Como fazer a gestão de estoque do seu e-commerce?

gestão de estoque

Estabelecer uma gestão de estoque eficaz é essencial para o sucesso de uma loja online. Se você não tiver processos bem organizados nesse sentido, pode ter que lidar com a falta ou excesso de produtos, levando a prejuízos financeiros para o seu negócio. 

Essa falta de planejamento do estoque é um dos maiores motivos dos e-commerce não virem a dar lucro. 

Um controle de estoque bem estruturado já permite que você tenha um melhor entendimento do giro das mercadorias e da sua demanda de vendas. 

Veja alguns pontos consideráveis para você aplicar em sua loja. 

Por que o estoque é tão importante na operação online?

Diferente do que era acreditado no começo das operações online, não é possível começar uma loja sem nenhum estoque.

Gerir uma operação de e-commerce profissional requer bom planejamento, ainda mais com as exigências dos consumidores em relação a velocidade, não se pode demorar demasiadamente para fazer a entrega do produto. 

Uma grande tendência para os próximos anos é a velocidade de entrega. Muitos marketplaces já oferecem entregas no mesmo dia para grandes capitais. Afinal, quem nunca deixou para comprar um presente para a última hora?

O consumidor está disposto a pagar por esta comodidade, então entre uma loja que oferece entrega em 1 dia útil e a sua que demora 7 dias, qual será que o consumidor vai preferir?

Assim, será abordado sobre os pontos que deixam a sua gestão profissional.

Faça a gestão de inventário de estoque

O inventário de todos os produtos disponíveis no estoque da sua loja ajuda em uma gestão eficiente. 

Com isso, define categorias para padronizar a classificação dos itens e registrar os dados de cada um. 

O uso de uma boa ferramenta facilita o gerenciamento do estoque do e-commerce, atribuindo um código único de identificação para cada item.

Faça a gestão das entradas e saídas dos produtos

Um software de gestão pode ser um excelente aliado nesse momento, automatizando processos e contribuindo para a produtividade e a eficiência das operações.

Tendo o estoque em dia, será possível planejar de forma assertiva suas reposições e desenvolver estratégias de marketing para fazer os produtos girarem e atender melhor às demandas dos clientes.

Faça a gestão de suas reposições

Outro ato importante para ter um bom planejamento das suas reposições, é essencial analisar o histórico de saídas do seu e-commerce, calculando a média de vendas de cada item nos meses anteriores.

Fatores externos, como período de sazonalidade e o cenário do mercado é algo a ser considerado também.

O estoque mínimo, conhecido também como estoque de segurança, é a quantidade mínima de mercadorias que sua loja deve ter para atender à demanda enquanto aguarda uma nova reposição. 

Já o estoque máximo se refere à quantidade total ideal de mercadorias que você deve ter em armazenamento para atender à demanda dos consumidores, sem causar estagnação no estoque.

Qual o investimento ideal em estoque de produtos?

Essa é uma dúvida que passa na cabeça de todo novo empreendedor digital. 

O estoque de produtos é, provavelmente, o maior investimento inicial do seu e-commerce. Como foi dito anteriormente, não é possível liderar uma operação profissional sem produtos no estoque. 

O investimento em estoque de produtos vai variar com o tamanho do seu projeto. Se o e-commerce pretende começar pequeno, pelas verbas limitadas, é preciso manejar este orçamento entre produto e mídia. 

Afinal, não existe venda sem divulgação. Diferente de produtos de lojas físicas, no qual o ponto de venda influencia diretamente no movimento da loja, na internet possui lojas de todos os lugares do país e até mesmo internacionais. 

Por isso é preciso planejamento para que o orçamento seja dividido entre seus produtos e trabalhos de divulgação. 

E-commerce de 1 produto, é possível?

É possível começar uma loja vendendo apenas 1 produto. Não limitado apenas ao orçamento disponível, mas também à estratégia de venda e validação daquele produto. 

Não estamos falando sobre produtos inéditos e exclusivos, mas basta encontrar um bom diferencial para que sua loja possa trabalhar apenas 1 produto, ou 1 tipo de produto. 

Dessa forma, o investimento em estoque e em mix de produtos pode ir crescendo conforme a boa estruturação do e-commerce e também da validação do método de venda. 

Invista em boas estratégias de divulgação do seu produto, para que assim seja possível validar um método de trabalho e estipular as curvas A, B e C de vendas.

Não perca dinheiro com estoque parado

Estoque acumulado é dinheiro sendo perdido. Não apenas porque o produto pode desvalorizar no mercado, mas também porque trava o fluxo de caixa do e-commerce.

Aproveite datas comemorativas para colocar os produtos em promoção e dar espaço para novos itens e estratégias. 

Artigo desenvolvido pelo time de conteúdo da Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce.