As 11 principais características de um bom site

Desde a explosão da internet para o público geral são criados diversos sites todos os dias, atualmente são aproximadamente vinte mil novos endereços todos os dias. Porém, são poucos os sites que se destacam e obtêm bons números, não à toa que a média de duração dos sites é de apenas três meses. 

Saiba agora os 11 elementos, que nós acreditamos ser os principais para a criação de um site de qualidade, para que você crie seu site da melhor maneira possível.

1) Domínio próprio

Começando do início, domínio próprio é um endereço na rede mundial de computadores exclusivo para seu site, está localizado no centro da URL na barra superior de navegação. 

A importância do domínio próprio é muito grande, pois é este domínio que chama a atenção do leitor e pode fazer ele entrar no seu site. Além disso, é através deste domínio que seu site irá ficar marcado na cabeça do leitor, o que pode resultar em uma procura futura diretamente para o seu site.

O domínio é algo exclusivo, portanto deve ser registrado, este processo é feito com alguns sites que registram domínio. O domínio pode ser registrado de diversas maneiras, com “.com”, “. com.br”, “.org” entre outras extensões disponíveis. Este registro é pago e o valor varia de acordo com o endereço escolhido. 

2) URL amigável

A URL é o endereço que fica disponível para leitura do leitor, não necessariamente é entendido com facilidade pelo leitor, e é exatamente neste ponto que entra a URL amigável. Esta modalidade de URL responde pela característica do endereço, no caso é um endereço mais simples de ser entendido pelo leitor.

O fato de a URL amigável ser compreendida de maneira mais simples por parte do leitor é onde está a sua importância. Esta importância está ligada à mesma importância do domínio próprio, pois é uma das primeiras coisas que são vistas por parte do leitor, e quando é causada uma boa impressão no leitor, existem as chances de este clicar no seu link e consumir seu conteúdo. Conteúdo este que tende a ficar cada vez mais visível quando tem uma URL amigável, pois é uma das recomendações do Google para que seu site venha a ter maior exposição dada pela plataforma.

3) Layout do site

A palavra layout é muito vista na internet, e carrega o significado da “apresentação estética” do site, ele é observado na montagem do site, como que ele é feito, se é bem apresentado, bonito, chamativo, entre diversas outras características estéticas do seu site.

O layout é muito importante para o seu site, pois é a estética do seu site, isso interfere mais do que você imagina. Nós mesmos podemos ser o exemplo desta etapa, pois basta fazer a seguinte reflexão: “Você se sente mais seguro e confortável em um site bonito e dinâmico, ou em um site pouco elaborado? ”, a resposta seria unânime: Site bom e bonito. É aí que fica clara a importância do layout do seu site.

Não é algo muito difícil de ser feito, você escolhe o layout que mais lhe agradar, a partir daí você pode escolher as cores e o conteúdo, é fácil você inserir páginas conforme você desejar, e seguir todos os 11 tópicos deste texto.

4) Blog

A palavra “blog” é outra muito citada na internet desde muito tempo, é a maneira simplificada para a palavra “weblog”, onde “Web” significa “rede mundial de computadores” (tradução da sigla WWW’ “World Wide Web”), e “log” significa “registro”, portanto um blog é um registro na rede mundial de computadores, portanto blog nada mais é que a parte onde você publica os textos no seu site.

A diferença de outros termos populares na internet, é algo que muitas pessoas entendem o significado. 

O Blog é importante para o seu site, pois é através dele que você colocará conteúdo no seu endereço. Este conteúdo deve ser muito bem escrito, com palavras chave e diversas outras técnicas de SEO que podem te ajudar a ser mais recomendado pelo Google na sua plataforma de pesquisas. Além de ser a parte mais utilizada do seu site, o seu conteúdo pode ser compartilhado de diversas formas nas redes sociais, podendo trazer cada vez mais acessos para seu conteúdo.

5) Responsividade

A responsividade de um site é a capacidade do seu endereço ser visto em todos os aparelhos com clareza e sem prejuízo de conteúdo e performance. Este é um conceito pouco popular entre o público geral, pois é habitual que sites hoje em dia sejam responsivos, há poucos endereços que não disponham desta característica.

A importância de ter um site responsivo é muito grande, isso é facilmente perceptível a partir da interpretação das alternativas disponíveis de aparelhos que podem acessar seu site. Hoje muitas pessoas trabalham através de um notebook ou computador de mesa, no tempo livre usam um celular ou tablet, e estes dois últimos dão ao leitor a praticidade de acessar seu site de maneira rápida em qualquer lugar com internet. 

Com essas observações, é vital a importância da criação de um site responsivo, pois não é algo desejável a perda de acessos partindo de computadores fixos, notebooks ou dispositivos móveis portáteis mais práticos (como o celular e tablet).

6) Performance

A performance de um site é o desempenho dele quando é acessado por algum internauta. Ela pode ser boa ou ruim, isso é interpretado pelos conceitos de cada leitor, mas em um conceito geral é melhor avaliado quando apresenta respostas rápidas e bem direcionadas para os comandos do leitor.

Esta categoria é muito importante, pois é um critério avaliativo para seu site. O leitor julga o seu site nos primeiros segundos após ele clicar no seu site, caso o seu site tenha uma boa performance, existem chances maiores dele ser melhor avaliado e cada vez mais acessado, caso contrário, o leitor tende a buscar novas opções nos resultados de busca.

Portanto, para que seu site  tenha uma boa performance é necessário que seu endereço disponha de uma boa hospedagem de sites, tenha alternativas para o leitor e responda com rapidez aos comandos do leitor.

7) SEO

O SEO é um conjunto de técnicas baseadas nas diretrizes do Google para serem implantadas no seu site, quando estas técnicas são seguidas, existem maiores chances de seu site ser melhor ranqueado nos resultados de pesquisas do Google.

As técnicas de SEO podem ser muito importantes para seu site, pois estão diretamente ligadas às diretrizes do Google para promoção de links nos resultados de pesquisa. Quando estas técnicas são seguidas à risca no seu site, ele tende a ser melhor ranqueado nos resultados de pesquisa.

Há diversas maneiras de colocar as recomendações de SEO em seu site, estas técnicas não interferem no seu conteúdo, mas sim na forma como ele é escrito e propagado. Ao colocar em prática, alinhadas com um assunto relevante no momento, você estará seguindo as recomendações do Google para que a plataforma coloque seu link nas primeiras opções dos resultados de pesquisas.

8) Google Analytics

A plataforma “Google Analytics” é a principal ferramenta com o objetivo de te apresentar os números do seu site. Esta ferramenta é gratuita e é a mais usada em todo o mundo.

Por apresentar os números do seu site, essa plataforma é muito importante para você analisar o material já publicado e planejar o que irá ser publicado futuramente. Os números do Analytics mostram ao criador de conteúdo a quantidade de visualizações, a porcentagem de acessos por cada tipo de aparelho, o país de origem dos acessos, o que é mais buscado, o que é mais acessado, entre diversas outras estatísticas que podem ser muito bem usadas se forem interpretadas da maneira correta.

Como você tem acesso aos números de interação do seu site, você pode se beneficiar para que os leitores se tornem leads no seu site, fazer o conteúdo que seu público consome, assim podendo aumentar cada vez mais seus números.

9) Contato no site

A alternativa de contato entre site e internauta é muito usada em sites que vendem produtos e serviços. Esta etapa faz com que seu site tenha contato direto com o cliente e com as necessidades dele.

O cliente pode ter o contato e atendimento personalizado e exclusivo para comprar seu produto, isso é algo que contribui positivamente para o site, pois além de captar leads, o seu site pode ter mais acessos e fidelizar clientes. Geralmente este contato é feito via chat online e WhatsApp Web.

Esta oportunidade de contato é feita geralmente com uma página pouco desenvolvida, apenas com as oportunidades de contato e o formulário para cadastro. O site pode colocar um ícone chamativo na home do site, chamando a atenção do cliente e deixando ainda mais prático o atendimento.

10) Feedback do leitor

O feedback do leitor é uma forma que você tem de ver como seu trabalho no site está sendo avaliado pelos seus usuários, pode ser feito através de uma página no próprio site ou nas redes sociais.

Sem dúvidas é uma parte importante, pois é relacionada com a satisfação dos internautas, esta alternativa é muito usada por lojas online. A maneira de avaliação é muito boa, pois você pode interpretar isso com base nas características dos seus serviços, seu conteúdo e a personalidade de quem está avaliando. Esta avaliação pode ser observada no próprio site e nas redes sociais através da pesquisa sobre seus serviços, pois se alguém teve uma boa ou má experiência a ponto de registrá-la, é importante que você saiba o que está sendo dito.

11) Interação nas redes sociais

As redes sociais hoje são as principais plataformas de vendas, pois são nelas onde estão lojas e clientes, e seu site também pode estar nas redes sociais.

As pessoas que usufruem do seu conteúdo podem ter redes sociais – há uma grande possibilidade de terem – e nelas eles podem fazer avaliações sobre seu conteúdo. É verdade que as pessoas fazem questão de registrar as experiências ruins, pois não é o que se espera, mas quando seu conteúdo ou serviço rende bons feedbacks de terceiros, estes podem promover seu conteúdo nas redes sociais ou indicá-lo para amigos e colegas.

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