Cozinhas industriais e suas normas

alimentação cozinha industrial

As formas de trabalhos se reinventam e se adaptam às novas realidades propostas pela própria sociedade. A valorização do tempo e da saúde são complementares, e a alimentação faz parte da equação, de diferentes formas, sabores, conteúdos e ingredientes.

Os formatos de empreendedorismo se expandem, oferecendo a empresários oportunidades de trabalho que se estabelecem com o passar dos anos. As barraquinhas de cachorro quente e pipoca passaram por transformações recentes, dando espaço a food trucks, ou seja, veículos adaptados com cozinhas equipadas, oferecendo os mais diferentes tipos de alimentos.

Eles se encontram nas portas de escolas e universidades, estádios de futebol e eventos culturais. Para isso, eles precisam estar preparados para atender os mais diferentes públicos, sem esquecer das regras de higiene e normas regulamentadoras impostas por órgãos fiscalizadores, como ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

No caso dos food trucks, os empresários precisam estar atentos ainda a mais algumas documentações, como licenciamento municipal para venda de produtos alimentícios e o pagamento do IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores.

Outros cuidados que devem ser levados em consideração neste tipo de negócio, refere-se a:

  • Espaço adequado para manipulação de alimentos;
  • Refrigeradores para conservar os produtos alimentícios;
  • Autonomia de energia elétrica e água;
  • Dispensa adequada dos resíduos gerados.

Caso o empreendedor não apresente os documentos apropriados, o veículo pode ser apreendido e levado para o pátio, causando constrangimento e dor de cabeça até resolver todos os problemas.

Ambientação agradável e organização interna

Uma cozinha profissional precisa ser organizada e limpa. Dentro de um food truck esses cuidados devem ser redobrados. O uso de etiquetas para alimentos é muito comum, facilitando a identificação dos ingredientes para o preparo dos alimentos que serão servidos para os clientes.

Elas podem ser pregadas conforme as embalagens são preparadas, separando itens que são de uso mais comum, para aqueles ingredientes que são utilizados em receitas especiais e exclusivas. Isso mantém a organização no espaço e a facilidade na hora do preparo.

Na área externa, os clientes ficam livres para circulação, mas o aluguel de tendas pode ser uma forma de oferecer um espaço coberto para que possam aguardar de forma confortável.

A disposição de mesas e cadeiras, devidamente regularizadas junto ao poder público e órgãos de fiscalização, também é uma forma simpática voltada ao atendimento dos consumidores.

Higienização severa e manutenção veicular

O veículo é uma ferramenta de trabalho, portanto, todo cuidado é necessário quanto à motorização e os equipamentos que formam a cozinha do food truck.

A contratação de uma empresa de terceirizacao de serviços burocráticos, como licenciamento municipal, garante que o serviço possa ser realizado em espaços dedicados e exclusivos para este tipo de negócio.

Além disso, a visita a oficinas especializadas deve estar no calendário, com programação definida para a manutenção preventiva, substituição de peças gastas e troca de óleo e outros lubrificantes.

A higienização também é muito importante, pois o acúmulo de sujeira pode provocar o aparecimento de insetos como formigas e baratas, além de ratos urbanos que se aproveitam de restos de alimentos da cozinha móvel.

Por isso a contratação de uma empresa terceirizada de limpeza é importante, já que possui profissionais capacitados que se utilizam de ferramentas adequadas para a realização dos serviços.

Local livre de cheiros e gordura

Os projetos de imóveis desenvolvidos para este tipo de estabelecimento comercial devem contar com espaços amplos e preparados para evitar acidentes e princípios de incêndio.

A higienização também deve ser facilitada, já que a manipulação de alimentos é constante e se deve evitar ao máximo o desperdício e o contato com agentes contaminantes.

Uma solução bastante eficiente é a instalação de um exaustor de cozinha industrial para que os funcionários trabalhem com mais conforto em um ambiente agradável, livre de odores e da fumaça provocada por frituras. Esse tipo de equipamento possui diversos benefícios, como:

  • Ventilação adequada;
  • Preservação da saúde;
  • Renovação do ar ambiente;
  • Eliminação de gases tóxicos.

Os processos de trabalho melhoram, refletindo em uma produtividade maior e garantia de que os funcionários não terão a saúde prejudicada. Em conjunto com este equipamento, os projetistas estimulam a instalação da coifa para cozinha industrial, com uma proposta de captação do ar em forma de sucção, eliminando a fumaça e os vapores do ambiente através de uma chaminé.

Com os dois equipamentos instalados em uma cozinha industrial, mesmo que seja em um food truck, a proteção ambiente aumenta, além de prevenir que os odores se espalhem pelo ar, alcançando a área reservada para atendimento aos clientes.

Garante ainda maior higienização do espaço, evitando o acúmulo de gordura sobre os móveis e os equipamentos eletrônicos e ferramentas utilizadas no espaço.