Descubra como o SEO pode impulsionar a performance do seu negócio online

O que é SEO em Marketing Digital?

SEO são técnicas aplicadas em websites e blogs com o objetivo final de melhorar o posicionamento de páginas em buscadores.

Os buscadores nada mais são do que crawler ou “aranhas” que varrem todos os sites da internet com o intuito de capturar possíveis informações relevantes para usuários.

Atualmente, existem centenas de buscadores que fazem esse trabalho, como Yahoo, Bing, Internet Explorer, Duck Duck Go e muitos outros.

Todavia, todos os webmasters, também conhecidos como donos de sites, querem estar bem posicionados apenas em um deles, o Google.

Hoje, o Google é responsável por mais de 95% das buscas que são feitas diariamente em todo o mundo.

É por isso que estar bem posicionado pode aumentar consideravelmente o acesso do seu site, além da probabilidade de uma maior geração de leads.

Quais os tipos de SEO?

As técnicas presentes no SEO são as mais diversas possíveis. Afinal, existem hoje mais de 200 fatores de ranqueamento que o Google leva em consideração antes de ranquear uma determinada página.

De qualquer forma, para facilitar o seu entendimento, vamos separar o SEO em três grandes frentes:

  • SEO Técnico
  • SEO On Page
  • SEO Off Page

O SEO Técnico diz respeito a todas as tarefas mais técnicas que precisarão ser feitas e implementadas no site para obter melhores posicionamentos na SERP (página de resultados do Google).

Tarefas como verificar se o site possui sitemap correto, tag meta robots, links internos quebrados, páginas com erro 404 são apenas algumas das atividades que podemos ajustar.

Vale ressaltar que algumas dessas tarefas você mesmo irá conseguir fazer, porém outras mais complexas, será necessário ajuda de outros profissionais, como um desenvolvedor que poderia atuar melhorando o código HTML, CSS e Javascript do site.

Já o SEO On Page significa todas as tarefas que você mesmo consegue fazer, sem que haja a necessidade de outra pessoa.

Geralmente, essas tarefas incluem:

  • Definir palavra-chave principal da página
  • Definir as palavras-chave secundárias
  • Verificar se a keyword principal está nos principais campos, como URL, tag H1, Title, Meta Descrição etc
  • Garantir que não está sendo aplicada técnica de keyword stuffing, onde é colocada a palavra-chave diversas vezes ao longo do texto com o objetivo de enganar o algoritmo do Google
  • Inserir links internos entre páginas do site

Quais as vantagens e desvantagens do SEO?

As principais vantagens de utilizar SEO para aumentar a performance do seu negócio online são:

  • Não ficar refém de mídia paga (anúncios)
  • Estar investindo no melhor canal de marketing a longo prazo
  • Umas das melhores formas hoje de aumentar o brand da sua marca
  • Investimento menor se comparado com mídia, mas resultado costuma ser muito maior
  • Nem sempre o seu concorrente está abordando esta estratégia, então pode ser uma boa forma de se diferenciar no mercado

De qualquer forma, o SEO também possui algumas desvantagens, entre elas:

  • Resultados costumam começar a aparecer apenas após os 6 primeiros meses
  • Poucos profissionais qualificados no mercado
  • Agências muitas vezes cobram caro e nem sempre entregam o melhor resultado

Como impulsionar o meu negócio online fazendo SEO corretamente?

Você provavelmente já percebeu a importância do SEO, mas ainda tem dúvidas de como seguir para entrar de vez nessa estratégia de Marketing Digital.

Mas não se preocupe, separamos aqui um passo a passo para você seguir e aumentar o número de visitas no seu site ou no site do seu cliente.

  • Comece analisando seus concorrentes
  • Faça uma pesquisa de palavras-chave para arquitetura da informação, ou seja, para páginas de serviço.
  • Caso o site já esteja no ar, faça uma auditoria técnica para encontrar erros que possam estar prejudicando um melhor posicionamento no buscador
  • Crie um blog e faça uma pesquisa de palavra-chave para encontrar palavras que poderiam ser usadas em uma estratégia de Marketing de Conteúdo
  • Produza conteúdo de qualidade (evitar contratar redatores web), pois muitas vezes eles apenas escrevem conteúdos que já existem em outras palavras. Faça seu conteúdo ficar rico. Afinal, você é quem é o especialista na área.
  • Ganhe Backlinks: Não basta apenas publicar e “rezar”. É necessário criar conteúdos e ganhar links de outros sites para o seu.
  • Monitore os resultados usando ferramentas de SEO, como Google Search Console, Google Analytics, SEMrush e Ahrefs.

E então, você já tinha conhecimento da importância que o SEO tem hoje para crescer um negócio na internet?

Vale ressaltar que usar em conjunto com o SEO estratégias de links patrocinados no Google Ads também é interessante, uma vez que acaba sendo mais um forma de ganhar tráfego e leads para o seu site.

O SEO ainda está apenas no começo aqui no Brasil, pois o algoritmo ainda não é tão complexo como em outros países. Por isso, começar uma boa estratégia de SEO hoje é uma chance ainda maior de ver o seu negócio crescer na internet.

Fale para nós qual etapa do SEO você achou mais difícil de fazer!