Esqueça a posição 1 – foque na posição 0 na pesquisa do Google com snippets

Somos uma nação cada vez mais exigente quando se trata de tecnologia.

Esperamos respostas rapidamente, seja digitando uma consulta em um mecanismo de pesquisa ou fazendo perguntas aos nossos alto-falantes inteligentes em nossas salas de estar.

Portanto, não é nenhuma surpresa que os resultados da pesquisa estejam em constante evolução para atender à demanda do consumidor, e os snippets de destaque desempenham um grande papel nisso.  

O que é um snippet em destaque? 

Os snippets em destaque são caixas de resposta que ficam acima dos resultados naturais e abaixo dos resultados pagos do Google.

Os snippets em destaque respondem à consulta do usuário rapidamente. Quer o usuário tenha digitado a consulta ou “Perguntado ao Google”, será apresentado um resultado conciso e útil que responde à consulta. 

Graças ao seu posicionamento, os snippets em destaque significam grande visibilidade para o site em destaque, mas menos visibilidade para outros resultados orgânicos. O Google também atualizou recentemente como seus resultados de anúncios aparecem nos resultados de pesquisa, tornando-os mais orgânicos do que nunca. Naturalmente, então, a posição número 1 está começando a parecer menos valiosa do que nos anos anteriores.

Existem quatro tipos de snippets em destaque: snippets de parágrafo, snippets de lista (com marcadores ou números), vídeo e snippets de tabela. snippets de parágrafo são exibidos na maioria das vezes.

Aqui está um exemplo de um snippet em destaque (snippet de parágrafo) nos resultados de pesquisa do Google:

Quais são os benefícios? 

Os snippets em destaque podem ser incrivelmente poderosos quando se trata de SEO.

Ao contrário da classificação orgânica, os sinais de autoridade e marca não desempenham um papel tão importante – na verdade, você pode superar as grandes publicações e concorrentes e chegar à posição 0. 

Os snippets em destaque não apenas aumentam a exposição da marca, mas também podem aumentar a taxa de cliques e o tráfego quando você é um resultado em destaque.

Se os níveis de competição tornam impossível alcançar a posição 1 organicamente, trechos em destaque podem ser sua resposta.

Então, qual é o truque? Para reivindicar um snippet em destaque, os Ahrefs descobriram que você já deve estar classificado na página 1 (os 10 primeiros resultados) dos resultados de pesquisa do Google para uma consulta. Isso garante que o Google está selecionando respostas de fontes relevantes. 

Busque por agências que dominem as regras de otimização abaixo, para você conquistar os seus snippets em destaque em seus pacotes de marketing digital.

 

Mas você pode chegar ao # 0 seguindo algumas regras de otimização simples:

Como ensacar um snippet em destaque 

  1. A pesquisa de palavras-chave é a chave

Os snippets em destaque geralmente são acionados por palavras-chave de cauda longa. Isso não é nenhuma surpresa, considerando que é uma maneira cada vez maior de pesquisar com voz e linguagem coloquial. Os dados sugerem que as consultas de pesquisa por voz tendem a ter de três a cinco palavras-chave de comprimento.

No entanto, nem todas as palavras-chave trazem snippets em destaque nos resultados de pesquisa. Portanto, para realizar pesquisas de palavras-chave com eficiência para snippets em destaque, você se beneficiará com o uso de uma ferramenta líder do setor, como Ahrefs ou Semrush.

Depois de ter uma lista de termos de pesquisa relevantes, destaque aqueles que estão no ranking, ou têm a capacidade de classificar, acima da 10ª posição. Estas são as oportunidades que você deseja explorar. 

Se você não tiver oportunidades atuais, dê uma olhada em algumas palavras-chave de pergunta ou palavras-chave “vs” que podem ser incorporadas ao seu conteúdo. Essas palavras-chave têm maior probabilidade de veicular snippets em destaque. A partir daqui você também deve ser capaz de identificar algum conteúdo relacionado.

 

2. Conheça o seu tipo de snippet 

Depois de identificar os termos de pesquisa para otimizar os snippets em destaque, identifique que tipo de snippets em destaque mostra ou provavelmente seria mostrado para eles.

Uma lista, tabela, vídeo ou um snippet de parágrafo está sendo exibido? É fundamental saber pelo que você está competindo, já que não adianta otimizar para um snippet de parágrafo se o Google quiser mostrar um vídeo em #0.

 

3. Otimize

Definir limites de caracteres

 

Um snippet em destaque geralmente tem cerca de 52 palavras. Você vai querer resumir uma resposta na página dentro desta contagem de palavras. Claro, você pode expandir ainda mais, mas ao ter um resumo claro de sua resposta com o comprimento correto, você está tornando mais fácil para o Google encontrá-lo. Caso contrário, o Google terá que remendar as coisas a partir de um conteúdo longo. 

Crie títulos otimizados 

Depois de ter uma resposta / tabela / lista sucinta no texto, você deseja um título otimizado diretamente acima. Por exemplo, se você estiver respondendo a uma consulta baseada em perguntas, inclua a pergunta como H2 diretamente acima de sua resposta. 

Divida o conteúdo

O uso de imagens e títulos para dividir o conteúdo também pode tornar mais fácil para o Google obter o texto do snippet em destaque. Por exemplo, adicione uma imagem abaixo de sua resposta de 52 palavras. 

Otimize as imagens

Tal como acontece com as melhores práticas de SEO, certifique-se de incluir imagens otimizadas de qualidade em seu conteúdo. Se o Google entender que uma imagem é relevante para o seu snippet, provavelmente a puxará junto com o seu conteúdo. 

Incluir questões relacionadas

Certifique-se de incluir outras questões relevantes relacionadas em seu conteúdo. Você pode acabar com vários trechos!

Reverberação nas mídias sociais

O Google leva em consideração a reverberação nas mídias sociais. Publique o seu conteúdo nas mídias sociais, se ele tiver um bom alcance, o Google irá considerar ele um conteúdo relevante e você conseguirá o seu snippet em destaque. Veja os planos de redes sociais para ajudá-lo a dominar esta estratégia. 

Aproveite as vantagens dos trechos em destaque 

É hora de começar a tirar proveito dos snippet em destaque. Certifique-se de investir tempo na otimização e experimente nossas melhores dicas! Conheça planos de mídias sociais, nossos especialistas poderão ajudá-lo a conseguir os seus snippets em destaque através da divulgação do seu conteúdo.