Hospedagem de site: como escolher a melhor opção?

Hospedagem de Site

Você já pensou em como disponibilizar um site na Internet? O registro de um domínio é a primeira etapa para iniciar um negócio online, mas apenas possuí-lo não garante que o site ficará online na Internet.

Além do domínio (endereço na Internet), você também precisa de um local para armazenar os arquivos que compõem o seu site, para que ele  “trabalhe” perfeitamente online.

Muitas pessoas conhecem esse serviço pelo termo em inglês, Web Hosting… Mas e você, sabe como a hospedagem de site funciona?

O que é a hospedagem de site

Um site é um conjunto de arquivos, como textos, imagens e códigos, que juntos formam as páginas que encontramos na Internet. 

Os arquivos do site são lidos por programas específicos, mas primeiro, esses arquivos devem ser armazenados em um determinado local, o famoso servidor.

Você deve ter este local para armazenar arquivos, pois o domínio não armazena nada no site, ele é apenas um endereço eletrônico, a URL. 

O servidor é um computador potente, com mais recursos e melhor desempenho que os computadores comuns, a função de armazenar vários arquivos e torná-los acessíveis a outros computadores é dele. Por isso dizemos que um servidor “hospeda” um site, e é por isso que o termo “hospedagem de site” surgiu.

De forma simples: Web Hosting é um espaço no servidor que serve para armazenar todos os arquivos que compõem o site para que ele possa ser acessado pela Internet.

Recursos da hospedagem

Existem diferentes tipos de acomodação, e cada acomodação possui características diferentes. 

Vamos entender alguns dos principais recursos:

Armazenamento

O armazenamento é o limite de espaço que o conteúdo do site pode usar no servidor. 

Portanto, antes de escolher sua hospedagem, é importante saber o tamanho dos arquivos em seu site para comparar com o espaço em disco disponível no servidor.

Além dos arquivos do site, os e-mails também ocupam esse espaço em disco, porém a maioria dos sites usa pouquíssimo desse recurso.

Transferência

Essa é a quantidade de dados que pode ser transferida para a hospedagem em um mês, por exemplo: quando você precisa atualizar o site, fazer upload de imagens ou qualquer outro conteúdo, você está usando a função de transferência.

Aliás, ao visitar o site, o download do arquivo é feito pelo navegador, portanto a transferência também está relacionada ao número de visitas recebidas pelo site. 

Outro fator relacionado ao consumo desse recurso é a otimização do site, portanto, sites com melhores efeitos de otimização consomem menos recursos de transferência.

Painel de controle

O painel de controle é usado para simplificar o gerenciamento do site e contratar recursos de hospedagem sem exigir que os usuários tenham conhecimento técnico. 

Nestes painéis, a interface é amigável, você pode gerenciar mais facilmente a hospedagem, criar uma conta de email, alterar a senha, configurar o domínio, banco de dados, instalar software, etc.

Conta de e-mail

O e-mail é uma das principais ferramentas de comunicação na Internet, além de possuir um domínio muito profissional, ter uma conta de e-mail em seu domínio também pode garantir um contato mais confiável com clientes ou leitores.

Muitas hospedagens oferecem e-mail gratuitamente.

Domínios

Um domínio é o endereço de um site na Internet, como explicamos, saber quantos nomes de domínio ter em hospedagem está relacionado a quem deseja criar vários sites diferentes. 

No entanto, se você tiver apenas um site, um plano com um único domínio fornecerá recursos suficientes.

Criador do site ou CMS

Para quem não tem conhecimento técnico, um dos principais fatores a serem analisados ​​na hospedagem de sites é a disponibilidade do Criador de Sites ou CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

Existe a opção de criar um site com um CMS como o WordPress, é importante saber se o servidor de hospedagem selecionado aceita a instalação desses gerenciadores de conteúdo.

Como escolher a melhor hospedagem para o seu site

Com tantas opções na Internet, é realmente difícil escolher. 

Além de se preocupar com todo o design e conteúdo da web, quem quiser criar um site ficará confuso e até mesmo se perguntará qual empresa escolher para confiar em sua página. Separamos algumas dicas para facilitar a sua vida!

1- Disponibilidade

Não há nada mais frustrante na Internet do que clicar em um link, e o site de destino não pode ser aberto. 

Portanto, certifique-se de que o serviço de hospedagem na web que você está alugando oferece a melhor qualidade de disponibilidade.

2- Espaço de armazenamento disponível

Não importa o que seja, é sempre recomendável que você contrate o serviço que melhor se adapta às suas necessidades.

Se precisar de muito espaço, certifique-se de que a empresa de hospedagem de site forneça a quantidade necessária para evitar memória insuficiente. 

Se você não precisa de tanto espaço, escolha um plano mais barato e economize o dinheiro que vai pagar por um espaço desnecessário.

Se o seu serviço tiver espaço em disco ilimitado, você pode relaxar esse fator e pular para a próxima dica!

3- Fluxo mensal

Você pode não saber, mas alguns serviços de hospedagem na web têm limites de tráfego mensais. Na prática, isso significa que, após um número limitado de cliques, o servidor cobrará mais por “visitantes extras” ou deixará de exibir seu site na web.

Portanto, preste sempre atenção às informações prestadas pela empresa e certifique-se de que o tráfego de dados dessas empresas não seja restrito, para não correr o risco em questão.

4- Segurança de dados

Não é fácil confiar em alguém para hospedar seu site e seu conteúdo. 

Portanto, é necessário garantir que o provedor selecionado possa proteger totalmente seus clientes. Confira como os backups são feitos.

5 – CDN, SSL e WAF

WAF (Web Application Firewall), SSL (Secure Socket Layer) e CDN são essenciais ao seu site. 

Para você não ficar perdido com configurações complicadas, procure empresas que simplificam a instalação destes recursos.

Bônus: ainda não sabe qual hospedagem escolher?

Temos uma dica para você: a plataforma Hospedagem das Galáxias criada pela empresa Migre Seu Negócio foca na usabilidade do usuário, com acesso rápido a dados como Status de Consumo e DNS no Dashboard.

Com o PageSpeed Optimizer, eles transformam seus sites em naves ágeis, estáveis e otimizadas de maneira rápida e automatizada, economizando seu tempo.

Você não se perde em configurações complicadas, como SSL e CDN que são essenciais ao seu site e você adiciona ele em apenas um clique. 

Os robôs espaciais simplificam a instalação de recursos como HTTPS, CDN, WAF e mais em VPS Linux (Ubuntu), melhorando o fluxo de trabalho do seu negócio.

Eles possuem robôs protetores com tecnologia Anti-blocklist que evitam que seu e-mail seja bloqueado por qualquer provedor.

Os robôs intergaláticos cuidam das configurações técnicas de instalações WordPress, e-commerce ou de email no seu domínio de maneira automática. Sem necessidade de programador.

Seus domínios, sites, e-mails e aplicações para Servidores na Nuvem migram de maneira rápida e prática. Os robôs astronautas fazem tudo para que você não tenha retrabalho, apenas otimize para alcançar melhores resultados.

A hospedagem de site é uma das coisas mais importantes para quem tem cuidado com os arquivos. 

Não deixe seu conteúdo perdido pela galáxia! 🚀