MARKETING AMBIENTAL: O que é? Para que serve?

Com o passar dos anos, a sustentabilidade veio ganhando a atenção mundial e se tornando um dos assuntos mais comentados. E atualmente, empresas que não demonstram ter essa preocupação podem perder mercado em função da mudança do comportamento do cliente (Figura 1). 

Segundo Alves (2018), o modelo de desenvolvimento econômico aliado com o consumismo, representou maior conforto na vida das pessoas por meio da criação de produtos e serviços. Por outro lado, implicou em maior demanda por recursos naturais e a geração de resíduos e poluição advindos da produção e do descarte dos produtos e de suas embalagens, que geram rejeitos em uma taxa maior que a capacidade de assimilação pelo meio ambiente.

Desta forma, se o desenvolvimento das estratégias de marketing nas empresas foi responsável, em parte, pelo maior estímulo à produção e ao consumo de bens e serviços, agravando a problemática ambiental, o mesmo marketing pode ser um elemento importante em sua minimização, por meio da adoção de estratégias de marketing ambiental (ALVEZ, 2018).

Mas antes de sabermos o que é Marketing Ambiental, também conhecido como Marketing Verde, vamos entender um pouco sobre sua origem. 

HISTÓRIA DO MARKETING AMBIENTAL

O Marketing Ambiental teve sua origem na Europa e nos Estados Unidos a partir de um despertar geral de consciência ecológica da população.

Esse despertar de consciência se deu pela década de 60, mas seus impactos (bem como seu poder de transformação e influência) no mercado são percebidos mais fortemente no começo da década de 90 (GABRIEL,2018).

Carvalho (2013), destaca que a preocupação com a escassez dos recursos naturais fez com que muitos consumidores passassem a “pressionar” as empresas para que as mesmas adotem consciências responsáveis tanto no quesito: Ambiental, Social, Econômico e Cultural.

O QUE É MARKETING AMBIENTAL?

O Marketing Ambiental, Marketing Verde ou Ecomarketing, é uma estratégia de marketing que foca nos benefícios (ou na ausência de malefícios) dos produtos, do modo de produção, ou da postura em geral da empresa em relação ao meio ambiente.

Em outras palavras, pode ser assimilado pelas empresas como uma ferramenta capaz de projetar e sustentar a imagem da empresa, difundindo-a com uma nova visão do mercado, destacando seu diferencial ecologicamente correto junto à sociedade, fornecedores, funcionários e ao mercado.

O Marketing Ambiental extrapola a mera publicidade ou divulgação dos produtos ou serviços oferecidos por empresas que querem veicular na mídia e no meio profissional ou ainda para o consumidor a aplicação de métodos ambientalmente corretos, aplicados a seu gerenciamento interno ou na produção ou ainda na prestação de serviços (DIAS, 2007).

Em outras palavras, do ponto de vista comercial, o marketing ambiental insere mais especificamente a variável “meio ambiente” como requisito de competitividade para as empresas, ampliando o conceito de atendimento às necessidades e desejos dos consumidores ao incorporar suas demandas pelos chamados produtos verdes.

QUAIS SEUS PRINCÍPIOS?

Para estar de acordo com o marketing ambiental, o empreendimento deve ser:

  • Ecologicamente Correto;
  • Economicamente Viável;
  • Socialmente Justo;e
  • Culturalmente Aceito.

Exemplos de práticas adotadas são: os 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar); os 4 Ss: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social (Social acceptance); medidas de economias como a de água, energia e dinheiro nos processos produtivos e colaborar para um meio ambiente saudável, como também lucrar – e aqui estamos falando de lucro de qualidade, e não somente de quantidade.

Por isso é fundamental que o marketing verde seja pautado em reais atitudes, e não somente um “discurso verde”.

Segundo Las Casas (2015), empresas que investem nesse tipo de marketing devem incorporar práticas de responsabilidade ambiental, que levem o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável em consideração. Do contrário, estaríamos de frente para um caso de Greenwashing*.

* Greenwashing pode ser traduzido como “lavagem verde”, e é exatamente o que o nome sugere: informações que enganam os consumidores, objetivando mascarar uma postura totalmente contraditória com o discurso de “marketing verde” da empresa (Figura 4).

Vamos imaginar a seguinte situação:

“Uma empresa que diz aplicar o Marketing Ambiental, é flagrada despejando resíduos tóxicos em um rio ou ainda utilizando mão de obra escrava. Essa atitude seria um tiro no pé, pois seu público-alvo, se sentiria enganado e as chances de deixarem de comprar da empresa seriam grandes”.

Desta forma, o primeiro passo para construir uma relação de confiança e credibilidade, é falar a verdade, cumprir com seus compromissos e princípios. 

Por isso, não vale a pena vender uma imagem ecofriendly se a sua empresa não pratica o marketing verde (GABRIEL, 2018).

E, para provar que a sua empresa realmente pratica o que prega, você pode buscar certificações que realmente comprovem o seu compromisso com o meio ambiente.

PORQUE ADOTAR O MARKETING VERDE?

Como você já deve ter percebido, adotar o marketing ambiental ou marketing verde é uma excelente ideia quanto a estratégia é autenticidade. 

Para comprovar isso, Neilpatel (2021), apresenta uma série de pesquisas para firmar tal tese. Todas essas pesquisas trazem dados que atestam que a sustentabilidade é uma tendência que veio para ficar, confira alguns números:

  • 95% dos executivos, empresários e consumidores estão atentos e preocupados com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade (PwC, 2015)
  • 87% dos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis (FIEP, 2019)
  • 54% dos consumidores frequentemente ou sempre preferem marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente (FIEP, 2019).
  • 42% deles se preocupam muito com as práticas sustentáveis de uma empresa ao comprar um produto (FIEP, 2019).

Pelo que vimos até agora, não faltam razões para adotar o marketing verde, não é mesmo?

Em contrapartida, não adequar suas ações de marketing a esse movimento pode até gerar prejuízo. Pois, não demonstrar preocupação em tornar o mundo um lugar melhor para todos significa ficar para trás.

E não é isso que você quer, certo?

COMO USAR ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE NA SUA EMPRESA?

Silva (2019) enfatiza que adotar o marketing verde como estratégica empresarial é como mudar de mindset, ou seja, começa primeiro com os esforços internos na cultura e organização da empresa.

Dessa forma, não adianta investir em ações de marketing para “mostrar” aos consumidores o que sua empresa é “eco-friendly”, se ela ainda não incorporou ele a seus valores. Pois cedo ou mais tarde, as pessoas irão perceber que essa ação é mentira.

Logo, é preciso em primeiro lugar pensar sobre como as atividades atuais do seu negócio podem reduzir impactos ambientais pois, a partir do momento em que conseguimos reduzi-los, já estamos fazendo nossa parte para a preservação ambiental. Por isso, use as possibilidades que tem em mãos!

E o principal, não se esqueça de que mudanças de mentalidade funcionam melhor ainda pelo exemplo. Outra dica, é incentivar os donos e os e os fundadores da empresa a demonstrarem atitudes e comportamentos ambientalmente corretos.

E depois que todos estiverem habituados internamente com essa nova filosofia é que será a hora de levá-la para fora.

CONCLUSÃO

Após ler este artigo, independente do estágio que sua empresa estiver, você está convencido de que investir em marketing verde é uma boa ideia para o seu negócio?

Se sim, é hora de arregaçar as mangas e usar a criatividade para aplicar práticas sustentáveis e ecologicamente conscientes ao seu dia a dia.

O primeiro passo já foi dado e o que mais importa é estar disposto a mudar, não é mesmo?

Desta forma, use as mudanças de padrão de consumo em benefício do seu negócio para que possa manter o sucesso. Isso é uma forma inteligente de fazer sua parte para melhorar o mundo, atender às necessidades dos consumidores e, claro, economizar.

Agora te pergunto “Você está preparado para gerar valor à sua marca ao realizar ações de marketing verde? ” 

Espero que esse artigo tenha sido útil para você e que inspire mudanças positivas! Aproveite e conte agora como espera integrar o tema ambiental à sua estratégia de marketing!