Dinâmicas motivacionais para vendas: ações simples e eficientes para aumentar a receita

Pode parecer simples, mas dinâmicas motivacionais para vendas são um dos caminhos mais eficientes para engajar sua equipe comercial. Muito se fala sobre a importância de planejar ações de motivação para a equipe. 

O que muita empresa ainda não compreende, é que oferecer comissões ou prêmios é apenas o básico. Para trazer bons resultados para o profissional e para a empresa, a motivação precisa ser um pilar do negócio, sendo desenvolvido diariamente.

E entre os inúmeros meios de conseguir engajar os colaboradores, as dinâmicas motivacionais para vendas possuem um espaço especial. Pois, além de motivar, o recurso também potencializa a produtividade da equipe.

Portanto, se você está em busca de dinâmicas motivacionais para vendas para incentivar seus colaboradores, chegou ao lugar certo. Veja abaixo algumas opções para colocar em prática no dia a dia da sua empresa.

Ideias de dinâmicas motivacionais para vendas 

Pois bem, para te dar algumas opções de dinâmicas, separamos três que são bastante comuns. Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre:

1. Ilha do Tesouro

Iniciando nossa lista de dinâmicas motivacionais para vendas, temos a Ilha do Tesouro, uma brincadeira que pode parecer despretensiosa, mas é uma ferramenta poderosa para ensinar a equipe de vendas a importância do trabalho em equipe. 

Muitas vezes, tem-se enraizada a ideia de que entre um time de vendas deve prevalecer apenas a competição, e que não há espaço para a colaboração. Afinal, entre grandes metas e comissões, facilmente os colaboradores podem ser levados a pensar que fazer apenas a sua parte já é o suficiente. 

No entanto, quando falamos em uma equipe de verdade, o engajamento com a missão da organização, e o desejo comum de levar o negócio a outro patamar, só se torna uma realidade quando se trabalha em conjunto. 

Desse modo, a dinâmica Ilha do Tesouro possui esse objetivo: mostrar que, na busca por resultados, a união é o que faz a força. Para colocar a dinâmica em prática, deve-se inserir  em um canto da sala alguns prêmios e separar o time em duplas. 

Depois, cada par de funcionários receberá uma folha de papel para cumprir o objetivo: enquanto o prêmio está em uma extremidade, a equipe ficará em outra e deverá chegar até o “tesouro” andando sobre a folha de jornal, sem rasgá-la ou tocar os pés no chão.

A forma mais certeira e fácil de concluir a missão é convidar todas as duplas para trabalhar em equipe, assim é possível criar um caminho de jornal em que todos irão atravessar sem maiores desafios. 

2. Acampamento de Férias 

Outra opção interessante entre as dinâmicas de motivação para vendas está a brincadeira Acampamento de Férias. 

Assim como estimular o trabalho em equipe pode trazer grandes resultados, desenvolver e treinar habilidades dos seus vendedores também é imprescindível para potencializar resultados. 

E essa é uma brincadeira especial para proporcionar um momento de treinamento dinâmico sobre negociação e venda. O Acampamento de Férias consiste no desenvolvimento de um planejamento financeiro de uma viagem para crianças. 

Para começar, você deve dividir a equipe de vendas em times e passar as seguintes instruções: 

  • Cada grupo terá um orçamento imaginário de R$ 10 mil;
  • O objetivo é organizar a viagem de 10 dias para 20 crianças;
  • Os times devem desenvolver o planejamento;
  • Deve ser indicado onde e quanto do dinheiro disponível será alocado;
  • É preciso pensar em alimentação, passagem, itens de higiene, etc.);
  • Depois, basta escrever em uma folha suas decisões. 

Após algum tempo de livre discussão entre as equipes, deve ser anunciado que haverá um reajuste no valor da viagem. Agora, apenas R$ 5 mil estão disponíveis para o acampamento, que continua com a mesma duração e o mesmo número de crianças. 

E é aí que o jogo começa: após a redução do orçamento, podemos acompanhar como cada equipe irá lidar com as negociações e argumentações entre os participantes para definir, de fato, o quanto será gasto em cada item do acampamento.

Deu para perceber por que essa é uma das dinâmicas motivacionais para vendas mais interessantes dessa lista, certo? Aqui, cada colaborador terá a chance de desenvolver suas habilidades de venda e argumentação com objeções

3. Copa do Mundo das Vendas

Por fim, chegamos à dinâmica de motivação para vendas mais indicada para quem deseja aumentar o engajamento da equipe — e as vendas!

A Copa do Mundo das Vendas é uma brincadeira recomendada para empresas que, além de motivar os colaboradores, também precisam incentivar o trabalho em equipe e as relações interpessoais.

Essa dinâmica consiste, basicamente, em realizar um campeonato de vendas. Por mais que se assemelhe a uma competição, o objetivo é desenvolver um desafio saudável entre a equipe.

Desse modo, assim como acontece durante o campeonato, os vendedores devem ser divididos em times que deverão passar por fases de grupos até chegar ao “mata-mata”. As regras da dinâmica são:

  • Cada rodada tem duração de uma semana;
  • São um total de 3 rodadas;
  • Cada venda equivale a 1 gol;
  • O vendedor que ficar mais gols em cada rodada recebe 3 pontos extras;
  • Em caso de empate, cada vendedor ganha 1 ponto;
  • Quem não fizer nenhuma venda não ganhará ponto.

Aí, basta colocar a equipe para se enfrentar: um vencedor do grupo A enfrenta o vencedor do grupo B, enquanto o vencedor do grupo C enfrenta o vencedor do grupo D. Após as três semanas, aquele que tiver o maior número de pontos recebe o prêmio. 

Aprofunde as dinâmicas motivacionais para vendas com o Funil dos Sonhos

Como vimos, as dinâmicas motivacionais para vendas são ferramentas poderosas para motivar a equipe, mas sabemos que manter o engajamento do time de vendedores diariamente pode ser um desafio para muitas companhias.

Uma forma de engajar e surpreender os colaboradores é o Funil dos Sonhos, uma ferramenta exclusiva que conecta as metas pessoais de cada vendedor aos objetivos da empresa.

Ou seja, se o seu colaborador deseja trocar de carro daqui a alguns meses, por exemplo, a plataforma pode apresentar para ele um plano de ação, mostrando qual o volume de vendas e comissionamentos serão necessários para que conquiste seu sonho. 

No vídeo a seguir, você pode entender um pouco mais sobre o que é o Funil dos Sonhos e como essa relação pode ser configurada na ferramenta: https://youtu.be/-a0ogWajWHw

E para continuar o planejamento estratégico de dinâmicas motivacionais para vendas e formas de engajar os colaboradores, dê uma olhada no  blog do Agendor!  

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.