Saiba a diferença de imagem e reputação da marca

Quando falamos de algo que nos remete a um produto, sempre lembramos da imagem que ele tem no mercado e de sua reputação. 

Porém, você sabe a diferença entre uma coisa e outra? Parece complicado, mas não é? Imagem e reputação da marca são duas coisas distintas que vamos explicar certinho para você compreender.

Num primeiro momento pode até parecer que estamos falando da mesma coisa, mas não. Primeiramente, temos que entender que as nomenclaturas são diferentes e isso diz muito sobre cada uma. 

Uma coisa que ambas estão interligadas é a atribuição do público que acompanha sua marca. São os consumidores finais que saberão diferenciar a imagem e reputação da marca do seu empreendimento.

Imagem ou reputação da marca: o que vem primeiro?

O primeiro contato que o potencial cliente tem contato é a imagem da marca. Ela quem se destaca lá fora para que chegue na mente de todos. Porém, precisamos entender o real conceito de imagem para poder entender o assunto.

A imagem da marca faz parte dos elementos visuais da empresa. Este pode ser logotipo, cores, assinatura institucional da empresa. Geralmente é desprovida de julgamentos e valores, porém diz muito sobre seus serviços e atendimentos.

Só depois da criação da imagem é que vem a reputação da marca. Esta é construída em cima da base da imagem, porque é dependente do contexto daquela marca. 

A reputação da marca não é algo que acontece do dia pra noite, ela demanda pelo menos, um ano após a criação da marca e é tida após um bom relacionamento com seu público e seu atendimento, sua desenvoltura e como ela chega até o seu cliente.

Como diferenciá-las?

Quando falamos sobre ambas, podemos notar que imagem e reputação andam sempre juntas e têm conceitos alinhados que são destacados numa ação da empresa, por exemplo. 

Como citamos anteriormente, a imagem é como o cliente enxerga e a reputação é um conjunto de características que incluem as missões daquele empreendimento. 

Há empresas, por exemplo, que têm uma reputação nas alturas e conseguem driblar crises de imagem.

Mas, quando isso acontece? Geralmente a reputação pode ser negativa num gerenciamento de franquia, por exemplo, mas que pode ser superada pela força que a imagem da empresa tem. 

Por isso é importante avaliar os conceitos de imagem e reputação da marca para que o gestor consiga administrar melhor o trabalho do empreendimento. 

Em caso de problemas pontuais, é necessário cautela em relação à imagem e mais ação ainda na hora da construção da boa reputação da empresa.

Como gerenciar a imagem e reputação da marca?

É óbvio que qualquer empreendimento quer ser bem notado e quisto por seus consumidores. Esse é um desejo de qualquer empreendedor. 

Por conta disso, ele organiza a estrutura da marca com muito carinho. Desde a identidade até criação de sua imagem visual.

Para quem ainda não sabe, a identidade é toda essência da empresa, desde missão, visão, valores, logos, símbolos e produtos. 

Estas são as características da identidade de um negócio e é em cima deles que se é baseada as ações e estratégias de como destacá-la no mercado.

Depois de ter a identidade alinhada é hora de construir a imagem da empresa. Esta só estará consolidada se a sua essência estiver bem fundamentada. 

Vale lembrar que a construção de uma imagem é feita aos poucos e se bem trabalhada, as chances de bons resultados impactam em sua reputação. 

Afinal, ser lembrado de ser uma empresa confiável é uma conquista e tanto!

Por isso, o gestor deve ter essa segurança e saber exatamente como caminham estes pilares de seu empreendimento. 

Para ter sucesso, é necessário pensar na imagem e reputação da marca alinhada com a missão da empresa. E também é preciso lembrar do:

  • Honestidade: seja honesto com seu público-alvo; isso é o primeiro passo para um bom relacionamento. A transparência ajuda na boa reputação da marca. 
  • Propósito: jamais abandone o propósito da sua marca e mantenha alinhado ao discurso da sua empresa
  • Gestão de crise: as crises são os imprevistos que podem acontecer no decorrer do caminho, por isso, tenha sempre um planejamento de crise para a imagem e reputação da marca. 

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre imagem e reputação da marca, fique atento às dicas de como manter a positividade dentro da sua empresa. 

Se puder, busque atendimento a empresas como o Sebrae, que estão prontos a orientar o empreendedor em todos os sentidos.

Saber o que acontece e o que envolve seu empreendimento é fundamental para antecipar algumas ações e planejar o futuro.