Como a análise Swot pode tornar sua gestão mais estratégica

Como saber qual o melhor caminho para o seu empreendimento? Desde a abertura do seu negócio até a aplicação de estratégias ao longo do caminho, e até mesmo quando é necessário pensar se é hora de trocar ou não de ramo de atuação. 

Tomar decisões, estabelecer metas e objetivos, são práticas que fazem parte do dia a dia de todo gestor.

Existem muitas técnicas que podem ser aplicadas em empresas para garantir um olhar estratégico e o alcance de melhores resultados na sua gestão. Hoje, você vai conhecer uma delas: a análise SWOT. 

Esta técnica permite que seja aplicada uma avaliação inteligente na gestão empresarial do seu negócio, focando na melhora de todos os setores que compõem sua empresa, do time comercial, aos responsáveis pelas suas questões mais burocráticas. 

Continue sua leitura e aprenda mais sobre esta técnica de maneira prática, para aplicar no seu dia a dia, e para guiar seu negócio para um futuro com maiores margens lucrativas: 

O que é a Análise SWOT e como ela funciona? 

Para avaliar a atual situação da sua empresa frente ao mercado, seja ela uma ideia ou já existente, é importante aplicar uma técnica de análise. Contudo, vale destacar que é importante ir além dos relatórios financeiros. Para isso, utiliza-se a SWOT. 

A análise consiste no desenvolvimento de uma tabela simples, mas que deve ser preenchida com muita cautela e atenção, utilizando informações sobre o cenário interno da sua empresa, e externo, ou seja, onde ela está inserida. 

SWOT é a sigla que direciona os quadros da tabela, indicando que tipo de informação deve ser inserida em ali. As palavras chave, portanto, são: 

Strenghts: Forças

Weaknesses: Fraquezas

Opportunities: Oportunidades 

Threats: Ameaças

Vale destacar que alguns autores já traduziram a sigla, e chamam a mesma técnica de FOFA. De toda forma, sua aplicação segue ocorrendo da mesma maneira!

Conheça as variáveis da análise SWOT

Para entender como aplicar a análise SWOT na prática, é preciso conhecer cada uma das palavras que compreendem a sigla SWOT ou FOFA.  

FORÇAS

Esta palavra retrata as diferenciações que já foram conquistadas pela sua empresa, e que indicam verdadeiras vantagens em relação aos seus concorrentes de mercado.

Vale destacar que é preciso avaliar a concorrência corretamente, pois se trata de uma empresa que além de vender exatamente o mesmo produto que você, também atrai ou tem foco no mesmo público que você deseja. 

FRAQUEZAS

Nesta parte é hora de verificar quais são os pontos fracos da sua empresa identificados através de uma análise completa do seu mercado e concorrência. 

Ao listar as desvantagens do seu negócio, você estará percebendo questões que precisam ser solucionadas, em diversos setores, aumentando ainda mais a gestão de tempo e produtividade do empreendimento

OPORTUNIDADES

Agora é hora de olhar para os dois pontos citados acima, forças e fraquezas, e compreender o que pode virar uma verdadeira oportunidade para a sua empresa prosperar ainda mais, frente ao seu mercado. 

Procure por referências que servem para você no momento em que sua empresa se encontra, e fazem sentido para o público que você já tem, ou quer alcançar. 

AMEAÇAS

Para finalizar este processo, é preciso fazer um levantamento das ameaças para a sua empresa. Ou seja, questões que são verdadeiros obstáculos a serem enfrentados, ou que podem significar a necessidade de fechar sua empresa. 

Vale destacar que este é um momento de ser racional e analisar o cenário de maneira estratégica, vendo as ameaças como questões que precisam de uma solução a curto, médio ou longo prazo. 

Estamos na era digital, e a tecnologia será uma ótima aliada sua para desenvolver sua análise SWOT. Para isso, utilize o Google e as redes sociais, verificando o posicionamento da marca, com que tipo de público ela interage, e muito mais. 

Como aplicar a Análise SWOT na sua empresa? 

Uma vez que a análise SWOT foi compreendida, é hora de entender como montar essa tabela e completá-la. Contudo, pode ser que no momento você esteja se perguntando que tipo de informações listar em cada quadro. 

Para ajudar você, vamos a algumas opções: 

Forças

  • Atributos positivos internos da sua empresa, como atitudes, pessoas e tecnologias utilizadas. 
  • Conhecimento do segmento. 
  • Preços diferentes praticados. 
  • Atendimento ou experiência diferenciada.

Fraquezas

  • Falta de pessoas mais qualificadas em sua equipe.
  • Equipe pequena demais para a demanda atual da sua empresa. 
  • Poucos fornecedores e recursos. 
  • Falta de investimento em marketing digital. 

Oportunidades

  • Novo nicho do seu mercado.
  • Diferenciais da sua marca.
  • Inovação. 
  • Capacitação de equipe.

Ameaças

  • Novas tecnologias.
  • Alterações na cultura do lugar em que você está inserido. 
  • Mudanças da regulamentação.

Todas as questões listadas até o momento, devem ser levadas em conta e distribuídas ao longo da sua tabela. 

E a dica de ouro para garantir que você seja assertivo nos seus levantamentos é; busque diferentes pontos de vista, conversando com a sua equipe e levantando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada setor, frente ao mercado. 

Isso, além de auxiliar no desenvolvimento da sua SWOT, também servirá de motivação para sua equipe que se sentirá ainda mais envolvida na evolução da sua empresa. 

Aplique a análise SWOT nos diferentes setores que compõem sua empresa

Até o momento apresentamos a SWOT como uma análise que deve ser feita de forma ampla no seu negócio. Mas é possível aprofundar o processo e aplicar a mesma em cada um dos diferentes setores do seu negócio. 

O maior benefício dessa atitude, é realizar um verdadeiro mapeamento que apresenta novos objetivos para a equipe. 

Para exemplificar o processo, confira como a análise SWOT poderia ser realizada no setor de marketing de uma empresa, através de uma análise das estratégias digitais internas, e externas. Confira: 

Forças

  • As campanhas realizadas no Google apresentam ótimos resultados em conversões.
  • O número de cliques nas campanhas do Facebook é alto e o custo é baixo. 

Fraquezas

  • O site dos concorrentes possui melhor ranqueamento orgânico. 
  • Muitas empresas do ramo existem há mais de 10 anos e possuem um público fiel. 

Oportunidades

  • Explorar melhor as possibilidades de conteúdo do seu nicho de mercado. 
  • Patrocinar palestras online de nicho para aumentar a visibilidade da marca frente ao público que se quer atingir. 

Ameaças

  • O nível de engajamento dos concorrentes nas redes sociais é muito grande. 
  • Clientes foram perdidos para a concorrência por problemas de envio de informação ao cliente através do e-mail. 

Esta listagem traz uma visão clara e direta dos pontos positivos e dos desafios que devem ser encarados pela sua equipe de marketing. O processo é simples, mas suas revelações são um norte para que o gestor tome as melhores decisões. 

Utilize a análise SWOT para determinar as metas da sua empresa

Você pode estar se perguntando como utilizar a análise SWOT da sua empresa depois de pronta, para ter uma gestão mais estratégica, que entrega melhores resultados.

A resposta na verdade é bastante simples: utilize estas informações tão específicas e valiosas, para determinar as metas da sua empresa! 

Muito se fala que é necessário manter os pés no chão na hora de determinar metas. E esta é a parte mais difícil de se seguir. Isso porque, é muito fácil imaginar onde se quer chegar. Mas como fazer isso na prática? Este é o verdadeiro desafio de toda gestão. 

Portanto, ao finalizar sua listagem da SWOT, analise com calma e determine objetivos a curto, médio e longo prazo. Pense nas etapas com o maior número de detalhes possíveis. 

Objetivos de curto prazo podem ser alcançados em uma semana ou um mês. Enquanto as de longo prazo podem levar um ano ou mais para serem conquistadas. Não existe uma regra aqui. 

O que vale destacar é que, para determinar as datas de entrega, é preciso verificar seu crescimento até o momento. 

Cada passo e meta devem ter determinadas informações, como data final para início e entrega, quais funcionários estarão envolvidos e que ações que precisam ser realizadas. Quanto maior o número de dados aqui trazidos, maior será a sua assertividade. 

Porém, não esqueça de manter essas metas e objetivos atualizados! Afinal de contas, o cenário da sua empresa, e do mercado em que você está inserido, podem mudar a qualquer momento. Realizar adaptações não é o problema. Mas ficar em uma utopia administrativa de objetivos, pode ser o que leve sua empresa ao fracasso. 

A análise SWOT é uma ótima técnica para aplicar uma gestão de metas e resultados, organizando os esforços de toda a sua equipe para levar sua empresa ao verdadeiro sucesso.