O futuro é as marcas cocriarem ao invés de concorrerem

Entenda o que é a cocriação e como ela impacta o futuro das empresas. A cocriação é o processo que reúne agentes externos para a operação de uma organização com o objetivo de impulsionar a inovação. A ideia desse conceito é aproximar fornecedores, clientes, marcas e concorrentes para criar soluções que sejam eficientes e baratas.

Nesse contexto, temos o consumo responsável, caracterizado pela diversidade de práticas e uso racional dos recursos em relação à sociedade. Esse é o novo comportamento do consumidor no qual as marcas precisam se atentar na hora de desenvolver suas ações.

Continue lendo e entenda como o futuro das marcas depende do trabalho conjunto ao invés da competitividade, bem como de que forma essas ações podem fazer uma empresa crescer cada vez mais. 

Lembre-se, quanto mais você juntar suas ideias com a de outras pessoas, maior a chance de destaque, bem como de agradar os clientes interessados no seu produto. Inclusive, quando duas marcas se unem, a tendência é que os clientes também dobrem em quantidade.

Importância da cocriação entre as marcas 

A cocriação, processo conhecido como coopetição, é uma nova referência que as empresas buscam em uma tentativa de salvar o mundo. Basicamente, esse é um movimento que visa solucionar problemas ambientais e desafios sociais.

A tendência da colaboração entre as marcas também é uma nova forma de liderança, já que os consumidores exigem um posicionamento das marcas e assumem valores cada vez mais firmes, esperando o mesmo das empresas.

Atualmente, a satisfação do cliente é quase uma obrigação para uma organização ter sucesso no mercado. Por isso, qualquer empresa precisa apostar em estratégias inovadoras. A cocriação é uma delas. 

Os benefícios dessa prática são diversos, tanto para a empresa como para a concorrência. Alguns exemplos de resultados são:

  • Otimização dos processos;
  • Maior flexibilidade nas atividades internas;
  • Aproximação do cliente com a marca;
  • Resultado mais próximo com o que o consumidor deseja;
  • Diferencial competitivo.

Outro fator que impulsiona a união dos esforços das empresas é o pensamento da nova geração. Segundo o relatório The Future 100, 80% da Geração Z acredita que as marcas deveriam deixar de lado suas diferenças e melhorar a vida das pessoas.

Hoje, temos algumas ideias de ações similares ao que foi proposto, bem como que devem se intensificar ainda mais. Conheça-as: 

Cobranding 

O cobranding une duas ou mais marcas, como uma parceria entre elas, para suprir diversos objetivos, como o aumento da visibilidade, maior penetração no mercado, crescimento dos lucros, melhora da imagem dos negócios, etc.

Collab

As collabs são uma estratégia muito usada por grandes marcas que associam outras organizações ou artistas para lançar produtos com edição limitada. Seu principal objetivo é criar desejo e lembrança de marca, além de unir forças e processos criativos.

A união pelo meio ambiente

Pensando nas necessidades da nova geração, em um futuro mais sustentável e um mundo melhor, a cocriação é um método muito interessante para aproximar marcas de suas concorrentes e desenvolver produtos que não prejudicam o meio ambiente.

Essa tendência deve ser bem analisada pelos negócios, pensando na inovação e no comportamento do consumidor. Por isso, as collabs e o cobranding tendem a se intensificar para o bem comum da sociedade. 

Considerações finais

Uma frase muito marcante sobre o tema diz: “sem inovação não há como sobreviver”. Nesse sentido, a cocriação pode ser uma solução viável para gerar valor no mercado, bem como para conquistar mais clientes e resultados.

Lembre-se de que produtos sustentáveis e o consumo responsável também são necessidades dos consumidores, que cada vez mais exigem um posicionamento das marcas e valores semelhantes. 

Por fim, depois de entender um pouco mais sobre o assunto e conhecer as dicas, basta montar o seu planejamento e partir para a ação.