O que é um intermediador de pagamentos e qual sua função?
Você sabe o que é intermediador de pagamento e a importância da ferramenta para processar transações on-line? A solução, que viabiliza a comunicação entre estabelecimentos e adquirentes, é, principalmente, flexibilizar a vida do lojista e aumentar suas vendas.
Afinal, oferecer diversas opções de pagamento no checkout é fundamental para melhorar a experiência do cliente, reduzindo as chances de frustração ao não encontrar o meio de pagamento com o qual ele mais se identifica.
Além disso, o intermediador funciona como um facilitador burocrático. Ele é o responsável por fazer a ponte entre o negócio e as bandeiras de cartão de crédito, o que evita que o dono do comércio precise fechar parcerias de forma independente.
Quer mais detalhes sobre o que é um intermediador de pagamentos e como ajuda empresas a fecharem mais vendas?
Confira nosso artigo até o fim!
O que é intermediador de pagamentos?
O intermediador de pagamentos (outro nome para subadquirente) facilita a comunicação entre estabelecimentos comerciais e adquirentes, o que aumenta a oferta de meios de pagamentos em empresas e facilita o processo de aprovação de uma compra.
Ele conecta todos os principais participantes do processo de aprovação de uma transação, a saber:
- consumidor;
- estabelecimento comercial;
- adquirente;
- banco.
O subadquirente funciona como um intermediador (como o nome mais popular já diz) que facilita o acesso de estabelecimentos comerciais aos adquirentes. Em vez de dialogarem diretamente com os adquirentes de cada bandeira de cartão, o papel fica com o intermediador.
Seu uso garante mais meios de pagamento para as empresas e ainda as livra de responsabilidades relacionadas a eventuais problemas nas transações financeiras..
Dessa forma, o intermediador assume a responsabilidade de processar os pagamentos, aprovar a operação junto ao adquirente e o banco, além de liquidar os valores do consumidor na conta do estabelecimento comercial.
Agora que você entendeu o que é o intermediador de pagamentos, é hora de descobrir como funciona.
Como funciona um intermediador de pagamentos?
Imagine um cliente fechando uma compra digitalmente, pelo e-commerce, ou por meio da maquininha de cartão em uma loja presencial.
Ao digitar os dados de pagamento e enviá-los, fluxo da transação é o seguinte:
- o subadquirente recebe os dados e assume, a partir daí, os riscos da operação;
- os dados chegam ao adquirente, que é o responsável por se comunicar com as bandeiras (Elo, Mastercard e Visa) e com o banco para fiscalizar se está tudo ok com os valores e a natureza da transação;
- após monitorados, os dados voltam ao intermediador para liquidar a transação diretamente na conta do estabelecimento comercial.
Qual a diferença entre intermediador e gateway de pagamentos?
O gateway de pagamentos é uma espécie de intermediário, mas com funções limitadas e algumas particularidades que o diferenciam de um intermediador. Veja a seguir as principais.
- Funções: enquanto o gateway de pagamento cria toda a estrutura técnica para um checkout fluido e sem atritos em um site ou app, o intermediador faz a ponte entre estabelecimentos comerciais e adquirentes.
- Aplicações: o gateway é uma ferramenta usada exclusivamente para compras on-line. Já o intermediador tem influência tanto em transações on-line quanto off-line, ou em compras feitas tanto em aplicativos móveis quanto em maquininhas para lojas físicas.
- Segurança: o gateway de pagamento não tem responsabilidade sobre a gestão de riscos, como fraudes ou pedidos de chargeback. Esse papel é exclusivo do intermediador, que assegura a segurança criptográfica de uma transação.
Ao fazer o comparativo, fica mais fácil definir se a sua empresa precisa de um intermediador ou um gateway de pagamentos, certo?
Para adicionar mais alguns elementos à sua balança de decisão, acompanhe, a seguir, os pontos positivos de trabalhar com um intermediador de pagamentos.
Vantagens de ter um intermediador de pagamentos
As principais vantagens de ter um intermediador de pagamentos são:
- menos burocracia para oferecer meios de pagamento que contemplam diversas bandeiras de cartão, uma vez que a intermediadora dá conta desse processos;
- integração simples e rápida com a estrutura operacional de e-commerce e das prestadoras de serviços;
- gestão de riscos e responsabilização da subadquirente contratada;
- plataforma completa de gerenciamento de fluxo financeiro e de pagamentos oferecida pelo próprio intermediador;
- suporte ao cliente completo e especializado para resolver qualquer dúvida do estabelecimento comercial em relação à estrutura de pagamentos.
Como escolher um bom intermediador de pagamentos?
A escolha da sua subadquirente precisa considerar alguns aspectos-chave, que asseguram uma experiência de uso sem atritos. Os principais pontos essenciais que não podem ficar de fora da sua análise são:
- Tarifas: verifique as taxas cobradas e se há um período de teste com valor promocional ou gratuito;
- Suporte: entenda a disponibilidade do time de suporte para sanar suas dúvidas e contornar eventuais problemas no processo de intermediação;
- Segurança: conheça as camadas de segurança presentes no processo de intermediação, incluindo as relacionadas à proteção de dados;
- Solidez: estude o fornecedor e verifique sua reputação no mercado. Consulte a documentação da empresa e certifique-se de que esteja de acordo com as regulamentações do setor.
Conte com um intermediador de pagamento para otimizar a gestão financeira e modernizar os canais de pagamento do seu negócio. O objetivo é aumentar a receita e satisfazer as demandas do cliente na hora de fechar uma compra.
Gostou do conteúdo e entendeu o que é um intermediador de pagamento? Para mais artigos como este, continue acompanhando nosso blog! Até a próxima!
Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.