Você sabia que, segundo uma pesquisa feita pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho e disponibilizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil registrou 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho em 2022?
O dado acima mostra a importância de saber como organizar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) por parte das empresas. Você já tem em sua empresa alguma iniciativa que visa tornar o seu ambiente de trabalho mais seguro?
Afinal, essa é a sua preocupação como gestor, não é verdade? Então, para proteger seus colaboradores e promover um ambiente de trabalho mais seguro para eles, convidamos você a ler esse conteúdo.
Como organizar uma SIPAT em 5 passos?
Veja a seguir como organizar um SIPAT efetivo e adaptado para as necessidades da sua empresa em 5 passos simples:
- Planejamento
O primeiro passo de como organizar uma SIPAT é organizar o evento. Afinal, ele geralmente dura uma semana, então é interessante que se tenha uma diversidade de atividades e atrações.
Comece formando uma “comissão organizadora” , reunindo pessoas de diversos setores da sua organização. Dessa forma, você terá uma visão plural e ampla das necessidades relacionadas à segurança do trabalho de toda a empresa.
Os acidentes de trabalho que acometem a equipe financeira, por exemplo, são diferentes dos que podem acontecer com a equipe de transporte. Assim, é interessante que um a SIPAT eficiente evite essas diferentes situações.
Além disso, essa comissão organizadora ficará responsável por definir as metas relacionadas ao evento, como a conscientização sobre práticas seguras, prevenção de acidentes e promoção da saúde no trabalho.
- Identificação de temas relevantes
Os temas da SIPAT precisam ser relevantes e combinar com a realidade da empresa. Vale a pena analisar incidentes passados e riscos específicos que acometem os seus funcionários. Veja algumas temáticas que podem ser abordadas:
- uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI);
- ergonomia;
- segurança no trabalho;
- primeiros socorros;
- saúde mental.
Vale a pena fazer uma consulta à legislação trabalhista e às normas regulamentadoras, já que existem áreas específicas exigidas , bem como temas obrigatórios que devem estar presentes na SIPAT. Além de útil para a sua empresa, o evento precisa estar em conformidade legal.
E ninguém melhor do que os próprios colaboradores para auxiliar na identificação de tópicos relacionados a sua própria segurança, não é mesmo? Para tanto, promova pesquisa de opinião e reuniões para identificar as principais preocupações da sua equipe que podem ser incorporadas à SIPAT.
- Seleção de participantes e atividades
Com o planejamento já encaminhado, está na hora de definir as atrações e os palestrantes que participarão do evento. Aqui, vale a mesma regra do planejamento: escolha pessoas e atividades que garantam uma abordagem abrangente dos acidentes relacionados à realidade da empresa.
Também vale a pena contar com a presença de alguns profissionais da área, como:
- médicos do trabalho (podem ensinar como reduzir o estresse no trabalho, a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional e como identificar sintomas de problemas de saúde mental);
- técnicos de segurança (podem explicar normas regulamentadoras relacionadas à segurança no trabalho, quais as obrigações legais da empresa e dos colaboradores relacionadas ao trabalho e demonstrar como utilizar corretamente os EPIs);
- bombeiros (podem explicar como identificar potenciais fontes de incêndio na organização, quais as melhores medidas preventivas para evitar incêndios e demonstrar como utilizar corretamente os extintores).
Dessa forma, você poderá passar para a sua equipe informações e práticas corretas de segurança, além de obter insights especializados e práticos que podem ser aplicados em medidas de proteção internas da organização.
Já com relação às atividades, é interessante que elas sejam diversidades e tenham relevância em relação aos objetivos e metas da SIPAT . É possível investir em workshops práticos, palestras informativas, simulações de evacuação, treinamentos de primeiros socorros, entre outras atividades.
Outros pontos que devem ser considerados para escolher as atividades do SIPAT são as características da sua equipe e a cultura organizacional da própria organização. Atividades interativas e dinâmicas são mais eficazes para envolver os colaboradores, enquanto abordagens práticas são mais efetivas para uma aprendizagem “mão na massa”
- Divulgação
Para garantir que toda a empresa participe da SIPAT, é preciso fazer uma boa divulgação do evento. Além da participação, os colaboradores também saberão antecipadamente sobre os objetivos da atração da SIPAT, motivando-os a participar.
Aqui, a dica é apostar em diferentes canais de comunicação, tanto internos quanto externos. Você pode criar cartazes e banners para fixá-los em locais estratégicos da empresa, como corredores e áreas comuns.
O envio de e-mails corporativos e publicações nas redes sociais também são formas eficientes de chamar a atenção dos colaboradores. Este último, inclusive, pode transmitir para o público uma ideia positiva da sua empresa, mostrando que ela se preocupa com a segurança dos seus colaboradores.
Para as redes sociais, é interessante que se tenha publicações regulares, destacando os momentos mais importantes dos eventos e a agenda diária. Se possível, vale a pena coletar depoimentos dos palestrantes e colaboradores, mostrando as suas expectativas para a SIPAT.
Também é possível marcar reuniões prévias para apresentar o planejamento da SIPAT para a equipe, permitindo que seus colaboradores tirem dúvidas ou deem sugestões sobre como melhorar o evento. O engajamento direto com os participantes faz com que eles fiquem mais inclinados a participar.
- Avaliação
A avaliação e coleta de feedbacks após a SIPAT são etapas essenciais para estudar o impacto do evento, identificar pontos fortes e áreas de melhoria, bem como para orientar o aprimoramento contínuo das iniciativas de segurança no trabalho.
Você pode iniciar essa etapa criando e divulgando formulários de feedback para os seus colaboradores, que podem ser feitos tanto fisicamente quanto on-line. Eles devem abranger diversos aspectos do evento, como a qualidade das palestras, a relevância dos temas abordados, a eficácia das atividades práticas e a percepção dos participantes sobre a utilidade das informações recebidas.
Também considere a possibilidade realizar entrevistas individuais ou em grupo para obter insights mais detalhados. Essa abordagem permite que os participantes expressem suas opiniões de maneira mais aberta e forneçam informações qualitativas valiosas.
E que tal realizar encontros pós-SIPAT? Neles, a comissão organizadora e os participantes podem compartilhar experiências, sugestões e críticas construtivas. Esse diálogo direto promove a transparência e fortalece o compromisso da empresa com a melhoria contínua da cultura de segurança.
Ao analisar os dados coletados, destaque os pontos positivos para reconhecimento e reforce essas práticas no futuro. Em relação aos aspectos a serem melhorados, desenvolva um plano de ação para implementar mudanças significativas nas próximas edições da SIPAT.
Assim, aprendendo a como organizar uma SIPAT, você terá um evento de muita qualidade que ajudará a diminuir consideravelmente (ou até mesmo eliminar) os acidentes de trabalho em sua organização.
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.