Conheça as vantagens de investir no blog corporativo

O blog corporativo sempre foi um excelente meio de comunicação e informação entre empresas e clientes, e com o avanço da transformação digital, tem se tornado uma excelente ferramenta de marketing de conteúdo.

Porém, apesar do crescente uso em negócios que buscam conhecer melhor seus clientes e fidelizá-los, muitas empresas ainda não sabem usufruir das inúmeras possibilidades de um blog corporativo. 

Trabalhar com um blog corporativo pode resultar no destaque do seu negócio no mercado, além de gerar interações efetivas com potenciais clientes. Continue a leitura e aprenda a aumentar o engajamento da sua empresa e a gerar novos resultados!

Por que o blog corporativo é importante?

Quando uma empresa disponibiliza informações e conteúdos relevantes aos seus leads, a chance de cativá-los aumenta, assim como a possibilidade de revertê-los em clientes.

Ou seja, se a sua empresa já possui um canal de conteúdo, também sai na frente da concorrência na corrida em busca do topo no mercado, já que trabalha a construção de um vínculo mais estreito com seus clientes.

Se você ainda não conta com essa ferramenta, não se preocupe, te ajudaremos a entender como o blog corporativo funciona e, com o tempo, a sua empresa poderá se tornar referência em seu nicho de atuação. Confira os principais benefícios do blog corporativo para o seu negócio:

Geração de oportunidades

Dentre as diversas vantagens do blog corporativo, uma das principais é o entendimento de quem são os seus consumidores e, principalmente, compreender suas necessidades.

Quando essa análise é feita e colocada em prática, o resultado é ter a sua marca em destaque no mercado. Ou seja, além de entender possíveis falhas, enxergar pontos de melhoria e encontrar oportunidades de aprimoramento e evolução, o seu negócio será lembrado antes das marcas concorrentes.

Referência no mercado

Assim como citamos anteriormente, produzir conteúdo para um blog corporativo, assim como manter-se ativo nas redes sociais, pode tornar a sua marca uma referência no mercado. Para isso, é importante tomar cuidado com algumas questões que fazem toda a diferença no planejamento, como por exemplo:

  • Manter a periodicidade das publicações
  • Conhecer o seu público 
  • Avaliar as necessidades 

Porém, muitos gestores questionam a importância da produção de conteúdo se o intuito do negócio é vender mais. Se você também tem essa dúvida, saiba que o marketing de conteúdo tem um poder incrível como ferramenta de vendas.

O conteúdo do blog corporativo serve para engajar pessoas, instigar o leitor e apresentar o valor da sua marca para gerar uma futura compra. Ou seja, quando você fala sobre assuntos que fazem referência ao seu nicho de atuação, seu cliente saberá que quando precisar de um serviço ou produto, poderá contar com a sua marca.

Portanto, considere o quão relevante pode ser um blog corporativo para ajudar um potencial cliente a fechar um negócio. Tudo fica mais fácil quando uma empresa é conhecida por determinado assunto. Um grande exemplo é fazer reviews para despertar o interesse dos consumidores e mostrar o seu conhecimento no segmento da área.

Posicionamento no Google

Sabe aquele ditado que toda empresa já ouviu falar: “Quem não é visto no Google não é lembrado”? Considere-o como um mantra se você busca investir no marketing digital e conquistar resultados expressivos em seu negócio.

O blog corporativo pode ajudar a sua empresa a aparecer nas primeiras colocações do Google. A Internet por si só já é uma ferramenta que leva ao usuário possibilidades infinitas em poucos cliques, mas é importante considerar alguns pontos cruciais para que o seu blog esteja bem posicionado nos sites de busca. Por isso, definir as estratégias de SEO é fundamental para alcançar este objetivo.

Dicas para fazer sucesso com um blog corporativo

Para ter sucesso com um blog corporativo você precisará:

Conhecer o público-alvo

Antes de tudo, pesquise quais tipos de conteúdo o seu público consome e, além disso, quais as dúvidas ou problemas ele possui. Para isso, você pode utilizar o Google Keyword Planner e o Ubersuggest para fazer uma busca por termos bastante procurados em seu nicho e utilizá-los como palavras-chave no seu blog corporativo.

Fazer reviews de seus produtos 

Como você já aprendeu, os reviews podem ser muito interessantes tanto para apresentar seus produtos, quanto para fechar novas parcerias através de outras marcas. 

Porém, para garantir a credibilidade do seu negócio é fundamental que você mantenha a imparcialidade, honestidade e transparência.

Quando for abordar um produto seu, faça uma comparação com outro que não faz parte do seu catálogo de vendas, por exemplo. Assim você poderá focar nos pontos positivos que seu produto tem, deixando seu review mais verídico e informativo para seu cliente.

Contar com uma equipe especializada

Ter bons copywriters, redatores e criadores de conteúdo trabalhando com você faz toda a diferença para promover o seu produto ou serviço corretamente. Mesmo se você não tiver um time completo para realizar essa tarefa, faça buscas em redes de freelancer, peça por um artigo específico e contrate os profissionais que melhor se saírem na fase de abordagem. 

Fazer publicações regularmente

De nada adianta colocar em prática os itens acima se a sua empresa não manter a frequência de publicações em seu blog corporativo. Para que seu público continue engajado é preciso desenvolver novos conteúdos regularmente.

Fique atento à qualidade do conteúdo oferecido aos visitantes do blog, esteja sempre atento às novidades do mercado, assim como necessidades e novas abordagens para que o interesse se mantenha. 

Conquiste o sucesso do seu negócio ampliando as possibilidades

As dicas de hoje ajudarão você a monetizar seu blog corporativo e a gerar muito tráfego. Aplicando-as de maneira objetiva, você poderá garantir o crescimento do seu site como um todo. 

Além disso, não deixe de se manter atento às novas ferramentas tecnológicas do mercado para conquistar resultados positivos na performance de sua empresa no digital.

Gostou do conteúdo? Esperamos que você tenha compreendido melhor os benefícios de investir em um blog corporativo e suas possibilidades. Até a próxima!