Conheça o conceito japonês Ikigai para promover seu autoconhecimento e melhorar sua vida

Para neurocientista, encontrar seu propósito de vida é o que garante mais equilíbrio, tranquilidade e bem-estar. Você sabe qual é seu propósito de vida? Saber “porque estamos aqui” pode ser fácil para alguns, mas muito difícil para outros. O conceito Ikigai trata exatamente sobre isso: a importância de se descobrir qual é seu real propósito. 

O conceito fala sobre autoconhecimento e a busca por uma vida mais feliz e equilibrada, passando por diferentes questões da vida, desde trabalho e relacionamentos até bens materiais e itens de organização para tornar a vida menos complexa. 

Entenda o que é o ikigai e como encontrar o seu propósito de acordo com o conceito japonês. 

O que é ikigai?

A palavra japonesa não tem uma tradução literal para o português, mas seu conceito se refere ao propósito de vida, a razão de ser de um indivíduo. Ou seja, ikigai é o motivo pelo qual as pessoas se esforçam para algo, é a intenção colocada em atividades do dia a dia. 

De acordo com o livro Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz, de Ken Mogi, neurocientista japonês, o conceito surgiu a partir da observação de comunidades de Okinawa, um grupo de ilhas no Japão.

Os residentes de lá são conhecidos pela longevidade, sendo um dos locais com população mais velha do mundo. Por lá, o conceito é bastante conhecido, utilizado e visto como um dos grandes motivos dessa longevidade. 

Por que o ikigai é importante?

A busca por um propósito maior não é exclusividade da cultura oriental. No ocidente, encontrar esse grande motivo para viver também é algo valorizado e também visto como uma das maneiras de encontrar a felicidade e a saúde. 

Por isso, encontrar seu ikigai é algo entendido como benéfico não só para a saúde mental, mas também para o corpo.

De acordo com o livro citado acima, pesquisas realizadas na Universidade de Tóquio e no Centro Rush para Mal de Alzheimer, de Chicago, mostraram que pode existir uma correlação entre a saúde, a longevidade e a existência de um propósito. 

Na primeira pesquisa, foi indicado que idosos com estilo de vida equilibrado e centrados em um propósito sustentável a longo prazo contribuíram com o sistema imunológico, já que apresentavam menores níveis de estresse, um grande desencadeador de problemas na defesa do organismo. 

Em Chicago, os pesquisadores notaram que idosos que realizam atividades diariamente, que não tinham aberto mão de um propósito de vida, tinham 50% menos chance de desenvolver Alzheimer grave e outros problemas neurodegenerativos. 

Como encontrar meu ikigai?

Ter um propósito de vida realmente é a grande busca de muitas pessoas. De acordo com Ken Mogi, existem diversas maneiras e técnicas de encontrá-lo, mas o autoconhecimento é o centro de tudo. 

Em um vídeo, Seiiti Arata, que produz conteúdos sobre autoconhecimento e propósito, explica quais são os cinco passos para encontrar o ikigai, de acordo com o livro Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz, de Ken Mogi. 

  • Comece pequeno: comece com motivações diárias;
  • Liberte-se de ideias antigas: é preciso decidir o que de fato é importante;
  • Buscar harmonia e sustentabilidade: propósito a longo prazo;
  • Ter alegria nas pequenas coisas: não condicionar a felicidade a grandes objetivos;
  • Estar no aqui e agora: aproveitar o momento presente.

De acordo com o livro, encontrar um propósito de vida não é uma tarefa a se fazer uma única vez na vida, pois tanto as pessoas quanto o mundo mudam. Assim, fazer esse exercício de autoconhecimento é algo constante.