Divulgação de artistas: entenda as principais características

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O mundo artístico é bastante cobiçado, e não é por menos, é nele que há visibilidade, lucro e também dá aos artistas a oportunidade de trabalhar com aquilo que se desenvolve com maior habilidade e paixão, que é a arte, e levá-la de transporte executivo ou de ônibus a qualquer lugar do país.

No entanto, quando falamos de artistas, músicos e outros, estamos falando de um trabalho de divulgação. Afinal, o artista além de produzir arte pra si, produz arte para o outro, para a apreciação.

Neste artigo então abordaremos estratégias de divulgação que podem ser usadas por artistas, dando foco aos músicos, que querem ir ao estrelato.

Assim, desde a gravação em estúdios de música até a criação de um público engajado é necessário planejamento, e é o que veremos abaixo.

Estratégias de divulgação para artistas: entenda

Qualquer carreira artística é bastante complicada de se construir, e quando falamos em carreira musical os obstáculos que se veem a frente são muitos, principalmente, por lidarem com gostos pessoais, estilos e outros aspectos.

No entanto, assim como ocorre em salas de treinamento onde o foco é ir aos poucos até ficar bem, a carreira de um músico funciona da mesma maneira. É necessário planejamento, investimento, e paciência em cada passo.

Abaixo falaremos sobre alguns componentes que podem ajudar na construção de uma estratégia sólida e eficaz.

1. Construa seu público mesmo sem música

É muito comum quando uma pessoa decide começar na carreira artística não ter a música pronta, ainda.

E isto acontece por diversos motivos, as vezes falta orçamento para pagar o produtor, caso a gravação ocorra em home studio, podem ocorrer problemas na mesa de som, e muitos outros aspectos.

Entretanto, mesmo não tendo a música ainda em mãos é importante ter uma postura artística. E assim, a estratégia virtual é essencial.

Conte uma história de vida interessante, grave uma série de vídeos contando seu projeto, sobre como pensou aquilo, ou seja, mostre que tipo de artista você é.

Assim, mesmo sem cantar você começa a reunir pessoas que se identifique com você e sua história, de modo, que é até mesmo possível construir campanhas de financiamento coletivo para comprar equipamentos para seu home studio como microfone sem fio, mesas de som, ou então, para pagar a produção da música no estúdio.

2. Faça releituras estratégicas de músicas

A releitura de uma música também é popularmente conhecida como cover. O cover é quando um artista iniciante (pode não ser também) faz uma releitura de uma música famosa ou de um cantor que você admira.

Esse tipo de obra tem diversos impactos:

  • Aumento do engajamento com o público;
  • Maior visibilidade;
  • Aumento de seguidores;
  • Possibilidade do cantor original ver seu trabalho.

Caso o último tópico seja alcançado há a possibilidade de aumento de seguidores, afinal, os fãs daquele artista irão querer saber porque o ídolo delas gostou tanto daquele cover.

Formatos de trabalho: escolha o mais estratégico

Os dois pontos acima são essenciais para a construção de um público dentro das redes sociais. Porém, agora é hora de produzir o produto, e é muito comum haver confusão sobre que tipo de formato usar.

Os tipos mais comuns no mercado são: CD, EP e Single.

O single é o formato de apenas uma música que tem o intuito de viralizar. Porém, para o artista iniciante esta pode não ser uma boa estratégia, afinal, você nunca esteve ao público.

O single representa artisticamente você ao público, e as chances de ele não representar a sua totalidade como artista é grande. Assim, o single é mais indicado para artistas com um certo tempo na estrada.

O CD ou também conhecido como álbum, vem perdendo espaço. Uma é fato que hoje o mundo é cheio de novidades, e o CD por ter cerca de 10 a 14 faixas de uma banda ou artista, inicialmente, pode gerar desinteresse, pelo menos, neste primeiro momento.

Assim, o último formato e que é muito adequado é o EP. Esse formato é um meio termo e é indicado tanto para quem vai estrear, como para artistas conhecidos que querem dar uma repaginada em seu estilo.

É um trabalho que vai de 4 a 5 músicas, com 2 faixas com possibilidade de serem o single, e duas que representem de forma mais fiel a proposta do grupo.

Assim, antes do aluguel de ônibus com motorista para distribuir o trabalho pelo país, é importante pensar na divulgação e na construção de uma base de fãs.

E claro, junto a tudo isso é importante prezar pela qualidade das músicas e sempre se conectar com seus fãs, pois eles te levarão ao sucesso.