Como funciona o Marketing Jurídico e como ele atrai mais clientes para o seu escritório

O ramo do Direito e, em especial o da advocacia, é um ramo extremamente concorrido. De acordo com o Censo da Educação Superior 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o curso de Direito é hoje o maior no Brasil, e nele mais de 830 mil alunos se dedicam aos estudos para entrar no mercado de trabalho onde mais de 1.3 milhão de advogados estão atuando atualmente, de acordo com dados da OAB.

Os números podem até assustar, mas existe sim espaço na advocacia, seja para novos profissionais recém-graduados, seja para profissionais com experiência no ramo. 

O meio digital possibilita novas oportunidades todos os dias e, assim como em qualquer área hoje, os profissionais do Direito que melhor utilizam a tecnologia a seu favor saem ganhando.

Muitos advogados, porém, se sentem um pouco intimidados com o termo Marketing Jurídico, seja pelas restrições que existiram por muito tempo em relação à publicidade no Direito, seja apenas por não compreenderem como é possível colocar em prática as ideias do Marketing Digital no dia a dia de suas profissões. 

Mas neste artigo vamos esclarecer todas essas dúvidas e te ajudar a conseguir mais clientes através do Marketing Jurídico.

1. O que é Marketing Jurídico?

Primeiramente, precisamos entender o que é o Marketing Jurídico, antes de entendermos como pôr em prática, não é mesmo?

O Marketing Jurídico se refere às ações que podem ser tomadas por um advogado ou escritório de advocacia para se aproximar e se conectar com seus clientes e potenciais clientes.

Um escritório de advocacia, assim como qualquer outra empresa prestadora de serviços, tem como objetivo vender os seus serviços para clientes que pagarão pela resolução de seus problemas e, assim como qualquer empresa, precisa investir em ações de marketing para que os seus clientes saibam que podem procurar pelos seus serviços sempre que precisarem.

Mesmo empresas já bem consolidadas e aceitas pelo público, como a Coca-Cola, por exemplo, investem e muito em ações de marketing justamente porque se elas não se conectarem com o seu público, ainda que tenham um excelente produto ou serviço para oferecer, com o tempo eles irão optar por procurar por outra empresa que está mais presente em suas vidas. 

Portanto, investir em Marketing Jurídico para se conectar com seu público, se fazer presente na vida deles e sempre lembrá-los de que o seu escritório pode solucionar o problema deles é essencial nos dias de hoje.

2. Marketing Jurídico Digital

Apesar de o Marketing Jurídico poder ser praticado tanto on-line quanto off-line, a maioria das pessoas hoje estão conectadas à internet e é lá que irão procurar por um escritório de advocacia, caso assim desejem ou precisem.

Dessa forma, a melhor estratégia para conseguir se conectar com essas pessoas é investir no Marketing Jurídico Digital, que nada mais é do que voltar essas ações que são realizadas pelo seu escritório para o meio digital.

São diversas as ações que podem ser implementadas, como fazer publicações sobre assuntos relevantes à sua área de atuação em blogs e sites ou investir em estratégias de comunicação direta com o seu público em redes sociais, como o Instagram e o Facebook.

Se você deseja conhecer mais ações que podem fazer o seu escritório se destacar no meio digital, temos um conteúdo completo aqui.

3. O que pode no Marketing Jurídico?

Lembra que comentamos anteriormente que muitos advogados se sentiam intimidados em investir em Marketing Jurídico por conta das restrições que existiam quanto à isso? 

Pois bem, a OAB, durante muito tempo, vetou qualquer ação publicitária que fosse feita pelos profissionais da advocacia com  o intuito de conquistar novos clientes.

Com essas limitações do Código de Ética da OAB, os advogados ficam proibidos de realizar ações publicitárias em TV, rádio, outdoor, painel luminoso e qualquer outra forma de propaganda que conheçamos. Até mesmo a participação do advogado em programas de TV e rádio com o intuito de atrair clientes é contrária ao Código de Ética.

Porém, a OAB autoriza os advogados a participar de diversos meios de comunicação caso não seja para fazer uma propaganda ou atrair clientes para o seu negócio, mas, sim, responder dúvidas que dizem respeito ao meio jurídico, com objetivos apenas consultivos, educacionais e informativos.

Apesar dessas regras mais duras, a OAB aprovou, no dia 17 de Junho de 2021, através do provimento 205/2021, o uso do marketing por advogados e escritórios de advocacia com o intuito de estabelecer o que pode ser feito no meio digital. 

Dessa forma, passou a ser permitido o Marketing Jurídico contanto que seja exercido “de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina”.

Essas novas regras, apesar de possibilitarem que os advogados realizem ações de marketing na internet, não anulam o que era previsto antes. A propaganda ainda não deve ser realizada de forma a induzir os clientes a contratarem os serviços do escritório. 

A publicidade na advocacia precisa ser sempre consultiva ou informativa e as informações devem ser sempre objetivas e verdadeiras.

Caso queira se aprofundar mais no tema, neste artigo você pode entender melhor como adotar ações de Marketing Jurídico que estejam de acordo com o Código de Ética da OAB.

4. Como captar clientes na advocacia?

Captar clientes é, com certeza, uma das maiores preocupações dos advogados, afinal de contas, qualquer escritório precisa de clientes para continuar existindo, não é mesmo?

Com a pandemia essa tarefa parece ter se tornado ainda mais difícil para aqueles advogados que, entre um evento jurídico e outro, conseguiam um novo negócio. 

Porém, assim como profissionais de tantas outras áreas encontraram novas oportunidades de negócio nesse período através da internet, os profissionais da advocacia também puderam perceber o tanto de possibilidades que têm ao seu dispôr no meio digital.

Para captar clientes sem infringir as normas da OAB, é necessário que o advogado (ou escritório) tenha um site e uma página nas redes sociais, como Facebook ou Instagram, e as mantenha sempre atualizadas, criando interação com os seguidores e visitantes e, é claro, sempre mantendo um ritmo de publicações constantes.

Apesar de parecer muito simples, é fundamental tomar cuidado para que essas publicações realmente tenham qualidade e demonstrem que o profissional realmente domina o assunto abordado e pode trazer a solução que está sendo buscada pelo usuário desses meios.

Nesse processo de criar conteúdos de qualidade e se relacionar com seu público, também é importante entender qual problema o seu potencial cliente busca resolver. Para isso, ferramentas como Ubersuggest podem ser muito úteis já que mostra com precisão os termos mais buscados no Google, bem como quais conteúdos seus concorrentes já disponibilizaram.

Se você deseja entender melhor como analisar esses dados para produzir mais conteúdos de qualidade que irão atrair mais clientes para o seu escritório, não deixe de conferir um conteúdo completo sobre isso.

Agora que você já entendeu como funciona o Marketing Jurídico é só colocar em prática. Vamos?

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário, será um prazer conversar com você.

Este conteúdo foi produzido em parceria com a 3MIND, a maior agência de Marketing Jurídico do Brasil, que conta com uma equipe composta por experts em Marketing Digital nas mais inúmeras formações, de Advogados à Publicitários.