Entenda como funciona a integração do time de marketing e vendas

No mundo dos negócios, saber gerir o time de marketing e vendas é fundamental para conquistar o sucesso de uma organização. Porém, para que isso aconteça é preciso investir tempo no treinamento dos profissionais. É necessário reforçar os processos da empresa, entender que tecnologia deverá ser utilizada e como será feita a análise dos resultados.

Quando o time de marketing e vendas não está devidamente alinhado ocorre o temido desperdício de orçamento e recursos. Ou seja, esse é um um dos principais motivos pelo qual a receita anual de uma empresa se torna estagnada ou, pior, diminui.

Como solucionar possíveis gargalos que impedem esse crescimento? O primeiro passo é entender as mudanças no perfil do consumidor nos últimos anos, que também transformaram as estratégias com o tempo.

Hoje, além do marketing tradicional, temos o inbound marketing e o outbound 2.0. Juntos, eles formam a metodologia que vai revolucionar a sua agência de comunicação: o Funil de Vendas em Y.

Essa estratégia tem todo o potencial para transformar seu negócio e os seus clientes em verdadeiras máquinas de vendas. 

Se você, gestor, deseja aumentar a qualidade de entrega e otimizar os resultados em sua organização, aposte na estruturação da equipe de marketing e vendas.

Quer descobrir como você pode alinhar com sucesso as duas equipes e garantir a fidelização de clientes? Continue a leitura e descubra!

Diferença entre marketing e vendas

Antes de integrar essas equipes, você deve entender claramente a diferença entre elas e como uma pode complementar a outra. Vamos lá?

Time de vendas

O profissional de vendas é responsável por reunir e colocar em prática estratégias de convencimento que podem levar um potencial cliente a comprar um produto ou serviço.

Isso tudo é feito com ferramentas de comunicação muito usadas por vendedores, como e-mail, telefone, visitas, entre outras. 

Para chegar até a decisão de compra de um cliente em potencial, o vendedor deve:

  • Buscar criar um relacionamento e alimentá-lo de forma branda e amigável
  • Estar atento durante toda a abordagem com potenciais clientes.
  • Ter domínio do fluxo de cadência, no qual são feitos follow ups para atrair a atenção dos leads
  • Identificar o nível de maturação com facilidade e sem ser invasivo ou ser interpretado de maneira errada
  • Agendar reuniões, demonstrações e acompanhamentos

Time de marketing

O papel do profissional de marketing é inserir a empresa na jornada de compra e fornecer as informações de que ele precisa para considerar sua marca como uma opção.

O marketing exerce um papel fundamental na captura de leads, na maioria das vezes, sendo responsável por alcançar a maturação deles com efetividade.

Portanto, o profissional de marketing deve:

  • Entender que o comportamento do consumidor está em constante transformação
  • Impactá-lo e identificar suas necessidades e desejos através de entrevistas, pesquisas e imersão
  • Desenvolver estratégias de geração de leads em uma variedade de canais
  • Manter esforços de longo prazo para construir e aumentar o reconhecimento da marca

Apesar da diferença entre eles, existem algumas características que devem estar presentes em ambos para saber contornar os desafios do dia a dia:

  • Curiosidade: o profissional de marketing e vendas precisa estar sempre em busca de informação, seja por cursos ou livros. Assim fica mais fácil de entender o lead, o que ele passa e o que o afeta, facilitando a construção de uma solução ou argumentação.
  • Ética: persuadir é diferente de enganar. Sua marca precisa estar alinhada com um profissional que trabalhe corretamente, seja comprometido e ético.
  • Resiliência: busque alguém que se comprometa com as responsabilidades e tarefas do dia a dia, encare um desafio e esteja sempre buscando se superar.
  • Coachability: é preciso saber identificar um problema e corrigi-lo, recuperar-se de acordo com feedbacks e procurar melhorias em si mesmo.

Vantagens de alinhar marketing e vendas

Ficou mais do que claro que marketing e vendas devem atuar juntos para atrair, informar, reter e fidelizar clientes. Confira as principais vantagens em alinhar esses dois departamentos:

  • Geração de leads qualificados: através dos insights de vendas, o marketing consegue produzir conteúdos mais estratégicos e atraentes aos potenciais clientes, preparando-os para o contato com o time de vendas. 
  • Aumento do ROI: quando uma empresa estrutura e alinha essas equipes, as chances de negócios melhores, maiores taxas de ganhos e ciclos de vendas mais curtos, aumentam.

Ou seja, a integração resulta em mais receita e um maior retorno sobre o investimento dos esforços de marketing e vendas.

Por que você deve estruturar a integração do time de marketing e vendas em seu negócio?

Como citamos no início do post, o inbound e o outbound 2.0 quando trabalhados juntos, podem tornar a sua empresa uma verdadeira máquina de vendas.

Para isso, é importante saber que ambos possuem uma jornada de compras composta de três etapas. Para o inbound, atração, conversão e nutrição. Para o outbound 2.0, captação, conexão e qualificação.

Existe um ponto fundamental para trabalhá-los: não ter apenas um grande destaque dentro da equipe, mas sim, um time que consegue atuar coletivamente, que se reúne e define metas, que segue processos, se organiza, que tem constância e disciplina de execução.

Se na sua gestão existe essa organização de time, provavelmente o sucesso será conquistado muito mais rápido do que se tiver um ou dois destaques dentro de uma equipe. Afinal, o foco é a equipe operar muito bem e, assim, trazer resultados ainda melhores!

O Funil de Vendas em Y, como contamos acima, une essas duas metodologias. Não só porque ambas são ativadas simultaneamente, mas porque existem pontes entre elas, amarrando o trabalho das equipes de marketing e vendas e gerando muito mais resultados.

Não deixe nenhuma oportunidade passar em seu negócio. Realize e a integração do time de marketing e vendas e alcance resultados extraordinários em sua organização.

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