Conheça tendências da logística aderidas por negócios de sucesso

O setor de logística é um dos mais importantes em qualquer negócio, sendo uma das tendências. Sem uma estrutura organizada, fica praticamente impossível entregar ao cliente o produto ou realizar o serviço da melhor maneira possível. 

O lado bom é que o avanço tecnológico atinge de maneira certeira esse ramo, que só tem a ganhar com o surgimento de maneiras mais fáceis e rápidas de executar ações. Por isso, investir em elementos que facilitem o processo, como contratar uma plataforma para varejo e pensar em maneiras diferentes de organizar o estoque, pode ser o grande diferencial de um negócio. 

Principais tendências do setor

O setor de logística está sempre em constante mudança e é um dos mais influenciados pelas novas tecnologias, que chegam para tornar processos mais ágeis. Isso faz com que o mercado, de maneira geral, passe por inúmeras mudanças. Assim, empresas que tenham diferenciais na logística acabam ganhando uma vantagem competitiva frente às outras. 

Para isso, é preciso investimento nas ferramentas e tecnologias certas, o que nem sempre exige uma grande quantidade de dinheiro. É preciso, antes de tudo, entender as dificuldades de logística para avaliar qual tendência do setor se adequa às necessidades. 

Veja algumas das principais tendências do setor de logística para os próximos anos e como a tecnologia pode contribuir com o crescimento da empresa. 

Inteligência Artificial: tendências

A Inteligência Artificial (IA) é uma das tecnologias mais importantes para o futuro e seus usos são diversos no mercado. A IA nada mais é do que um sistema que é desenvolvido a partir dos seus próprios dados, “aprendendo” com as informações que já tem e indicando ou prevendo o que pode acontecer no futuro. É o potencial da análise de dados, que fica ainda maior quando feita de maneira automatizada, como ocorre com a IA. 

A implementação de sistemas com Inteligência Artificial pode contribuir em processos como reorganização de espaços e estoque, controle de dados e informações, maior rapidez nos processos, elaboração de melhorias, criação de novas estratégias, entre outros pontos. 

Automação e Internet of Things (IoT): tendências

A tendência é que, quanto mais automatizados, mais ágeis e seguros tornam-se os processos de logística. Para isso, tecnologias de automação e uso de Internet of Things (IoT, Internet das Coisas, em português) são as mais utilizadas para esse objetivo. 

A partir dessas duas tecnologias, um processo que dependeria do tempo de um funcionário pode ser feito de maneira automatizada. Por exemplo, checagem de informações do cliente, emissão de nota, entre outros processos burocráticos. 

Com a IoT, é possível transformar atividades manuais como recolhimento de peças no estoque em algo automatizado, com a ajuda das máquinas. Assim, é possível interligar todo o sistema de logística, tornando tudo mais seguro e mais rápido. 

Entrega por drones

Pode parecer coisa de filme, mas grandes nomes do varejo já estão elaborando estratégias de entrega por drones, principalmente em grandes centros, em que se perdia muito tempo no trânsito. Além do tempo, também ganha-se em segurança. 

Até o momento, o formato ainda está em testes e depende da autorização de cidades e centros para acontecer, mas as discussões já estão avançadas.

Same Day Delivery

Outra tendência que chega com destaque para os próximos anos é a entrega no mesmo dia da compra. Para isso, é preciso grande organização, controle e, claro, investimento em tecnologia.

As entregas no mesmo dia, de certa forma, já são até comuns em alguns pontos do Brasil e muitos varejistas ganham preferência do cliente, já que o consumidor está cada vez mais exigente quanto ao tempo de entrega. 

Texto: Gear Seo