Marketing digital para negócios B2B: como fazer?

Uma dúvida cada dia mais comum para gestores é sobre como fazer marketing digital para negócios B2B, justamente por esse tipo de empresa necessitar uma atenção especial.

Em primeiro lugar, é interessante entender que B2B é uma sigla advinda do inglês e significa negócios para negócios.

Sendo assim, por ser uma empresa que vende e se esforça para manter proximidade com outras, é necessário esforço e táticas diferentes do que uma empresa B2C, que vende diretamente para o cliente final, como em e-commerces.

Além dessa grande diferença, que faz com que diversos fatores sejam repensados, como o tom de voz, tipo de ação e até mesmo o investimento, é preciso entender que o seu público-alvo são outras organizações.

Tendo isso em mente, lembre que essas instituições são formadas por gestores e uma equipe que toma decisões com eles, sejam os compradores, financeiro ou demais setores. 

É necessário atuar para se tornar uma opção viável, se mostrando eficiente, competente e necessário para atender às suas necessidades.

Pensando em ajudar você com isso, veja o passo a passo para começar a fazer Marketing digital para negócios B2B. Continue a leitura.

Marketing digital para negócios B2B: 5 passos importantes

Agora que você sabe porque as estratégias e ações devem ser diferentes em comparação a uma empresa B2C, que vende diretamente para os clientes finais, aproveite para saber como ficar na frente dos concorrentes com nossas dicas.

Defina objetivos

É preciso, antes de tudo, delimitar o que se deseja, seja vender mais, estabelecer uma quantidade de leads até o final do mês ou se tornar referência no setor de atuação, a partir da produção de conteúdo, e dentre muitas outras metas.

O marketing digital para negócios B2B só funciona com um planejamento sólido e que começa com a delimitação de objetivos, seja de médio ou longo prazo.

É importante entender que nem sempre o desejo de uma organização é vender mais, podem existir outros caminhos que serão igualmente benéficos para elas naquele momento.

Planeje em cima de cada objetivo traçado

Após definir minuciosamente os objetivos da organização ao se falar em ambiente digital, é necessário separar cada um deles e criar determinadas estratégias para atingir um a um.

Existe o inbound e outbound marketing, assim como dentro deles existem universos de possibilidades de desenvolvimento de estratégias, que devem ser aplicadas no momento certo e para cada meta, desse modo funcionarão em conjunto.

Crie as personas

Após ter essas etapas de planejamento e definição concluídas, um fator essencial do marketing digital para negócios B2B está em definir perfeitamente as personas, personagens fictícios que retratam os clientes ideais de maneira detalhada.

Personas também podem retratar empresas ou seus gestores, assim como outros líderes responsáveis por fazerem compras.

Ao ter esse perfil criado, poderão ser ofertadas as melhores ações, conteúdos e demais estratégias que se aproximam do lead.

Delimite a forma que a empresa irá se posicionar

Mesmo que a organização não seja uma pessoa, ela necessita ter personalidade, missão, visão, valores e até mesmo um tom de voz próprio, que será seu cartão de visitas para que as outras pessoas a conheçam da melhor forma.

Isso diz muito sobre aquela empresa, o que ela quer gerar no mundo e no mercado em que está inserida.

Onde você ficará presente? Defina os canais

Por último, e não menos importante, é ideal saber onde serão os canais que a organização se fará presente como, por exemplo, LinkedIn, Facebook, Instagram ou demais redes sociais.

Com a persona bem definida, tomar essa decisão é mais fácil, porque conforme o perfil dos clientes ideias, será possível entender quais redes sociais eles mais usam e de que forma. Isso auxiliará você a estar no lugar certo, ofertando os melhores conteúdos.

Conteúdo escrito por Giovanna Requena, redatora da witu.digital, uma agência de marketing que ama resultados.