Dicas de marketing de conteúdo para o seu negócio

O marketing de conteúdo é hoje um investimento importante para qualquer empresa que queira se posicionar na Internet. Isso porque, para que uma empresa seja relevante e relevante para os consumidores, ela deve ter grande visibilidade online. Portanto, em um mercado tão competitivo e em constante mudança, as empresas devem cada vez mais chamar a atenção do público com tamanha concorrência.

Nesse sentido, para solucionar o problema, muitas organizações têm investido em marketing de conteúdo para aumentar a visibilidade da marca, afinal, se você não aparece, não vende.

O texto a seguir aborda o conceito de marketing de conteúdo e visa destacar as dicas mais importantes que as empresas podem implementar para garantir o sucesso dessa estratégia.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo consiste nas atividades da empresa para o desenvolvimento e distribuição de conteúdo importante e valioso para os usuários em diversos canais digitais. O objetivo desse tipo de atividade é engajar os atuais consumidores da marca e aumentar as chances de aquisição de novos clientes ou leads (potenciais consumidores).

Com isso, é possível atrair em torno da marca, participar e criar valor, criar uma visão positiva dela diante das pessoas e criar mais oportunidades para o nascimento de um negócio.

E como funciona o marketing de conteúdo?

Embora o conceito acima pareça simples, o marketing de conteúdo é um pouco mais complicado do que parece. O objetivo desta estratégia de marketing digital não é apenas dar a conhecer a existência da marca às pessoas, mas convertê-las em potenciais consumidores.

Vale lembrar que as empresas não devem obrigar os usuários a conhecerem seu conteúdo, mas sim atraí-los gradativamente, o que permite uma relação mais saudável entre a marca e o consumidor.

Tudo isso pode ser melhor explicado com as dicas abaixo:

1) Crie conteúdo para cada tipo de visitante

A importância dessa primeira e valiosa dica é destacar um objetivo do marketing de conteúdo: fazer um site. Por exemplo, um visitante de um site de Aluguel de munck preço acessível , pode passar pelo funil de vendas desde o momento em que é apenas um visitante até o momento em que se torna um comprador desse serviço.

No entanto, para que isso aconteça, o objetivo do marketing de conteúdo deve ser produzir conteúdo com base no estágio do funil de vendas em que cada visitante se encontra. Assim, o site acima pode pensar em usar um conteúdo básico que explique a importância do aluguel de betoneira para atrair a atenção dos usuários que navegam na Internet.

No entanto, para aqueles leads que se tornam clientes reais, você deve pensar em conteúdos mais específicos que mostrem porque algumas empresas são melhores que outras no mercado.

 

2) Use vários canais de comunicação

Ao contrário da crença popular, o marketing de conteúdo não se limita a postagens de blog. Existem diversos canais de comunicação pelos quais uma empresa pode se destacar, como:

 

  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Blogs;
  • Jornais;
  • Entre outros.

A importância desse tipo de atividade decorre do fato de que quanto mais canais uma marca estiver representada, maiores serão as chances de seu público consumidor encontrá-la.

Isso significa que, por exemplo, um fabricante de Bobina de plástico transparente pode converter usuários da Internet com sucesso por meio de um perfil oficial do Facebook ou enviando anúncios de molduras para o endereço de e-mail principal em seu site.

3) Manter a regularidade das postagens

Embora o conteúdo publicado no site da empresa seja de bastante qualidade e relevância, de nada adianta este site não manter um ritmo consistente de postagens. Isso se deve ao fato de que a Internet geralmente dá mais visibilidade a páginas e perfis de redes sociais que estão ativamente engajados na obtenção de informações dos usuários.

Essa estratégia é importante para que as pessoas criem confiança na marca, pois pode atender a todas as necessidades dos consumidores e aumentar as taxas de conversão. Outro detalhe é que dificilmente um visitante pode se tornar um cliente com uma mensagem. Portanto, deve ser continuamente engajado com diferentes conteúdos igualmente bons.

Para isso, por exemplo, uma loja de placas em aluminio pode desenvolver um calendário de publicação que pode ser usado para controlar qual conteúdo é compartilhado durante um determinado período de tempo.

 

4) Acompanhamento da mensuração dos resultados

Uma empresa saberá se seu investimento em marketing de conteúdo foi realmente eficaz se ela possuir métricas que permitam avaliar as ações realizadas.

Uma métrica é o nome de uma estatística que mede o desempenho de uma determinada atividade de marketing.

Assim, por exemplo, uma empresa de geradores automáticos , pode analisar os benefícios de tudo o que foi alcançado. Assim, é possível mensurar qual foi a taxa de crescimento dos serviços de assinatura após o início do post sobre os benefícios do aluguel de geradores.

 

5) Melhore as estratégias de SEO

SEO é o nome conhecido como Search Engine Optimization ou “Search Engine Optimization” em português. As técnicas e estratégias de SEO visam melhorar a forma como um site aparece na página de resultados do mecanismo de pesquisa quando alguém pesquisa. Ou seja, quando alguém fizer uma busca do tipo “por que é importante um Projeto de estrutura metálica para galpão?”, um site que investe em estratégias de otimização para mecanismos de busca aparecerá entre os primeiros resultados, facilitando a localização de um determinado negócio pelo usuário.

Com isso, a marca consegue tornar seu conteúdo fácil de encontrar e, consequentemente, mais acessível, o que gera lucro.

Quando alguém pesquisa usando um mecanismo de pesquisa, vários fatores contribuem para o posicionamento e a classificação de um site, como:

  • Se o site pode ser acessado em qualquer dispositivo;
  • O conteúdo usa palavras-chave bem direcionadas;
  • Se a página tiver uma descrição de seu conteúdo;
  • Se forem utilizadas rubricas;
  • O layout do site é legível

 

6) Esclarecer as principais dúvidas dos clientes

Como mencionado anteriormente, o objetivo do marketing de conteúdo é fazer com que o site solucione todas as necessidades relacionadas aos internautas. Com isso, a empresa pode conquistar ainda mais a confiança de seu público-alvo.

Portanto, é recomendável que as empresas saibam quais são as maiores preocupações sobre os produtos ou serviços que oferecem. Isso significa que, por exemplo, uma empresa que trabalha com Sistema pneumático, não precisa escrever um texto inteiro explicando como funciona o sistema e quais componentes são usados.

Talvez seja mais interessante publicar um conteúdo que mostre como um serviço de polimento pode prolongar a vida útil de um piso, o que é uma grande necessidade para quem tem porcelanato em casa.

7) Crie eBooks

Como mencionado anteriormente, um site de negócios deve publicar conteúdo com base no estágio em que o usuário está no funil de vendas. Portanto, leads próximos à conversão podem ser ainda mais incentivados com eBooks já publicados no site.

Dessa forma, por exemplo, uma empresa prestadora de serviços de Conserto de balança digital pode oferecer a clientes selecionados informações de qualidade, o que aumenta suas chances de conseguir esse serviço.

O conselho final dado é o seguinte: faça o que for preciso para atender às necessidades dos consumidores e da empresa.

Claro que nem sempre é possível implementar todas as estratégias de marketing de conteúdo na prática. O mais importante é que a empresa de alguma forma consiga satisfazer ao máximo as necessidades do seu público de acordo com o comportamento das pessoas que a compõem. Assim, por exemplo, um fabricante de Roda para empilhadeira pode perceber que seus consumidores costumam chegar até a empresa por meio de buscadores como o Google. Pensando nisso, essa empresa pode começar a focar em técnicas de SEO e poupar esforços em outras áreas.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos de diversos segmentos.