Como criar conteúdo para o seu negócio: dicas práticas

Criar conteúdo para as redes sociais e até mesmo o blog da sua empresa é um verdadeiro desafio, não é mesmo? Principalmente quando se percebe a importância de ser realmente relevante para ter a atenção do seu público e garantir engajamento, e até mesmo vendas. 

O fato é que o conteúdo, atualmente, é a etapa da criação que mais demanda de pesquisa, tempo e atenção. E além do mais, é um dos principais elementos para quem quer ter uma estratégia realmente efetiva. 

O marketing de conteúdo pode impulsionar o seu negócio, mas afinal de contas, como fazer isso de maneira relevante na prática? Muitas dicas existem por aí para ajudar a ser mais assertivo, falando sobre: 

  • Estudo de persona;
  • Estudo de mercado;
  • Busca de inspiração;
  • Etc. 

Continue sua leitura e aprenda como criar conteúdo que gera resultado para sua empresa, de maneira prática: 

Busque influências relevantes para o seu público no digital

Existem muitos influenciadores e criadores de conteúdo na internet atualmente. Eles estão em redes sociais como Instagram, Facebook, Tik Tok, e até mesmo em blogs e outras ferramentas. 

Estas pessoas podem servir de inspiração para você na hora de criar conteúdo. Vale a pena procurar pessoas que de certa maneira estão inseridos no mercado que você atua, ou no universo da sua marca. 

Um exemplo de como isso funciona na prática é: 

Uma empresa que tem um produto reciclável e atua em frentes importantes quando o assunto é preservação do meio ambiente, pode seguir influenciadores que defendem a mesma causa, e estão em contato com o seu público alvo

Acompanhe a sua concorrência em todos os canais possíveis

Sua concorrência pode servir como referência para que você crie conteúdos ainda melhores e mais assertivos. Veja e leia tudo com um olhar crítico, procurando ser sempre melhor, se aprofundando nos assuntos, ou até mesmo tratando os mesmos pontos trazidos à tona, de uma maneira mais criativa. 

Se sua concorrência fez um carrossel de conteúdo, apresente o mesmo assunto em formato de vídeo. Principalmente porque este é um tipo de conteúdo que ganha ainda mais alcance quando postado nas redes sociais. 

Cercar-se de informações que podem ser gatilho para conteúdos relevantes, é a melhor maneira de garantir criatividade e relevância constantemente nas suas ações. 

Analise seu dia a dia mapeando as atividades da sua empresa

Já parou para pensar que as tarefas que acontecem no dia a dia da sua empresa, podem virar conteúdo facilmente? Basta mapear estes momentos que ocorrem e garantir cliques e até mesmo vídeos. 

Em um restaurante, por exemplo, o preparo dos ingredientes, a montagem de pratos e até mesmo de lanches, pode virar um conteúdo super legal, que dá aos usuários o gatilho da vontade de comer em seu estabelecimento. 

Em escritórios de contabilidade, já é possível fazer vídeos ou fotos de reuniões, ou em atendimento com seus clientes, mostrando não somente o dia a dia da equipe, como também pessoas que já estão fidelizadas. 

Aliás essa é uma dica de ouro: pegue o feedback destes clientes que estão satisfeitos com seus serviços e produtos, e transforme isso em conteúdo. Este é o tipo de informação que afirma a qualidade da entrega da sua empresa, e poderá ser a razão pela qual muitas pessoas escolhem você, ao invés da concorrência. 

Esta é uma estratégia infalível para conseguir novos seguidores, clientes e até mesmo vendas. 

Conheça as principais dúvidas dos seus clientes e responda estas perguntas em seus conteúdos

Quais são as dúvidas mais respondidas por você e sua equipe ao longo do atendimento ao cliente? A verdade é que estas perguntas podem não ser um caso isolado. Aliás, na maioria das vezes, não é! 

Por isso mesmo, é importante manter uma conversa aberta com a sua equipe, mapeando estas dúvidas e usando isso para criar conteúdo relevante! 

Vamos pensar primeiro como um cliente: você percebe que precisa comprar um computador, e começa a procurar informações na internet, até encontrar o instagram de uma loja especializada no assunto. Para tirar algumas dúvidas e verificar orçamentos de modelo, você envia uma mensagem para a página, e inicia uma conversa com o estabelecimento. 

Perguntas como a qualidade do processamento são feitas, bem como o modelo e melhores marcas indicadas para a sua demanda. As respostas realmente ajudam você a finalmente tomar uma decisão e a compra é realizada. 

Agora, vamos pensar como o dono da loja de informática: mais uma pessoa chama no chat do perfil da sua loja especializada em computadores e eletrônicos, e você responde uma série de perguntas que são feitas todo o dia, como a qualidade dos processadores. 

Conversando com sua equipe, descobre que eles também tiram muitas dúvidas a respeito deste assunto diariamente, e então percebe que seria uma boa ideia realizar uma postagem explicando mais sobre o assunto. 

O resultado de uma postagem como essa: pessoas que acessarem seu perfil irão perceber que sua principal dúvida sobre computadores está respondida ali, e perceberão que sua loja é realmente especialista no assunto. 

Além do mais, este conteúdo será enviado por amigos e seguidores para pessoas que estão procurando por um computador, o que dará visibilidade para sua marca de maneira extremamente positiva. 

Sua marca não estará apenas sendo mais vista, como também terá mostrado expertise no assunto Como resultado, você estará nutrindo leads e transformando os mesmos em clientes. 

Fique de olho nos conteúdos postados no Youtube que têm relação com a sua marca, seu produto ou serviços 

O Youtube é uma ótima plataforma para encontrar informações relevantes sobre os assuntos mais diversos. E portanto, pode ser explorada por você para ter inspiração e criar marketing de conteúdo que gera resultados para sua empresa. 

Procure na rede social, por:

  • Influenciadores.
  • Marcas da concorrência.
  • Marcas que podem se tornar parceiras. 

As primeiras respostas às suas perguntas serão os conteúdos mais acessados, e provavelmente mostrarão tendências que estão sendo aceitas pelo seu público alvo. 

Crie um banco de ideias e alimente o mesmo constantemente

Um banco de ideias nada mais é do que um documento ou um caderno onde você anota uma série de ideias que vão surgindo ao longo do tempo.

Procure ir adicionando tudo o que parecer inspiração, referências, frases de efeito e até memes que você encontrar ao longo do seu tempo. Em um momento do seu dia, que seja disponibilizado para a criação de conteúdo, você deve retornar a este banco de ideias, trabalhando nos assuntos anotados. 

Uma boa ideia é convidar sua equipe para participar de “brainstorms”, também chamado de chuva de ideias, para reunir referências importantes ou divertidas que poderão ser usadas no futuro. 

Ficar de olho nas tendências do consumidor nas redes sociais, ajudará a alimentar este banco de ideias! 

Faça listas de assuntos que estão conectados ao universo da sua marca 

Esta é outra técnica que pode ser super válida na hora de criar conteúdos, e é utilizada por uma série de profissionais da comunicação. A lista de assuntos deve começar com uma palavra chave do seu estabelecimento. 

Para ajudar você a entender como funciona na prática, vamos a um exemplo de como seria uma lista para uma pizzaria: 

  • Pizza
  • Molho
  • Queijo
  • Bebida
  • Vinho
  • Cerveja

Esta lista poderia continuar, mas perceba que todos os ítens citados acima, poderiam virar conteúdo para suas redes sociais. 

É possível falar sobre os ingredientes do seu molho, dos tipos de queijo utilizados nas suas receitas, de vinhos, cervejas e drinks que podem combinar com determinados sabores de pizzas do seu cardápio.  

Você pode também falar de marcas que são utilizadas no seu negócio, fazendo até mesmo parceria com as mesmas. Com marcações e conteúdos mútuos suas marcas poderão juntar esforços e aumentar sua visibilidade, fortalecendo seu negócio ainda mais. 

Checklist da criação de conteúdo

Lembre-se de sempre retornar a estas técnicas e processos na criação de conteúdo, pois com o passar do tempo, novas ideias e assuntos poderão surgir. 

E para finalizar, confira o checklist! Você pode anotar estes passos abaixo para lembrar de sempre voltar a eles: 

  • Busque influências relevantes para o seu público no digital.
  • Acompanhe a sua concorrência em todos os canais possíveis.
  • Analise seu dia a dia mapeando as atividades da sua empresa.
  • Conheça as principais dúvidas dos seus clientes e responda estas perguntas em seus conteúdos.
  • Fique de olho nos conteúdos postados no Youtube que têm relação com a sua marca, seu produto ou serviços.
  • Crie um banco de ideias e alimente o mesmo constantemente.
  • Faça listas de assuntos que estão conectados ao universo da sua marca.