que a partir dele seja feita a criação de personas. Com isso esclarecido e você entendendo perfeitamente o que está oferecendo e quem tem interesse na sua oferta, e aí sim pode dar o próximo passo.

COMECE CEDO COM O CADASTRAMENTO DE LEADS

Se engana quem pensa que uma campanha que tem seu foco no fim do ano, só começa a partir da chegada do período. É necessário que o planejamento e as ações comecem meses antes.

Todo negócio feito ao longo do ano deve ter um cadastramento do cliente comprador. Essa é uma medida já conhecida principalmente em lojas de vestuário e varejo, mas e se dissermos que essa lista é o primeiro passo para uma boa estratégia para o marketing de expectativa?

Isso porque a partir do momento que alguém compra diretamente na sua loja ou consome seu produto/serviço, uma vez que seja, ele deu demonstração clara que tem interesse no que foi ofertado e passa a ser um consumidor recorrente em potencial.

Logo, ter esses leads devidamente cadastrados, respeitando assiduamente as normas da LGPD vigentes no País, é o primeiro movimento que deve ser considerado na sua campanha.

ANTECIPE A DIVULGAÇÃO

O momento de divulgação é o ponto alto no marketing de expectativa, mas existes tantas possibilidades que você corre o risco de acabar se perdendo no caminho. Por isso, tenha sempre como referência o seu estudo de público para cada peça de marketing que for elaborada e divulgada. Tendo isso bem definido, é hora de antecipar a divulgação!

Para isso, nós criamos algumas sugestões que podem te ajudar neste momento.

  1. Comece com os teasers.

Um teaser é uma prévia em vídeo ou imagem, usada para chamar a atenção do seu público de maneira enigmática. Isto é, a peça publicitária não pode entregar o seu produto ou serviço ofertado, apenas elucidar por meio de uma referência ou chamada, o que está por vir.

Você pode fazer de um a três teasers, usando formatos diferentes em canais diferentes, hora no storie do Instagram, hora no feed, sendo alternados em vídeos e imagens. O objetivo aqui é chamar a atenção e aguçar a curiosidade do seu público, sem ainda revelar do que se trata.

Uma boa estratégia é revelar aos poucos o seu produto/serviço, em uma ação com 3 teasers, onde cada um revela um pouco o assunto, “sendo individualmente uma peça que juntando, monta parte do quebra cabeça”. O teaser é essencial para uma campanha de marketing de expectativas para as datas comemorativas de fim de ano.

  1. Hora da divulgação.

Mais do que os famosos clichês “Vem aí” e “Você não pode perder”, a divulgação precisa ser montada em especial para as personas criadas lá no primeiro passo. Entendendo e respeitando as características delas, você pode criar ações publicitárias que toquem em suas dores e ofereçam soluções que as interessam, algo que fuja do genérico.

Criando uma peça de marketing que atinja sua persona, você aumenta consideravelmente as suas chances de atingi-la. Isso é primordial em uma campanha de marketing de expectativas, afinal, por que alguém criaria expectativas em algo que não é do seu interesse? É primordial que a divulgação atinja essas dores e converse diretamente e individualmente, criando uma conexão mais profunda com o público.

Tendo isso como pilar, aproveite todas as oportunidades nas redes sociais que podem ajudar no marketing orgânico, isto é, tenha uma metodologia que garanta a sustentação do engajamento para a sua campanha e fique de olho no que pode agregar, como exemplo contagem regressiva e ações, tanto de Inbound, quanto o Outbound marketing.

Algumas empresas tem sua metodologia exclusiva, que unem qualidades do Inbound e Outbound Marketing, Growth Hacking e metrificação para atrair leads qualificados, aumentando as oportunidades de negócios. Então se você for cliente nosso, tem a certeza da inserção desse método na sua campanha de marketing de expectativa para as datas comemorativas de fim de ano, sem se preocupar.

Outra ótima pedida é investir também em campanha paga para as mídias sociais. Seja no Faceads para Instagram ou Facebook, seja no Tik Tok ads (vai depender da sua persona), investir nas campanhas pagas é sempre uma boa alternativa. Isso porque feito da maneira correta, ela leva a sua peça para o público que você definiu, tendo a garantia que existe o interesse da oferta pela demanda. Sendo assim o meio mais fácil de fazer sua campanha de marketing de expectativa chegar no seu lead.

  1. Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia que tem que ser levada em consideração na hora do marketing de expectativa. Isso porque a ferramenta dialoga diretamente com o público definido no passo 1(definição de público) com a ajuda da captura feita passo 2 (cadastramento de leads), e faz isso com credibilidade, custo baixo e de fácil mensuração.

Enviar a oferta certa no momento exato é primordial para ter um retorno satisfatório do seu investimento. Por isso, o e-mail marketing é aposta certa em campanha de marketing de expectativas para as datas comemorativas de fim de ano.

  1. Tenha uma página de recepção

Sem uma página de recepção pronta para receber seu lead e uma equipe de venda pronta para fechar o negócio, você provavelmente vai investir recurso sem obter captação e jogar dinheiro fora. Por isso, páginas de recepção no estilo Landing Page é primordial na sua campanha.

A landing page deve destacar os benefícios que estão sendo oferecido e deixar claro o que ele deve fazer para aproveitar estes benefícios. Este é um fator chave para otimizar a taxa de conversão de sua landing page. Para isso, serão usadas imagens para ilustrar aos seus clientes a oferta e call to action ao longo da página que levaram o lead até um atendente que deve estar preparado nesta recepção.

CRIE LISTAS VIPS DE ESPERA NO WHATSAPP E TELEGRAM

O aumento das vendas pelo Whatsapp e Telegram. é algo que a gente tem falado muito por aqui, e uma boa estratégia de marketing de expectativa é agregar essas ferramentas junto de gatilhos mentais como o de exclusividade à usa campanha.

A lista vip de espera no whatsaap e telegram devem ter seus objetivos de comunicação claros, informando os benefícios de estar na Lista VIP e a certeza que seus contatos realmente desejam receber seus conteúdos e estar nessa lista.

Um exemplo recente foi a ação de Black Friday da Nike que ofertou com antecipação, 25% de desconto em produtos selecionados para sua “lista vip” e 15 dias depois, soltou o desconto para o público geral. Essa lista cria a sensação de exclusividade porque por mais que o público geral também receberia o desconto, ele veio já quando alguns produtos estavam esgotados, pois haviam sidos consumidos por membros da lista.

Além disso, a lista cria laços e vínculos com os seus VIPs. Procure sempre falar das novidades, ofertas, descontos e promoções que acontecerão nos eventos de fim de ano em primeira mão.

INVISTA EM MARKETING DE INFLUÊNCIA

Nós já batemos um papo na conversa digital sobre como o marketing de influência pode te ajudar a lucrar e aqui, não é diferente. Por mais que não seja uma estratégia gratuita de promover seu serviço ou produto, pode ser uma ótima alternativa parar criar uma conexão entre os influenciadores e o seu público, visando criar ainda mais expectativa.

O Brasileiro passa cerca de 9 horas conectados à internet, e neste mundo digital, os influenciadores são os “donos do império”. 71% das pessoas conectadas afirmam seguir algum tipo de influenciador e 62% afirmam possuir um influenciador favorito. Esses influencers constroem uma relação de afinidade com seus seguidores e não à toa, 45% das pessoas afirmaram já ter comprado algum produto por indicação de suas personalidades favoritas.

Fica evidente como investir em marketing de influência pode ser um agregador extremamente relevante para uma campanha de marketing de expectativas para os eventos de fim de ano.

Seguindo todo esse processo, as chances de sua campanha de marketing de expectativas para as datas comemorativas de fim de ano alcançarem o sucesso são maiores do que antes de você ter lido esse texto.

A maior vantagem nesta estratégia é manter o engajamento em alta para garantir que o seu consumidor prefira o produto, serviço ou evento que você prometeu oferecer, ao de seu concorrente que já está no mercado. É uma maneira que, sendo feita corretamente, dá o upgrade que você espera nesta época do ano.

Feito por: DMX Web – Jonas Ramos – Diretor de Artes

Revisado por: DMX Web – Matheus Freitas – Diretor de Atendimento