O marketing é, de maneira geral, entendido superficialmente por muita gente, mas poucos sabem os derivados dessa grande ferramenta de conhecimento e técnicas de convencimento. O inbound marketing é mais um dos derivados do marketing.
O que é inbound marketing?
O inbound marketing é mais uma técnica de marketing, mas dessa vez é uma técnica focada na atração de clientes através do marketing de conteúdo e estratégias de SEO.
Uma concepção de marketing focada em atrair clientes, convertê-los em leads e encantá-los com a experiência vivida em todo o processo de compra do seu produto. Essa técnica não visa vender muito para muitas pessoas, mas sim em vender muito para pessoas específicas que irão voltar para comprar novamente.
Como é feito o inbound marketing?
As etapas do procedimento você acabou de conhecer, tratam-se da atração de clientes, conversão em leads, e encantamento através da experiência de consumo. Mas é vital que você saiba como fazer tudo isso, pois não adianta nada saber o que deve ser feito e não saber executar.
Atração do público
Para que seu e-commerce prospere, é vital que você faça propagandas dele de várias formas, mas que essas formas cheguem à sua finalidade: conquistar seu público desejado.
Existem várias formas de fazer essa propaganda através de recursos na internet, mas a intenção não é apenas a venda de produtos, mas também a geração de leads, para que você tenha um contato direto com o seu consumidor.
- Marketing de conteúdo: Uma das principais formas de se fazer inbound marketing é através do conteúdo em redes sociais. O marketing de conteúdo é feito com base em muitos estudos onde é possível chegar em um perfil de público-alvo, após descobrir esse perfil é hora de investir em marketing onde este perfil irá consumir, e é exatamente aí que o conteúdo entra. Um marketing com conteúdo direcionado para o seu público-alvo pode converter esse público em leads e fazer com que ele consuma cada vez mais produtos do seu e-commerce. É uma forma inteligente de chegar ao público, pois a abordagem é feita de uma maneira que pode ser interpretada como uma diversão, por isso é ideal tomar cuidado na dose de propaganda no conteúdo, pois pode ser muito marketing e pouco conteúdo deixando todo o trabalho como uma “forçação de barra” por parte do anunciante.
- Blog: É o principal recurso que as empresas têm para fazerem o inbound marketing. É uma estratégia válida e inteligente, visto que a maioria dos conteúdos passam por textos, logo, apresentam contatos com o blog em algum momento.
- Site: Quando é feita a análise de vendas, é perceptível que o blog vende o conteúdo e o site vende o seu produto real. Isso quer dizer que é onde todos os “peixes pescados” pelo inbound marketing se encontram, pois todas as formas de marketing levam ao mesmo lugar: o seu site.
- Mídias sociais: São onde o seu público-alvo está, é a maneira como o link da sua loja irá chegar ao consumidor através de um marketing de conteúdo, a ideia é que este consumidor gere engajamento com seu site e suas redes sociais, crie um cadastro no seu site (lead) e consuma os produtos que você oferece.
- Search Engine Optimization (SEO): O SEO é um conjunto de métricas adotadas e criadas pelo Google para que a plataforma mostre ao seu público apenas o que ela quer que seja apresentado. Para isso são elaboradas diversas técnicas e métricas para seguir essas recomendações do Google, com isso você pode ver seu site ganhando cada vez mais espaço nos resultados de pesquisa da plataforma e consequentemente poderá captar mais acessos.
Conversão em leads
A conversão em leads é uma etapa fundamental do processo de um inbound marketing de sucesso, pois será através dos leads que você terá o contato direto com seu público de maneira individual, fazendo com que ele esteja sempre engajado com seu site e redes sociais e volte a consumir seu produto. É mais ou menos a mesma ideia do marketing de conteúdo, mas dessa vez é utilizada uma precisão ainda maior. Isso é possível com as seguintes ferramentas:
- Landing Pages: São as páginas criadas para converter os visitantes do seu site em leads, para isso as landing pages são compostas por formulários de inscrição e uma oferta, geralmente são ofertados cupons de desconto e materiais gratuitos, em troca o site consegue leads.
- Formulários: São os locais onde os visitantes do seu site podem efetuar um cadastro, esse cadastro é feito através de um formulário preenchido por este visitante. Neste formulário geralmente haverá os campos para nome completo do visitante e uma forma de contato (geralmente número de telefone ou e-mail).
- Call to Action (CTA): As CTAs são conhecidas como “ação”, um convite simples e direto para o visitante acessar a landing page, preencher o formulário e se tornar um lead. É uma prática muito comum na maioria dos sites que oferecem produtos e serviços.
- Customer Relationship Management (CRM): O CRM usado no marketing digital corresponde a um software que quando instalado você tem acesso às informações de todos os seus leads, com isso você tem acesso á tudo que eles precisam e quando precisam.
- Conversion Rate Optimization (CRO): Essa é a ferramenta que garante que sua taxa de leads continue aumentando cada vez mais, para isso é indicado que suas ações de atração de leads sejam baseadas em testes e dados corretos do seu público.
Venda
Começar atraindo as pessoas certas e converter leads é um excelente começo, agora vem a parte mais fundamental de todas, a venda de produtos e serviços. A venda é feita quando transformamos visitantes e leads em clientes, isso é possível com a ajuda de algumas ferramentas de marketing e vendas:
- Automação de marketing: É a forma de alimentar os leads, a automação é usada quando torna-se inviável a alimentação de leads por humanos, a quantidade é tão grande que apenas uma máquina comporta todo esse atendimento.
- E-mail marketing: Uma ferramenta muito usada, mas que está se desgastando. Muitas empresas ainda usam o e-mail marketing para justamente alimentar seus leads, mas muitas dessas mensagens são compreendidas como spam e o lead não chega a ver essas mensagens, mas quando chega até os próprios leads e torna-se perceptível, pode ser muito útil pois fomenta o interesse do lead na sua marca.
- Nutrição de leads: São todas as formas que seu site tem de alimentar os leads, seja através de mensagens por aplicativo, SMS, e-mail, WhatsApp, entre outras formas disponíveis. São feitas para conduzir o lead ao consumo no seu site, dando a ele uma facilidade de procura, cupons de desconto, entre outras coisas.
- Lead scoring: É o índice que fornece as informações sobre os leads que necessitam de mais e menos atenção. Alguns estão mais perto da conclusão de uma compra, enquanto outros nem retornaram o contato, logo um deles precisa de mais atenção, certo?
Encantamento do cliente
Após a conclusão de uma venda, você deve comemorar duas coisas: que o seu objetivo final foi alcançado (venda de produtos) e que você tem a possibilidade de segurar esse cliente para que ele retorne e faça cada vez mais compras no seu site.
Você pode segurar esse cliente para futuras compras desde que ele esteja encantado com seu produto e seus serviços, para isso é oferecida uma experiência pós-compra para esses clientes. Esta experiência visa a manutenção do cliente, para que ele consuma cada vez mais produtos.
Veja algumas ferramentas que podem te ajudar neste processo:
- Satisfação do cliente: Esta ferramenta diz respeito à avaliação do cliente sobre a compra que ele fez em seu site. Caso o cliente esteja satisfeito, é natural que ele compre novamente e possa até indicar para colegas que estejam buscando algo parecido.
- Relacionamento ativo: O relacionamento com o cliente é algo bom para sua marca, pois dá a sensação de interesse pelo cliente. Além de uma boa imagem, seu cliente nunca se esquecerá da sua empresa, portanto saiba que ele pode voltar a qualquer momento e até mesmo indicar alguém para ser cliente do seu site.
- Conteúdo avançado: Outra ferramenta que dá a sensação de disponibilidade e vontade de vender ao cliente, neste caso você deve mandar ofertas para seus clientes, oferecer produtos condizentes com suas necessidades, fazer com que o cliente compre novamente e indique para quem ele puder.
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