Conheça alguns instrumentos utilizados na música

O segmento musical engloba diversos ritmos e instrumentos, correspondendo assim a um mercado amplo de produtos e serviços, desde produção, aulas, até a comercialização de diversos itens.

Em meio ao grande número de instrumentos aplicados na música, de forma geral, é possível encontrá-los divididos em itens de sopro, corda e também percussão.

As opções de sopro, conforme o próprio nome já indica, geram som por meio de uma vibração de uma coluna de ar e os de corda, também chamados de cordofones, por meio de cordas.

Já no que diz respeito aos de percussão, são subdivididos em os membranofones, que correspondem a criação de som por meio da vibração de uma membrana e idiofones, que emitem o som por meio do próprio corpo.

As principais características da flauta transversal

A flauta faz parte dos instrumentos de sopro e  tem como principal característica sua melodia e timbre suave.  Um tipo de flauta amplamente conhecido é a flauta doce, porém, é importante citar que existem outros modelos, como a flauta transversal.

A distinção de maior destaque entre essas alternativas é que ao abordar a flauta doce, trata-se de uma flauta onde o ar é soprado pela ponta do instrumento, já na flauta transversal, isso ocorre pela lateral.

Por esse motivo, até mesmo no momento de segurar, há distinção, uma vez que a flauta transversal é segurada para o lado.

aula de flauta transversal pode atender diferentes faixas etárias, seja com o objetivo de conhecer o instrumento e aprender a tocá-lo ou para seguir a música como profissão.

De qualquer forma, é um tipo de curso que envolve diferentes técnicas que tornam possível não apenas o domínio do instrumento no requisito prático, como também no teórico.

Vantagens de aulas de dança

Além de instrumentos, para algumas pessoas também pode ser interessante recorrer a aula de dança, principalmente para quem busca uma imersão mais completa no meio musical.

No caso da aula de funk, por exemplo, quando se fala do funk tradicional, que corresponde em torno da década de 50, de fato diversos instrumentos eram aplicados, como baixo, teclados e bateria.

No entanto, ao longo dos anos o estilo musical foi ganhando outras faces e hoje em dia consiste em um ritmo considerado predominantemente eletrônico.

De qualquer forma, ao buscar por esse tipo de aula, é interessante conhecer a forma que a modalidade é abordada.

Independentemente desses fatores, é interessante observar que as aulas de dança possuem grande potencial para contribuir com o condicionamento físico e com a flexibilidade, além de muitas academias ou escolas de dança abordarem de uma forma divertida os ritmos apresentados.

Sendo assim, de forma geral, é possível reunir os seguintes benefícios:

  • Flexibilidade;
  • Condicionamento físico;
  • Melhora da saúde de forma geral;
  • Diversão;
  • Integração social.

O uso do piano

O piano é um instrumento comumente relacionado aos estilos clássicos, porém, desde seu surgimento, muitos tipos surgiram, inclusive novos meios de utilizar esse instrumento na música.

Quando se trata do piano acústico, esse é um dos mais procurados e convencionais. Esse tipo se divide em piano de cauda e piano acústico vertical.

No que diz respeito às características semelhantes, as cordas, martelo, tampa, entre outros aspectos da estrutura, estão presentes apesar das distinções em cada modelo e assim como todos os pianos acústicos, apresentam uma sequência de 88 teclas pretas e brancas.

O piano de cauda pode chegar a 2,74 m, porém, há modelos menores, principalmente nos que são colocados em residências.

A principal distinção do piano vertical é a tampa, que que é responsável por seu comprimento e exige um suporte para permanecer aberta.

Além disso, a posição das cordas se mantém na horizontal e, dessa maneira, o som tem uma melhor distribuição.

Comumente, o piano vertical é situado próximo as paredes, especialmente devido ao seu tamanho mais compacto do que a alternativa anterior.

As cordas ficam em forma diagonal ou vertical devido ao pouco espaço que é encontrado nesse item.

Ao buscar por aula de piano para iniciantes, é interessante ter consciência de que hoje, há diversos meios desenvolvidos em prol da aprendizagem, tanto por meio digital, quanto nas aulas presenciais.

Por essa razão, em escolas de música, é possível encontrar diferentes tipos de estruturas e métodos, basta escolher o instrumento e realizar uma pesquisa cautelosa para iniciar os estudos em um local que de fato seja favorável.