Como planejar uma campanha digital

Quando se fala na divulgação da imagem de uma marca, a campanha digital é uma etapa primordial para a criação de um plano de marketing corporativo. A organização de um planejamento digital pode ser complicada a princípio devido às diversas possibilidades disponíveis na Internet.

 Apesar dos desafios que um bom cronograma pede, a definição de objetivos e metas faz com que a empresa esteja mais próxima de resultados positivos que geram bons frutos para o negócio como um todo. Confira neste artigo cinco tópicos importantes para a realização de uma boa gestão de marketing digital.

O que é um planejamento de campanha digital?

Para o sucesso de uma campanha, as execuções devem estar bem planejadas, sendo capazes de gerar bons resultados. Para que isso ocorra, um documento é elaborado com todas as estratégias de marketing digital, informando detalhes a respeito de cada ação  que irá colaborar para o melhor desempenho do projeto, proporcionando maior retorno e ganho de tempo. Traçamos alguns pontos importantes a serem seguidos para que esse processo seja objetivo e efetivo.

1-Conheça seu público

Para iniciar o planejamento, é necessário saber qual público atingir e através da persona que se inicia uma estratégia de marketing. Independente dos objetivos, para estruturar sua persona, é necessário ter em mente o que é relevante para a empresa saber quanto ao seu público. As informações obtidas nesta pesquisa vão orientar na comunicação com o público, entendendo quais meios devem ser usados como caminho na conexão entre empresa e cliente e qual a linguagem mais adequada.

Depois de criada, a persona desempenha a função de auxiliar na criação de conteúdos relevantes que podem interessar o público ao adequar a sua identidade e a sua linguagem. Ela cria um relacionamento com seus seguidores ao saber o que eles procuram, além de selecionar o seu site como um dos principais resultados de busca.

2-Defina objetivos e metas

Ter clareza quanto aos objetivos que se deseja com as ações de marketing digital faz com que a campanha seja mais direcionada e focalizada. Alguns exemplos de estratégias que podem ser utilizadas como objetivos de empresas e agências: geração de leads, atendimento ao público e reconhecimento da marca. 

Outro ponto importante é determinar datas para realização de cada tópico do planejamento. O prazo mal administrado pode atrapalhar o desempenho da equipe e das atividades em andamento. Nesse caso, é interessante definir metas para que haja uma métrica que acompanhe o desempenho de toda a campanha digital.

3-Planeje as ações

No marketing digital, as estratégias para a potencialização de ações devem ser bem definidas e agendadas para que todas estejam em alinhamento ao mesmo tempo e não percam a alavancagem. A determinação dos conceitos e prioridades permite o controle sobre todos os passos que serão dados no decorrer do projeto e saber o que esperar dos resultados finais.

A montagem de um cronograma bem elaborado e descritivo ajuda na otimização de ações que serão desenvolvidas. Sendo assim, vão ser definidos os canais para todos os processos da campanha, quando e qual a função que cada membro da equipe vai exercer e o orçamento que será investido para que todo o plano seja bem realizado.

4- Trabalhe conteúdo relevante

A procura por boas ofertas nas ferramentas online têm sido uma das principais ações do consumidor na atualidade, e o site só será encontrado se houver uma comunicação efetiva que o faça entrar nas primeiras páginas de busca. Dentre as etapas mais essenciais, a produção de conteúdo se destaca como prioritária para alcance de público. 

Um material de qualidade pode potencializar relações e impulsionar resultados através da aproximação do cliente ao se deparar com um assunto de seu interesse. A criação de um blog, por exemplo, com conteúdo informativo é uma boa estratégia para fidelizar clientes que buscam temas relevantes de fácil acesso.

5-Acompanhe os resultados

O monitoramento no andamento das ações online é muito importante para o projeto para a análise de resultados. Além de prevenir e corrigir possíveis problemas no decorrer do processo, evita que as ideias fujam do que foi previamente decidido na campanha digital.

Antes da realização do acompanhamento, deve-se definir quais ferramentas de software serão usadas. O Google Analytics é um bom aliado na hora de monitorar os resultados de pesquisa de sites, oferecendo muitas funções detalhadas para a exibição de dados. Para as redes sociais, o gerenciamento deve ocorrer por outros meios, visto que as métricas são características e diferentes das utilizadas pelo Google.

Seguindo essas dicas, uma boa campanha pode ser elaborada e desenvolvida. Para aprender ainda mais, a prática se faz necessária. É hora de aplicar os conceitos do marketing digital!

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Formigueiro Criativo, agência especializada em soluções de marketing digital.