Conheça novos fornecedores, feche novos negócios e ganhe relacionamentos valiosos para avançar em sua carreira. Essas são algumas das vertentes de feiras e eventos corporativos que atraem milhares de profissionais das mais diversas áreas a cada ano. Por esta razão, alguns consideram este mercado uma boa opção para investimento.
No entanto, quem pensa que organizar um evento corporativo é simples está muito enganado: é preciso identificar uma série de aspectos, alguns cruciais para o sucesso ou fracasso total. A boa notícia é que organizar um evento como esse é quase impossível: para evitar o fracasso, tudo o que os organizadores precisam fazer é aplicar algumas boas práticas, eles farão o que for preciso para torná-lo um sucesso. Memorável. chance.
Quer saber mais? Então continue lendo e conheça algumas dicas valiosas para organizar um evento corporativo matador:
Planeje com antecedência
Como dizia a vovó: a pressa é inimiga da perfeição. No mundo dos eventos, isso é ainda mais valioso quando os organizadores têm que lidar com questões como:
- O local da feira;
- Contratar uma recepcionista;
- Contratação de dubladores e outras atrações;
- Qual é o orçamento disponível para cobrir tudo isso.
Para evitar que as coisas deem errado na hora errada, um dos principais conselhos dos especialistas é planejar com bastante antecedência, principalmente em ocasiões especiais. Dessa forma, haverá tempo mais do que suficiente para acertar todos os detalhes sem estresse, desde a compra ou aluguel do pódio de acrílico usado pelo dono da cerimônia, até a montagem das arquibancadas básicas que normalmente são fornecidas a todos os participantes do evento. para promover seu produto ou serviço.
Tenha a melhor estratégia promocional
Você pode até organizar o maior e melhor evento que uma determinada indústria já viu, mas não importa se ninguém sabe disso. Assim, outro aspecto que pode ser um verdadeiro ponto de virada entre um evento de sucesso e um fracasso total é a publicidade.
No entanto, ao considerar uma estratégia para isso, deve-se notar que quantidade é diferente de qualidade. Em outras palavras, embora estratégias de alto alcance, como o uso de bolhas de publicidade, sejam importantes, também são necessárias mais técnicas de segmentação, como as mídias sociais. Será assim possível assegurar que as pessoas envolvidas são de facto as pessoas para as quais todo o evento foi concebido.
Garanta um ambiente profissional
Ao contrário de eventos como casamentos e formaturas, as feiras corporativas são uma ocasião pensada para ser profissional. Por isso, diferentemente de outras situações, é fundamental que seu ambiente estimule uma postura profissional, tanto por parte dos expositores quanto dos visitantes.
Para que isso aconteça, é importante que além das decorações serem meticulosamente feitas à mão para o efeito, existam alguns pormenores que conferem um ar mais profissional ao evento. Uma delas é o uso de crachás de PVC, com informações sobre todos os presentes no site: organizadores, funcionários, expositores e visitantes. Com isso, o contato entre as pessoas será muito mais fácil, o que promoverá o estabelecimento de parcerias e até a conclusão de novos negócios no âmbito da feira.
Pense em presentes que irão agradar ao público
Embora alguns os vejam apenas como presentes, a distribuição de Brindes personalizados para feiras nesses eventos é crucial. Além de ser uma benção para os frequentadores, esses materiais, criteriosamente selecionados, permitem que a feira aproveite melhor. Por exemplo, uma pasta pode ser usada para guardar os folhetos de um expositor, enquanto um bloco de papel e uma caneta são necessários para registrar coisas interessantes vistas naquele momento. Tudo deve ser bem embrulhado, com o uso de itens como fitas de cetim personalizadas.
Da mesma forma, os brindes também podem ser usados como ferramenta de marketing. De fato, no lançamento e nos lançamentos subsequentes, esses itens fortalecerão a presença da marca junto aos visitantes e potenciais expositores. Com isso, as chances de eles voltarem serão muito maiores.