Se você ainda não inseriu o Business Intelligence em seu negócio, possivelmente está muitos passos atrás de outras empresas no mercado.
Afinal, já se foi a época em que as decisões corporativas eram baseadas em experiências, achismos e intuições.
Hoje, a era dos dados chegou para mudar essa realidade, levando para outro patamar as empresas que já sabem como mensurar e analisar informações para fazer escolhas mais inteligentes.
Prova disso é o resultado da pesquisa Tech Impact’19, feita pela IQBlade, que constatou que as empresas que usam BI vendem até 24% mais do que as que não investem em Business Intelligence.
Diante desse cenário, é indispensável não apenas saber o que é BI, mas como utilizá-lo estrategicamente para fazer o seu negócio crescer. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue sua leitura!
O que é Business Intelligence?
Antes de falarmos sobre como usar, vamos entender o que é, de fato, o Business Intelligence.
O BI é uma metodologia que utiliza a tecnologia com objetivo de coletar dados corporativos, que em um primeiro momento parecem aleatórios, e transformá-los em informações poderosas para a organização.
Assim, as informações que são analisadas passam a fundamentar decisões mais inteligentes, não mais sendo necessário apostar em suposições ou feeling para gerir seu negócio.
Dessa forma, podemos dizer que o uso do BI permite que uma empresa tenha maior embasamento tanto para gerir processos e equipes, quanto para as tomadas de decisões do negócio.
Porém, é importante lembrar que a inteligência de negócio não oferece uma previsão 100% certa, dizendo o que deve ser feito e o que acontecerá a seguir.
Na realidade, o uso do Business Intelligence tem o principal objetivo de transformar o emaranhado de dados em informações claras e valiosas.
Permitindo, assim, que a gestão da empresa possa identificar insights e tendências com base em informações concretas, sem ter que empregar o esforço da coleta, junção e análise dos dados.
5 passos para fazer um uso estratégico do Business Intelligence
Agora que você relembrou o que é Business Intelligence, certamente ficou clara a importância de utilizar esse tipo de ferramenta no seu negócio, não é?
Mas como usar o BI a favor da sua empresa, de forma estratégica, visando gerar as informações necessárias para sua tomada de decisão? É o que veremos a seguir!
1. Escolha a plataforma de Business Intelligence ideal
Como falar em uso estratégico de BI sem citar um passo básico, mas primordial, para o sucesso da implementação?
Não há como fazer um uso inteligente de uma plataforma se você optar por uma solução que não atende as necessidades do seu negócio.
Por isso, a primeira etapa é justamente a seleção da plataforma, que deve ser feita de forma cautelosa. Afinal, estamos falando de uma tecnologia que terá acesso a todos os dados mais importantes da sua empresa.
Um dos piores erros no uso de uma tecnologia de Business Intelligence é acabar apostando em uma solução que oferece uma análise imprecisa dos dados, o que pode gerar insights falhos.
2. Prepare a equipe para usar o BI
Por mais tecnológica que uma ferramenta seja, ela precisará da ação humana, nem que seja na implementação. Com o Business Intelligence não é diferente: é preciso que os colaboradores da empresa saibam como utilizar o BI escolhido.
Isso é necessário por alguns motivos, como garantir uma maior precisão das informações coletadas, já que o sistema fica diretamente nas mãos dos colaboradores, por exemplo.
Além de facilitar o acesso às informações no momento da decisão, sem depender que o setor de tecnologia esteja disponível a qualquer momento para gerar relatórios.
Com as plataformas atuais, que apesar de robustas e muito completas, possuem uma interface intuitiva e fácil de manejar, preparar os colaboradores para usar o BI pode ser simples e muito vantajoso.
3. Entenda quais os KPIs principais para sua empresa
Com a plataforma de Business Intelligence escolhida e todo o time empenhado em utilizá-la da melhor forma, chegamos ao ponto mais estratégico do nosso conteúdo: a escolha dos KPIs que realmente vão fornecer informações valiosas para sua empresa.
Afinal, de nada adianta passar a trabalhar com dados, se você focar apenas naqueles que não são importantes ou se perder entre tantas informações, e deixar passar oportunidades.
Por isso, na hora de usar o BI, foque em indicadores de desempenho que realmente apresentam informações relevantes para o seu negócio, e irão basear futuras tomadas de decisões.
Ao definir um KPI você não apenas sabe para onde olhar e o que acompanhar, mas também cria a oportunidade de analisar os resultados posteriores.
4. Acompanhe o uso da plataforma
Por fim, não podemos falar em uso estratégico sem lembrar a importância de acompanhar a solução de Business Intelligence escolhida na prática.
É preciso que sua empresa confira se o software implementado tem conseguido atuar e proporcionar todas as frentes necessárias, como a obtenção de dados, o armazenamento, a análise e, claro, o acesso a eles.
Também é importante ficar atento às novas demandas que possam surgir, como a necessidade de fazer um upgrade, migrar para outro tipo de licença, pegar uma funcionalidade a mais, de acordo com o crescimento da empresa, além, claro, de ficar atento à precisão da obtenção e manejo de dados.
Se o BI calcula o total de vendas durante o dia, mas esquece de frisar os possíveis cancelamentos ou devoluções, certamente a informação não será verdadeira, o que poderá gerar leituras e insights errados.
Por isso, é indispensável acompanhar os resultados para garantir um bom funcionamento da solução, e saber se ela continua adequada para seu negócio.
Conheça a Desk Manager!
Depois de todos esses passos, sua empresa já está preparada para usar a metodologia de Business Intelligence de forma estratégica e ter em mãos todas as informações mais relevantes para o seu negócio no momento que precisar.
Você pode aproveitar as integrações de BI da Desk Manager para conferir, na prática, como a inteligência de negócios pode te auxiliar a ter uma visão completa do cenário atual e as perspectivas futuras da sua empresa.
Além de poder contar com as informações fornecidas pela integração de Business Intelligence para melhorar o atendimento e suporte ao cliente.
Se você quer experimentar esses benefícios na sua empresa, aproveite e teste gratuitamente a Desk Manager para ver se o nosso software e as integrações oferecidas irão atender as necessidades do seu negócio. Nós apostamos que sim! Até a próxima.
Escrito por: Fábio Teles, faz parte da equipe de Gestão e Serviços na Desk Manager Software. Tem 10 anos de experiência com TI. Especialista em ITIL, CobIT, ITSM, Analise e Gestão de Insights.