O que é um intermediador de pagamentos e qual sua função?

o que é um intermediador de pagamentos

O que é um intermediador de pagamentos e qual sua função?

Você sabe o que é intermediador de pagamento e a importância da ferramenta para processar transações on-line? A solução, que viabiliza a comunicação entre estabelecimentos e adquirentes, é, principalmente, flexibilizar a vida do lojista e aumentar suas vendas.

Afinal, oferecer diversas opções de pagamento no checkout é fundamental para melhorar a experiência do cliente, reduzindo as chances de frustração ao não encontrar o meio de pagamento com o qual ele mais se identifica. 

Além disso, o intermediador funciona como um facilitador burocrático. Ele é o responsável por fazer a ponte entre o negócio e as bandeiras de cartão de crédito, o que evita que o dono do comércio precise fechar parcerias de forma independente.

Quer mais detalhes sobre o que é um intermediador de pagamentos e como ajuda empresas a fecharem mais vendas? 

Confira nosso artigo até o fim!

O que é intermediador de pagamentos?

O intermediador de pagamentos (outro nome para subadquirente) facilita a comunicação entre estabelecimentos comerciais e adquirentes, o que aumenta a oferta de meios de pagamentos em empresas e facilita o processo de aprovação de uma compra.

Ele conecta todos os principais participantes do processo de aprovação de uma transação, a saber:

  • consumidor;
  • estabelecimento comercial;
  • adquirente;
  • banco.

O subadquirente funciona como um intermediador (como o nome mais popular já diz) que facilita o acesso de estabelecimentos comerciais aos adquirentes. Em vez de dialogarem diretamente com os adquirentes de cada bandeira de cartão, o papel fica com o intermediador. 

Seu uso garante mais meios de pagamento para as empresas e ainda as livra de responsabilidades relacionadas a eventuais problemas nas transações financeiras..

Dessa forma, o intermediador assume a responsabilidade de processar os pagamentos, aprovar a operação junto ao adquirente e o banco, além de liquidar os valores do consumidor na conta do estabelecimento comercial.

Agora que você entendeu o que é o intermediador de pagamentos, é hora de descobrir como funciona. 

Como funciona um intermediador de pagamentos?

Imagine um cliente fechando uma compra digitalmente, pelo e-commerce, ou por meio da maquininha de cartão em uma loja presencial.

Ao digitar os dados de pagamento e enviá-los, fluxo da transação é o seguinte:

  1. o subadquirente recebe os dados e assume, a partir daí, os riscos da operação;
  2. os dados chegam ao adquirente, que é o responsável por se comunicar com as bandeiras (Elo, Mastercard e Visa) e com o banco para fiscalizar se está tudo ok com os valores e a natureza da transação;
  3. após monitorados, os dados voltam ao intermediador para  liquidar a transação diretamente na conta do estabelecimento comercial.

Qual a diferença entre intermediador e gateway de pagamentos?

O gateway de pagamentos é uma espécie de intermediário, mas com funções limitadas e algumas particularidades que o diferenciam de um intermediador. Veja a seguir as principais.

  • Funções: enquanto o gateway de pagamento cria toda a estrutura técnica para um checkout fluido e sem atritos em um site ou app, o intermediador faz a ponte entre estabelecimentos comerciais e adquirentes.
  • Aplicações: o gateway é uma ferramenta usada exclusivamente para compras on-line. Já o intermediador  tem influência tanto em transações on-line quanto off-line, ou em compras feitas tanto em aplicativos móveis quanto em maquininhas para lojas físicas. 
  • Segurança: o gateway de pagamento não tem responsabilidade sobre a gestão de riscos, como fraudes ou pedidos de chargeback. Esse papel é exclusivo do intermediador, que  assegura a segurança criptográfica de uma transação. 

Ao fazer o comparativo, fica mais fácil definir se a sua empresa precisa de um intermediador ou um gateway de pagamentos, certo?

Para adicionar mais alguns elementos à sua balança de decisão, acompanhe, a seguir, os pontos positivos de trabalhar com um intermediador de pagamentos.

Vantagens de ter um intermediador de pagamentos

As principais vantagens de ter um intermediador de pagamentos são: 

  • menos burocracia para oferecer meios de pagamento que contemplam diversas bandeiras de cartão, uma vez que a intermediadora dá conta desse processos;
  • integração simples e rápida com a estrutura operacional de e-commerce e das prestadoras de serviços;
  • gestão de riscos e responsabilização da subadquirente contratada;
  • plataforma completa de gerenciamento de fluxo financeiro e de pagamentos oferecida pelo próprio intermediador;
  • suporte ao cliente completo e especializado para resolver qualquer dúvida do estabelecimento comercial em relação à estrutura de pagamentos.

Como escolher um bom intermediador de pagamentos? 

A escolha da sua subadquirente precisa considerar alguns aspectos-chave, que asseguram uma experiência de uso sem atritos. Os principais pontos essenciais que não podem ficar de fora da sua análise são: 

  1. Tarifas: verifique as taxas cobradas e se há um período de teste com valor promocional ou gratuito;
  2. Suporte: entenda a disponibilidade do time de suporte para sanar suas dúvidas e contornar eventuais problemas no processo de intermediação;
  3. Segurança: conheça as camadas de segurança presentes no processo de intermediação, incluindo as relacionadas à proteção de dados; 
  4. Solidez: estude o fornecedor e verifique sua reputação no mercado. Consulte a documentação da empresa e certifique-se de que esteja de acordo com as regulamentações do setor. 

Conte com um intermediador de pagamento para otimizar a gestão financeira e modernizar os canais de pagamento do seu negócio. O objetivo é aumentar a receita e satisfazer as demandas do cliente na hora de fechar uma compra.

Gostou do conteúdo e entendeu o que é um intermediador de pagamento? Para mais artigos como este, continue acompanhando nosso blog! Até a próxima!


Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.