Como montar um cronograma de postagens para redes sociais?

Cronograma de postagens

As redes sociais são muito importantes para as empresas conquistarem novos clientes, divulgarem seus produtos e fortalecer a imagem de sua marca. Mas, não basta apenas criar uma rede social, é necessário investir em um cronograma de postagens para conseguir ter um diferencial no mercado. 

Dessa forma, neste conteúdo você aprenderá sobre a importância de adotar uma estratégia clara para a publicação em redes sociais, além de conferir um manual passo a passo do processo de criação do cronograma. 

A gestão de mídias sociais

Cada vez mais, as redes são utilizadas no dia a dia da população. 

Por conta disso, as empresas passaram a utilizar diariamente essas plataformas para realizar a publicação de seu conteúdo e se aproximarem dos potenciais clientes.

Contudo, é preciso estar presente de forma estratégica. 

Para isso, o processo de gerenciamento das mídias sociais é essencial para que a empresa consiga ter um diferencial competitivo, assim como realizar a publicação de conteúdo de forma direcionada e planejada, atingindo os marcos de crescimento da empresa.

O gerenciamento de mídias é uma estratégia que faz parte do marketing digital e que pode trazer benefícios diversos, como melhorar o relacionamento entre a marca e o cliente, aumentar a autoridade da marca, assim como elevar o número de vendas.

Alguns elementos são essenciais quando falamos sobre marketing, e para que o gerenciamento ocorra com mais qualidade a adequação para os algoritmos também é fundamental. 

É nesse sentido que ações como o SMO, ou Social Media Optimization, se destacam.

Isso porque a técnica se refere ao processo de otimização para as redes sociais e serve como um elemento de crescimento da marca, possibilitando o posicionamento e um alcance mais qualificado.

Por que você deve planejar conteúdo para as redes sociais?

Como já falamos neste artigo, a gestão das mídias é essencial e envolve o planejamento do conteúdo que será publicado, traçando os temas, públicos, formatos e abordagens.

 As pessoas estão expostas diariamente a vários conteúdos na internet e, por isso, para chamar a atenção e se destacar, o seu conteúdo precisa ter um diferencial. 

Dessa forma, ter um calendário de conteúdo para as redes sociais é importante porque torna possível melhorar o processo criativo e de organização da equipe interna ou mesmo da agencia de marketing digital, otimizando os resultados.

Mais ainda, permite estabelecer a frequência de publicação, essencial no processo de posicionamento, e possibilita a previsão e atuação mais ágil em situações de crise de imagem. 

Além disso, esse gerenciamento correto permite o acompanhamento de resultados, avaliação das métricas e desempenho dos KPIs. 

Por isso, é importante diagnosticar quais são os melhores dias e horários para realizar a postagem de conteúdo – e isso é propiciado pela própria análise do desempenho dos materiais e pelo conhecimento mais detalhado do público-alvo.  

Cabe ressaltar que esse calendário permite criar ações mais estratégicas e de longo prazo, bem como cria um hábito junto aos seguidores, que passam a acessar mais o perfil (ou favoritá-lo) para não perderem nenhuma informação.

O passo a passo para criar um cronograma de postagens

A partir da importância das redes sociais, confira um manual para criar um cronograma de postagens. 

1. Conheça seu público e saiba em quais plataformas estar

O primeiro passo, sem dúvidas, é conhecer o seu público-alvo, assim como pensar em conteúdos que sejam de interesse dessa audiência. 

A palavra-chave da nossa discussão é o interesse, já que o cliente precisa ter desejo ou curiosidade sobre o tema que compõe o conteúdo para que leia e interaja com o material. 

Dessa forma, é essencial criar um conteúdo a partir da análise de pesquisas, conhecimento profundo do público, no que se refere a suas preferências, gostos e interesses. Com isso, é possível elaborar um material sem que o cliente perca o interesse. 

Por exemplo, se sua loja é de eletrodomésticos, é possível produzir um conteúdo sobre a manutenção fogão, visto que os cuidados com esses equipamentos são fundamentais e de interesse dos clientes que desejam preservá-los. 

Com esse exemplo também é possível perceber que os usuários interessados serão de um nicho específico Assim, você terá um tipo de público, que é diferente daquele que é atingido em um material sobre a manutenção veicular. 

2. Utilize templates de cronograma de postagens para redes sociais

Existem alguns templates disponíveis de forma gratuita e que servem como um calendário de postagens de conteúdo, facilitando o processo de programar o conteúdo e postar, esse processo pode ser utilizado em qualquer rede social.

Lembre-se que usar as ferramentas disponíveis é fundamental para otimizar e agilizar os processos.

Inclusive, a programação de conteúdo é importante para otimizar o tempo investido na plataforma e para direcionar o trabalho da equipe para outras ações de monitoramento. 

Com isso, o seu template pode contar com o conteúdo da semana, do mês ou até mesmo, de forma trimestral. 

3. Verifique quais conteúdos você deve postar

É muito importante que sua empresa, a partir do conhecimento acerca do público-alvo, saiba qual conteúdo postar. 

Isso também envolve estar atento em relação aos objetivos da empresa, as novidades do mercado, nichos correlatos de interesse do público, as publicações relacionadas a vendas e até as datas especiais, como dia das mães e prevenção e combate a doenças, que podem direcionar o calendário.

Além dos temas em si, os formatos também devem ser considerados e alguns exemplos são:

  • Vídeo;
  • Fotos;
  • Infográfico;
  • Artes.

Com esse conhecimento, e identificando quais plataformas fazem mais sentido para sua marca estar presente, como usar o Telegram, Instagram ou Pinterest, além da devida análise prévia, sua empresa pode criar um conteúdo planejado, de qualidade e atrativo. 

4. Determine qual é a frequência de postagens 

A partir das dicas que já apontamos neste artigo e com o conhecimento sobre qual é o melhor conteúdo para postar, é preciso desenvolver a frequência de posts. 

É importante compreender que não existe uma frequência ideal ou certa para realizar a publicação de postagens, o que existe é uma análise prévia do público, de suas preferências e a questão da disponibilidade da empresa. 

Para auxiliar nesse processo algumas perguntas devem ser respondidas, como:

  • Qual é a frequência ideal para o seu público-alvo?
  • Quais são os melhores horários, levando em conta o engajamento do público?
  • Qual é a frequência, levando em conta as particularidades de cada rede social?
  • Essa ação vai promover o engajamento ou precisa de ajustes?

Assim como existem brindes personalizados, essa ação deve ser personalizada, ou seja, tem estratégias que só vão funcionar para uma determinada empresa, mas não se aplicarão a outras. Por isso, não tente implementar fórmulas prontas.  

5. Crie comunidades e estimule a fidelização

Além de estabelecer o cronograma nas redes sociais com as publicações abertas, é importante determinar um calendário para a comunicação direta com os clientes já ativos, evidenciando diferenciais no relacionamento e a importância desses contatos. Assim, essas pessoas poderão ser fidelizadas, retornando a consumir e até mesmo indicando para outras pessoas.

Para isso, os canais mais interessantes são os grupos e comunidades dispostos nas próprias redes, como grupos no WhatsApp e Telegram, ou as comunidades no Facebook. Além disso, o e-mail marketing pode ser muito interessante.

Essa ação é bastante vantajosa porque cria um senso de valor no público, bem como cria uma rede de confiança e troca entre os consumidores, fortalecendo a identidade e grupos de convivência com a marca, como um todo.

No entanto, para que essa estratégia se mantenha efetiva, é crucial oferecer benefícios exclusivos ao “Grupo Vip”, bem como identificar e manutencionar o interesse dos participantes desses grupos. Assim, é importante verificar se o perfil foi bloqueado no Telegram, manter as interações sempre ativas, inserir novos membros apenas se estes demonstrarem interesse e disponibilizar opções para a saída dos grupos – sempre de forma estratégica.

No e-mail, ao final da newsletter, também é importante inserir um botão para que acessem caso não tenham mais interesse em receber os comunicados. Isso demonstra valor aos desejos do público, bem como potencializa o contato com aqueles que verdadeiramente estão interessados na marca.

6. Analise as métricas relacionadas ao cronograma de postagens

Nossa dica final diz respeito ao processo de análise de métricas. 

As métricas são elementos cruciais por agregarem informações e dados acerca do desempenho de uma campanha. Isso possibilita a identificação das ações que estão trazendo resultados e aquelas que precisam ser aperfeiçoadas.

Essas avaliações podem variar desde o número de curtidas no Instagram, compartilhamentos, interações e comentários (com suas classificações), até mesmo a quantidade desses usuários que acessaram o site e realizaram uma compra, por exemplo, a partir dos diversos canais de comunicação utilizados.

Assim, é muito importante que essa análise seja feita periodicamente para agregar bons resultados ao negócio. 

Com essas dicas, o cronograma pode ser criado com mais qualidade e suas ações se tornaram, cada vez mais, efetivas.