Por que investir na organização dos posts do blog da sua empresa

 Para garantir o sucesso das estratégias de marketing de conteúdo, é importante que os posts do blog da empresa sejam bem elaborados, independentemente do segmento ou porte das empresas. 

O planejamento é um fator fundamental na produção de conteúdo, que inclui tanto a frequência de publicação quanto o conteúdo bem desenvolvido e distribuído. 

Portanto, é imprescindível que os empresários prestem bastante atenção na criação de um calendário editorial para saber a melhor forma de criá-lo para o sucesso de suas estratégias de marketing de conteúdo. 

 O que é um calendário editorial? 

Um calendário editorial é um tipo de ferramenta utilizada para criar uma agenda ou cronograma. 

As equipes de marketing devem agendar o conteúdo do blog. Aqui está uma maneira de verificar: 

  •  Datas de  produção e lançamento; 
  •  Diretrizes e tópicos de conteúdo; 
  •  Distribuição de conteúdo de acordo com as etapas da jornada de compra; 
  •  Palavras-chave  já  utilizadas em conteúdos anteriores; 
  •  Datas de lançamento de conteúdo; 
  •  Status de distribuição de conteúdo em redes sociais; 
  •  Publicidade de marketing por e-mail, por exemplo. 

Por que organizar postagens de blog com um calendário editorial? 

Desenvolver um calendário editorial é uma etapa importante no planejamento de estratégias de marketing de conteúdo. 

Este é um passo importante para alcançar resultados com mais eficiência. 

O calendário pode ajudar, por exemplo, empresas de criação de landing pages Curitiba a aumentar significativamente a importância dos serviços entre as publicações sobre o país e a sociedade, o que contribui significativamente para o ritmo das postagens. 

Portanto, as principais vantagens de criar um calendário editorial para organizar as postagens são: 

  • Melhorar a frequência de publicação; 
  • Reúna a equipe de marketing durante as produções; 
  • Tópicos e palavras-chave não são repetidos; 
  • Design e diversificação de conteúdo; 
  • Redução da ocorrência de atrasos; 
  • Mais equilíbrio na produção de conteúdo.
  1. Melhorar a frequência de publicação 

Manter um calendário editorial ajuda as empresas que lutam para manter a frequência de publicação.

A produção consistente de conteúdo tem impacto direto no tráfego orgânico de qualquer site comercial como oferecendo o serviço de abrir uma loja virtual

Assim, por exemplo, as empresas do setor da construção devem investir com a maior regularidade possível em postos relacionados com obras, serviços finais, por exemplo, restauro de pavimentos de betão. 

  1. Maior alinhamento da equipe de marketing durante as produções 

Com a criação de um calendário editorial, espera-se que  a equipe de marketing consiga planejar detalhadamente o conteúdo documentado. 

No geral, um calendário ajuda os colaboradores a se manterem atualizados sobre os prazos, tópicos e outros aspectos importantes do projeto. 

  1. Sem repetição de temas e palavras-chave no blog da empresa

As estratégias de marketing de conteúdo baseadas em um calendário editorial têm mais controle  sobre as postagens do blog, facilitando a diversificação de temas e palavras-chave. 

Por exemplo, uma empresa que tem antecipação de recebíveis precisa diversificar ao máximo seu conteúdo. 

Recomenda-se o uso de diferentes combinações de palavras-chave ao preparar artigos sobre revestimento epóxi ou outros equipamentos. 

Isso evita que o conteúdo informativo de mais de um  blog concorra aos buscadores. 

  1. Diversificação de formatos e conteúdos de blog da empresa

Uma das grandes vantagens  de organizar blog posts é a oportunidade de se familiarizar com conteúdos já produzidos e investir em novos formatos e temas.  

O calendário permite que os profissionais avaliem os diferentes formatos que podem ser utilizados, lembrando que as principais possibilidades são artigos de blog, vídeos, e-books, webinars, infográficos, relatórios de pesquisas, entre outros. 

Versatilidade é importante para atender  diferentes públicos em diferentes momentos. Ao pesquisar, por exemplo, separação de misturas químicas,  pode haver potenciais consumidores que desejam uma leitura mais longa e variada como  um e-book, outros podem gostar do dinamismo dos vídeos ou da praticidade dos infográficos. 

A diversificação aumenta a probabilidade de uma empresa atrair mais visitantes ao site. Também é uma vantagem  que  os leitores dificilmente fiquem entediados com o conteúdo.

  1. Reduza atrasos  

A  premissa do calendário de entrega é que o conteúdo seja organizado com antecedência. Portanto, a ferramenta reduz significativamente a ocorrência de atrasos.  

Com o calendário, as equipes de marketing podem acompanhar mais facilmente as etapas do processo de produção e garantir a conclusão no prazo. 

  1. Mais Equilíbrio na Produção de Conteúdo do blog da empresa

As estratégias de marketing de conteúdo devem estar sempre alinhadas com as pessoas que as atividades devem atingir, levando em consideração o estágio da jornada de compra em que  se encontram (topo, meio ou fundo do funil).  

O calendário de entrega também é um excelente aliado para gerenciar a qualidade do conteúdo da produção para fábricas que produzem caixa de sorvete 10l preço, por exemplo. 

O material facilita a visualização e o entendimento dos posts por ter boa parte do conteúdo no topo, meio e fundo do funil, incluindo tudo o que é importante para a empresa. 

 Passos para Criar um Calendário Editorial 

Criar um calendário editorial é um dos primeiros e mais importantes passos no planejamento de um blog, que deve ser feito antes mesmo de você criá-lo. 

O ideal é que o cronograma faça parte de um sistema maior de produção de conteúdo, de modo que vá além do simples controle e atue como um aliado para atingir os objetivos da empresa. 

Você também deve entender que não existe um formato único para um calendário editorial, apenas algumas dicas para ajudá-lo a criar um. 

 Passo 1: Escolha uma ferramenta 

O cadastro deve ser feito com uma ferramenta prática e de fácil compartilhamento com a equipe de marketing.

O Cloud Tables é uma boa alternativa, pois funcionários de empresas de hidrojateamento de fachadas podem agendar postagens em redes sociais e notificações por e-mail, por exemplo, de perfuração rotativa. 

No entanto, há um grande número de aplicativos e ferramentas que permitem o gerenciamento colaborativo de projetos. 

As equipes de marketing são incentivadas a avaliar as opções mais adequadas. 

Passo 2: Determine a frequência de publicação 

Antes mesmo de começar a produzir conteúdo informativo para o blog da empresa, é importante definir  a frequência de publicação, o que afeta diretamente as estratégias de produção e a quantidade de material. 

Publicações de alta frequência podem ser muito úteis para atrair consumidores de materiais de iluminação, como fontes de LED. No entanto, o conselho é que as cobranças sejam consistentes com o que a empresa pode implementar. 

Não faz sentido postar todos os dias em uma semana e não continuar na outra. Independentemente do volume ou frequência de publicação, é importante manter a consistência e a qualidade do conteúdo.

Passo 3: Desenvolva uma estratégia de conteúdo de blog da empresa

O planejamento do conteúdo do blog inclui questões como: 

  •  Data de publicação com base na frequência selecionada; 
  •  Tempo de liberação, considerando os testes de pico de acesso; 
  •  Prazo pós-entrega; 
  •  Situação da produção (em andamento, revisada, concluída e liberada); 
  •  Autor ou autores do conteúdo do blog da empresa; 
  •  Tipo  ou conteúdo da publicação; 
  •  Palavras-chave e título da ordem do dia; 
  •  Etapa da persona-alvo e  jornada do comprador; 
  •  Resumo  com informações relevantes; 
  •  Forneça um CTA (call to action) para o material; 
  •  URL de conteúdo gerado.

 Passo 4: Seleção dos canais de distribuição 

Após uma estratégia de criação de conteúdo bem definida, é muito importante definir quais são os canais de distribuição para melhorar a disponibilidade do material produzido. 

Postagens em redes sociais ou estratégias de e-mail marketing são as principais formas de informar o público sobre novos lançamentos e métodos para obter um atestado de vistoria do corpo de bombeiros ou outros blogs de empresas instaladoras de produtos. 

Nas redes sociais, é importante determinar qual conteúdo está sendo promovido, bem como a data e hora da publicação. 

É importante escolher uma plataforma de acordo com o público-alvo da empresa e fazer  postagens de acordo com o objetivo das medidas, que pode ser aumentar o tráfego, gerar leads de vendas, aumentar o engajamento etc. 

No e-mail marketing é importante definir os mesmos detalhes, mas muitos processos são feitos automaticamente. 

A segmentação da lista garante que as mensagens respeitem o perfil de cada consumidor em potencial.

Passo 5: Siga o cronograma e mantenha atualizado o blog da empresa

Criar um cronograma de entrega pode ser muito trabalhoso se a equipe não seguir as orientações e manter a plataforma atualizada. 

As mudanças não precisam ser diárias, mas são importantes após períodos de testes ou ajustes de estratégias. 

Passo 6: Compartilhe o calendário com a equipe de marketing 

Uma das principais vantagens do calendário editorial é que os profissionais da equipe de marketing estão alinhados. 

Para fazer isso, no entanto, é importante que todos  da equipe tenham acesso ao cronograma, independentemente da ferramenta ou plataforma que sua organização usa. 

Organizar as postagens do blog é uma tarefa constante, mas  pode ser facilitada e agilizada com um calendário editorial.