Como gerar novos leads com as mídias sociais: 5 dicas de marketing digital

Muitos canais de marketing podem ajudar sua empresa a ganhar visibilidade e aumentar vendas e receita.

A mídia social é um desses canais, mas oferece algo que muitos outros canais não tem: a capacidade de interagir com clientes em potencial em um ambiente de não vendas.

Ao invés de vender constantemente produtos e serviços, sua empresa pode usar as mídias sociais para interagir com seu público-alvo sem ser excessivamente promocional. 

Essa é uma das razões pelas quais as mídias sociais também são eficazes para gerar novos leads.

Quando você destaca o que sua empresa tem a oferecer em um ambiente de baixa pressão, permite que os clientes em potencial aprendam sobre você nos seus próprios termos. 

Continue lendo para descobrir como transformar suas mídias sociais em um canal para gerar novos leads.

Como gerar novos leads com as mídias sociais: 5 dicas de marketing digital


1. Complete seus perfis nas mídias sociais

Um perfil desorganizado parece incompleto e, portanto, não profissional. 

Os usuários de mídia social esperam que as empresas que eles seguem dediquem algum tempo para fornecer as informações necessárias e se sentirão menos motivados a entrar em contato se não virem conteúdos, fotos ou descrições de sua empresa em seus perfis.

Complete seus perfis sociais antes de lançar sua estratégia de geração de leads e obterá mais seguidores, maior credibilidade e, finalmente, retornos mais altos.

Escreva uma breve descrição de sua empresa, produtos e serviços e faça upload de uma foto do logotipo ou do prédio da sua empresa como sua foto de perfil. 

Inclua outras fotos e até vídeos para mostrar sua equipe, escritório e qualquer outra coisa visualmente interessante.

Inclua links para seu site, quando apropriado, e se você estiver usando uma plataforma que não possui um campo de URL, adicione um à sua biografia

A maioria das empresas vincula suas páginas iniciais, mas uma página de destino pode ser aceitável dependendo de suas campanhas e metas atuais.

Inclua destaques que chamam a atenção, como por exemplo os destaques dos Stories do Instagram. 

Ali você pode fazer uma sequência de imagens, seja sobre seus produtos, serviços ou até mesmo como é a rotina do dia a dia de sua empresa. Aprenda aqui o tamanho storie

2. Execute campanhas pagas

Para tornar mais fácil para as empresas alcançar clientes em potencial, plataformas como Facebook, Twitter e Instagram lançaram opções de publicidade paga nos últimos anos. 

Dada a qualidade dos leads das mídias sociais – para não mencionar seu cenário cada vez mais competitivo – esses anúncios são uma adição inteligente à sua estratégia social.

Desenvolva o título certo, escolha os melhores gráficos para o seu anúncio. 

Conheça o local de destino e a base de clientes, pois isso determinará quando o seu anúncio será exibido.

Inclua uma forte frase de chamada e vincule o anúncio a uma página de destino ou página de conversão.

Muitas plataformas sociais também oferecem a capacidade de exibir anúncios de geração de leads ideais para inscrições e coleta de outras informações de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.

Graças às opções avançadas de segmentação de público-alvo na maioria das plataformas, é fácil colocar sua mensagem na frente das pessoas certas. 

 

E quando combinado com conteúdo adaptado aos seus interesses, você tem uma combinação vencedora.

 

3. Divulgue seus eventos

Para algumas campanhas, o objetivo não é promover sua empresa, mas destacar um evento específico. 

Talvez você tenha organizado uma conferência e queira atrair milhares de participantes. Ou talvez tenha lançado um novo produto e queira contar às pessoas sobre ele.

Basicamente, se sua empresa está executando algo que é sensível ao tempo, as mídias sociais podem ser uma ótima maneira de espalhar a notícia e criar um burburinho que antecede o evento.

Algumas semanas antes, crie um evento no Facebook que inclua detalhes de hora e local, fotos e preços. Incentive seus fãs a confirmar presença no evento promovendo-o na página de Facebook da sua empresa. 

Você pode até exibir anúncios do Facebook para promover a participação no seu evento.

Crie uma hashtag para o evento e use-a em todas as suas redes sociais que antecederam e durante o evento. 

No Twitter, incentive os seguidores a usá-la ao falar sobre seu evento ou promoção. 

Poste imagens do evento no Instagram usando a hashtag e incentive outras pessoas a fazer o mesmo e use o Reels como sua estratégia digital também.

Permaneça consistente em todos os seus canais, as mídias sociais podem ser uma ferramenta extremamente eficaz para conscientizar as pessoas sobre seu evento e incentivá-las a participar.

 

4. Promova conteúdos premiums

Parte de sua estratégia de marketing de conteúdo envolve produzir o tipo de conteúdo permanente e de alto nível que desperta o interesse de clientes em potencial e aumenta a conscientização da sua empresa. 

Qual o melhor lugar para compartilhar esse conteúdo com o público do que nas mídias sociais?

Transforme seu conteúdo mais recente em uma ferramenta de geração de leads, compartilhando-o em seus canais sociais.

Poste um link para o conteúdo em sua linha do tempo ou feed de notícias e verifique se o link está em uma página onde você pode capturar nomes e endereços de e-mail em troca do conteúdo. 

Muitas peças de conteúdo premium contêm infográficos, micro gráficos ou outras imagens.

Use essas imagens para promover o conteúdo em plataformas visuais como Instagram e Pinterest. Infográficos e micro gráficos têm um desempenho especialmente bom no Pinterest. 

Ao compartilhar no Instagram, atualize o URL da biografia do seu perfil com o link correto e use a legenda para incentivar as pessoas a visitar o seu perfil para baixar ou visualizar o conteúdo.

Se você não está recebendo muita atenção com essa estratégia, considere usar campanhas pagas. 

Antes de tentar isso, tente criar um calendário de conteúdo de mídia social.

Acompanhe quais tópicos e formatos geram altas taxas de resposta em qual canal e use os dados para otimizar futuros planos de marketing de conteúdo.

 

5. Crie conteúdo interativo

Sua empresa pode usar as mídias sociais para se comunicar com clientes atuais e potenciais, e é uma ótima maneira de construir relacionamentos informais.

Esses relacionamentos podem fornecer informações úteis para o seu público-alvo.

Algumas das melhores maneiras de obter informações são postagens interativas, como pesquisas e concursos. 

Eles não são apenas mais atraentes do que as atualizações regulares, mas podem ajudar você a entender melhor seus seguidores.

O Facebook oferece pesquisas gif, uma combinação única dos dois. O Twitter também oferece pesquisas que permitem uma oportunidade única de coletar informações do seu público. 

Você pode fazer perguntas relacionadas a seus produtos, eventos de notícias mundiais ou que tipo de conteúdo eles gostam de ver.

Usando as ferramentas do concurso, você pode criar concursos exclusivos para o seu público, incentivando-o a fornecer informações como o endereço de e-mail ou simplesmente responder a perguntas relacionadas à sua marca ou produtos.

Você também pode hospedar concursos que incentivam o conteúdo gerado pelo usuário, pedindo aos fãs que enviem fotos deles usando seus produtos por meio de um formulário de concurso ou hashtag de mídia social.

Quer gerar novos leads com as mídias sociais?

A geração de leads é um benefício importante do marketing de mídia social. 

Coloque essas dicas em prática e você poderá transformar qualquer plataforma em um canal viável para sua estratégia de geração de leads.