7 erros comuns no marketing de redes sociais

Não só de acertos é marcada a trajetória de um empreendedor. Ao falarmos do universo do marketing digital, é comum observar falhas recorrentes principalmente quando se trata da fase inicial de uma empresa. Erros levam consigo aprendizados que permitem alcançar as melhores conquistas que marcam a jornada de sucesso de um negócio.

Na atualidade, para conquistar espaço no mercado é preciso pensar também no público alcançado dentro das redes sociais. Pode ser um desafio para alguns mas utilizando das melhores estratégias, o processo se torna mais fácil. 

A partir dessa ideia, listamos aqui 7 erros comuns no marketing de redes sociais cometidos por empresas ao entrarem nas maiores redes sociais atualmente.

7 erros que você deve evitar nas redes sociais

1. Não buscar entender e ouvir o público-alvo

Os clientes têm poder decisivo sobre a imagem de uma empresa, principalmente quando se fala em um público ativo nas redes sociais. O que determina os resultados positivos de uma publicação feita para a Internet é a popularidade e o engajamento que ela movimenta a partir do posicionamento de marca que as pessoas esperam da empresa.

Entender o  tipo de público que a sua empresa quer atingir é importante para poder levar o conteúdo certo até os possíveis consumidores da marca. Então é possível, por meio desses dados, criar as personas para a página e entender melhor como aproximá-las das publicações, seja por visualizações ou por interações.

2. Tornar um espaço único para propaganda

Na hora de criar materiais digitais, é importante expressar o desejo de conhecer o público com conteúdo de qualidade e relevante. Assim, a visão que o cliente tem do negócio será mais ampla e o material de interesse o aproximará da publicação. O investimento na rede de interações faz com que o negócio seja bem visto pela sua abordagem ir além das propagandas e da precificação, mas também ganha destaque na produção de materiais diversos.

A atualização permanente das redes sociais também é um fator fundamental na construção de um público forte que busca pelo conteúdo. Nem sempre ter várias contas em diferentes plataformas vai chamar novos seguidores. A melhor opção é eleger as que mais se assemelham às ideias da persona e mantendo integralmente o funcionamento em conjunto.  

3. Não conhecer a concorrência

Uma dica importante que pode ser esquecida é a de avaliar os perfis dos concorrentes. Se bem organizada, essa ideia pode aprimorar o foco nas redes e fazer com que alcance bons resultados. Estudar os acertos e falhas da concorrência serve como estratégia para melhoramento nas próprias estruturas e no planejamento da empresa, reconfigurando ações internas para que sejam mais efetivas.

4. Falta de personalidade

A partir das informações colhidas para a criação da persona, as características obtidas orientam no desenvolvimento de publicações totalmente autorais, com intuito de aproximar o cliente. Vale ressaltar que em certos casos, a utilização constante de conteúdos frios pode levar o perfil a resultados decrescentes. 

5. Foco na quantidade

Quantidade e qualidade podem andar lado a lado se bem organizadas, caso contrário, pode vir a ser um problema para a imagem do seu perfil. Para obter os melhores resultados, é preciso estudo e planejamento o que se espera alcançar em cada rede social. 

A busca sobre o que é realmente relevante e por que alguns assuntos garantem mais cliques e interações garante postagens mais consistentes e efetivas para o público. Estudar a forma como cada plataforma define seu algoritmo e realizar uma pesquisa quanto aos dias e horários de maiores índices de audiência facilita o engajamento dos usuários.

6. Falta de revisão

Atenção prévia ao que será divulgado pode evitar situações constrangedoras. A comunicação da empresa deve ser clara para que o cliente consiga receber as informações da forma como se espera. Textos fragmentados e com uso de emoticons desnecessários para determinados assuntos podem fazer a postagem passar uma mensagem incorreta e fuja da linha de pensamento. Definir um padrão de linguagem de acordo com o público-alvo unifica o perfil apenas com o essencial.

Outro ponto que deve ser analisado é o cuidado com as imagens publicadas. Para manter a qualidade da empresa é fundamental o investimento em um bom material, capaz de atrair mais pessoas a verem a marca como um referencial em qualidade de serviços. 

7. Mesmice

A criação de uma identidade própria estabelece uma relação entre público e marca que influencia diretamente na forma como o usuário enxerga a empresa e como ele deve se impor nas postagens das redes sociais. Conteúdos frios podem ser aliados mas se usados com muita frequência, acabam quebrando essa relação de proximidade.

Criar uma personalidade que seja atrativa e que fuja do “mesmo” é o que vai fazer a diferença na sua estratégia e destacar a sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo. Uma imagem marcante e única atrai mais fãs e os converte a clientes fiéis!

Erros são importantes no caminho de uma empresa. Aprender com eles é a chave do sucesso!

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Formigueiro Criativo, agência especializada em soluções de marketing digital.