Como a análise de dados pode ajudar os times de marketing e vendas

A análise de dados já é uma prática constantemente utilizada nas decisões mais precisas e acertadas em negócios que buscam crescimento efetivo nas vendas.

Apesar desse conceito de marketing ter aumentado nos últimos anos, ainda existem muitos profissionais com dúvidas sobre como realizar a análise correta dos dados, principalmente com a transformação digital do mercado.

Não é novidade que a presença online se tornou essencial tanto para empresas do segmento de vendas, como para aquelas dos mais variados setores. 

Segundo os dados apresentados pela Ebit/Nielsen, em 2020, o faturamento nas compras online durante o período de compras entre maio e junho (Dia das Mães e Dia dos Namorados) cresceu 91% em relação a 2019.

Desta maneira, estar constantemente atento à análise dos dados, assim como acompanhar de perto a performance do seu site, redes sociais, blog e outros conteúdos disponibilizados aos clientes, é fundamental para garantir a fidelização do público e, consequentemente, o sucesso do seu negócio. 

Mas, antes de tudo, é importante entender os números e aplicar bons insights para entregar resultados de negócios mensuráveis e aumentar a autoridade da sua empresa. 

Continue a leitura e descubra como o marketing por dados pode ajudar você a aumentar as vendas do seu negócio.

Entenda o que significa análise de dados

A análise de dados é uma prática muito usada nos times de marketing e vendas e tem como objetivo transformar números e informações em insights para a tomada de decisão. 

Como citamos no início do post, diversas empresas passaram a integrar a análise de dados em sua cultura, diante do avanço tecnológico nos últimos anos. 

Com um grande volume de dados, como banco de clientes, contratos, perfil de compra dos consumidores, estratégias de mercado e indicadores de desempenho, esse processo surgiu para promover oportunidades reais que resultaram no desenvolvimento dos negócios que optaram por ele.

Uma prática baseada em fatos 

Uma coisa é certa: todo gestor ou dono de empresa deseja que o seu negócio cresça. Porém, para que isso aconteça de maneira saudável e efetiva, é preciso acompanhar as mudanças e manter-se constantemente atualizado. 

Quando uma empresa se torna Data Driven, ela passa a tomar decisões de forma mais inteligente, com base em dados, e não em suposições. 

É por isso que a análise de dados se torna tão necessária, uma vez que a partir dela é possível traçar novos caminhos e não contar com a sorte.  Existem algumas análises que ajudam a ter este panorama. São essas:

Análise preditiva

Esse tipo de análise de dados utiliza experiências e fatos anteriores para prever e mapear eventos futuros em um negócio. 

Exatamente por isso, é uma das práticas mais utilizadas no cotidiano das empresas, já que a análise preditiva permite proteger um negócio dos riscos e a aproveitar melhor as oportunidades.

Se você deseja colocá-la em prática, lembre-se de coletar dados de diversas fontes para fazer o cruzamento correto de informações. Isso fará com que essa análise seja enriquecida e traga insights preditivos e inteligentes ao seu negócio.

Análise prescritiva

Muitas pessoas confundem a análise prescritiva com a preditiva, mas, apesar das semelhanças nos nomes, ambas possuem objetivos completamente diferentes. 

A análise prescritiva não foca em prever o futuro, mas sim em determinar as consequências da tomada de decisões.

Em outras palavras, ela foi desenvolvida para identificar as melhores estratégias, de acordo com os padrões que já existem no mercado. 

Assim, permite que a empresa tome decisões mais assertivas, além de contribuir para a melhoria do desempenho do negócio.

Análise descritiva

Esse tipo de análise reúne informações de dados em tempo real, fazendo com que respostas rápidas sejam encontradas de maneira segura para as diversas questões existentes no dia a dia de uma empresa. 

A análise descritiva é baseada em decisões no presente, e não no futuro. 

Análise diagnóstica

Por fim, a análise diagnóstica usa os dados para ajudar no planejamento empresarial e verifica de maneira mais ampla e geral determinada situação. 

Na prática, enquanto a descritiva cuida da análise de crédito, essa análise traça um perfil de comportamento do consumidor para melhorar as ações dos times de marketing e vendas.

Principais benefícios da análise e interpretação de dados

Dentre os benefícios da análise de dados em um negócio, está a possibilidade de definir quais direções seguir, isto é, definir quais escolhas trarão mais benefícios para a empresa.

Além dessa vantagem, confira outros pontos que tornam essa prática tão eficaz:

  • Previsibilidade do mercado: através da análise de dados a gestão da empresa consegue trabalhar com informações precisas no planejamento estratégico, tornando-o mais eficiente.  
  • Entender o cliente: essa prática reúne informações sobre os clientes e as transforma em oportunidades de negócio. Ou seja, quanto mais você conhecer o seu público, maiores serão as chances de oferecer a ele um atendimento personalizado
  • Autoridade no mercado: a partir do momento em que você consegue reunir informações precisas sobre os seus clientes, fica muito mais fácil agir de maneira estratégica. Isso permite que você identifique gargalos e oportunidades para caminhar à frente da concorrência. 
  • Redução de custos: quanto mais planejada e analítica for a sua estratégia, maior será a economia de custos e menor será o desperdício de recursos. Dessa maneira, você conseguirá aplicar e investir recursos naquilo que realmente importa dentro da sua organização.

Como aumentar as vendas com a análise de dados

Agora que você já conhece os principais tipos de análise de dados, chegou o momento de colocar tudo isso em prática. 

A primeira dica para garantir resultados expressivos em seu negócio, é contar com um suporte de ferramentas e tecnologias que possibilitam o acesso a esses dados. 

O Big Data, por exemplo, permite a vasta mensuração de dados disponíveis no dia a dia. 

Outra opção é utilizar o Google Analytics, que  reúne dados e torna muito mais fácil a pesquisa por informações específicas, além de disponibilizar gráficos e relatórios precisos sobre o que você considerar necessário para aumentar suas vendas. 

Preste atenção nas métricas 

Antes de começar a análise de dados, é fundamental definir quais práticas serão, de fato, efetivas para o seu negócio. Por isso, faça esse levantamento e certifique-se que elas estão ligadas às metas da sua empresa.

A primeira grande vantagem disso é que todo o time de vendas passa a se organizar em prol do objetivo final. Afinal, as métricas servem para que o acompanhamento de dados otimize a rotina dos times de marketing e vendas. 

Indicadores como duração do ciclo de vendas e tempo de resposta dos leads são alguns exemplos. O essencial é que essas métricas façam sentido para seu negócio. 

Quanto maior o volume de informações a se coletar, organizar, armazenar e analisar, mais complexo será no dia a dia. Portanto, conte com o apoio de profissionais capacitados para reduzir o trabalho e garantir bons resultados.

A análise de dados pode transformar positivamente o cotidiano da sua empresa, não deixe de explorar todo o potencial dos dados para conquistar o sucesso com essa estratégia.

Gostou do conteúdo? Esperamos que você tenha compreendido melhor os benefícios da análise de dados e suas possibilidades. Até a próxima!