Principais programas de intercâmbio: como escolher o seu?

intercâmbio

Escolher um programa de estudos no exterior ou intercambio é uma tarefa difícil. Todos nós ouvimos muito sobre como “estudar no exterior mudará sua vida” e, embora haja muito para se animar, também há o medo de tomar uma decisão errada.

Muito provavelmente é um calouro ou estudante do segundo ano na faculdade e está lutando para saber por onde começar quando se trata de escolher um programa de estudos no exterior. Pois precisamos de muitas informações e uma muito importante é saber quanto custa estudar no exterior. Felizmente, as etapas abaixo devem ajudá-lo a fazer uma escolha na qual pode confiar.

Principais programas de intercâmbio, o que devo considerar para escolher o meu?

Não existe uma resposta certa quando se trata de escolher um programa de estudos no exterior. No entanto, para ajudar a definir os melhores programas para você, aqui estão algumas coisas que você deve considerar.

1. Decida em qual país você deseja estudar

Seu primeiro passo pode parecer o mais difícil. Você precisa escolher em que país deseja estudar no exterior. Se parecer muito difícil restringir as coisas a um país específico, tudo bem. Tente pensar em uma região ou em um fator comum (como o idioma) que aproxima alguns países.

A maneira mais fácil de restringir suas opções é examinar primeiro os pré-requisitos de idioma. Muitos programas de estudo no exterior incluem aulas ministradas na instituição local o que significa que você precisa falar o idioma daquele país.

Faça sua própria avaliação de suas habilidades no idioma para ajudar a determinar em quais países, ou pelo menos em quais regiões, você está qualificado para estudar no exterior.

Se você é fluente em um idioma estrangeiro, pode se sentir confortável procurando programas nos quais será matriculado diretamente na universidade local.

Se você não é proficiente em um idioma diferente do inglês, não se preocupe. Existem muitos países de língua inglesa, como Inglaterra, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e outros onde você pode estudar no exterior por meio da matrícula direta em universidades locais.

Além disso, existem muitos outros países que oferecem programas robustos em inglês, como Dinamarca, Suécia e Alemanha.

Existem também muitos programas que não possuem um pré-requisito de idioma, devido à forma como o programa é executado. Esses programas são normalmente oferecidos por meio de um terceiro (como IES Abroad ou CEA Study Abroad).

Como esses programas são voltados especificamente para estudantes internacionais, eles tendem a ter mais programas de inglês em países onde o inglês não é o idioma nativo.

2. Veja os programas de intercâmbio que se adaptam ao seu curso de especialização

Há uma grande variedade de programas de estudo no exterior, desde programas de intercâmbio de idiomas com duração de um mês, programas de um ano, até programas de estudo no exterior online. Para ajudar a orientar sua pesquisa, no entanto, tente se concentrar em programas que se encaixam em sua área de especialização.

A notícia positiva é que existem programas de estudo no exterior para praticamente todas as áreas de especialização! Você pode pesquisar programas de estudo no exterior para especializações em negócios, educação, moda e muitos outros.

Existem até programas de pré-medicina no exterior, bem como programas em muitas outras áreas de estudo cujos estereótipos podem dizer que você “não pode” estudar no exterior.

Se quiser ir além de uma pesquisa online, você também pode ir ao escritório de estudos no exterior de sua instituição de origem para obter conselhos. É provável que seu chefe de departamento também tenha conselhos sobre o melhor programa para o seu curso.

3. Escolha por quanto tempo você deseja estudar intercâmbio

Depois de restringir sua pesquisa a alguns países ou programas, é hora de considerar a duração do programa de estudos no exterior que você deseja fazer. Como você sabe, os programas de estudo no exterior vêm em muitas formas e tamanhos, variando de algumas semanas a um ano inteiro.

Verão ou curto prazo:

Prós: devido à curta duração, esta é geralmente a opção mais barata para um programa de estudos no exterior. Como é durante o verão, isso também significa que você não vai sentir que está perdendo a oportunidade de ver seus amigos da faculdade, se envolver na vida no campus ou ter aulas obrigatórias em sua instituição de origem.

4. Considere o quão prático você deseja que seu programa de intercâmbio seja

Considere o quão prático você deseja que seu programa de estudos no exterior seja.

Esse é um fator frequentemente esquecido, mas é importante considerar quanto suporte você deseja durante o programa.

Alguns programas de estudo no exterior são muito práticos, com excursões de fim de semana e funcionários dedicados que fazem parte do programa terceirizado ou também viajaram de sua instituição de origem.

Outros programas são exatamente como você está matriculado na universidade local, da mesma forma que qualquer outro aluno. Existem claramente vantagens e desvantagens em cada opção.

Ter muito apoio é ótimo se você nunca viajou muito antes ou se está nervoso por ir para o exterior. Mais programas independentes são ideais se você se sentir confiante e quiser se desafiar a realmente se envolver como um estudante local.

5. Certifique-se de que pode transferir os créditos de volta para a sua universidade local

Certifique-se de que pode transferir os créditos de volta para a sua universidade local

Sei que é divertido sonhar com todas as viagens que você fará e a vida que terá no exterior, mas também existem alguns aspectos práticos que você precisa considerar.

É importante garantir que os créditos acadêmicos obtidos em seu programa de estudos no exterior possam ser transferidos de volta para sua instituição de origem para que você possa se formar a tempo.

Os créditos acadêmicos e as transferências definitivamente parecem complicados, mas respire fundo. Lembre-se de que a maioria das universidades vê o estudo no exterior como uma experiência positiva que pode fazer você avançar acadêmica, pessoal e profissionalmente. Eles farão o possível para garantir que seu crédito seja contabilizado!

Neste ponto, você provavelmente terá uma lista de programas em qualquer país que escolher. Agora é hora de levar esses programas para o escritório de estudos no exterior de sua instituição de origem e ter certeza de que o crédito é transferível.

A maioria das universidades possui uma lista de instituições parceiras no exterior. Obviamente, esses são os mais fáceis de transferir crédito entre eles. Mesmo assim, muitas universidades também aceitam transferências de crédito de instituições ou programas não afiliados, mas podem precisar primeiro preencher alguns papéis.

Certifique-se de perguntar se há um limite para os créditos que você pode ganhar, se você terá problemas para cumprir os requisitos do seu curso de graduação e qualquer papelada que precise preencher antes de viajar para o exterior.

6. Explore os pacotes de ajuda financeira

O próximo passo é outra grande praticidade: ajuda financeira! Os programas de estudo no exterior podem variar de preço, desde ser mais barato do que o valor da mensalidade da sua instituição de origem, até ser, bem, muito mais caro.

Felizmente, existem toneladas de recursos para estudar no exterior, ajuda financeira se o custo do programa que você selecionou for proibitivo.

Sua primeira escala de intercâmbio deve ser definitivamente o próprio programa de estudo no exterior selecionado – muitos programas têm bolsas de estudo dedicadas para alunos a cada semestre. Entre em contato com o líder do programa por e-mail e peça conselhos.

Algumas outras opções de ajuda financeira incluem ajuda financeira federal ou mesmo ajuda financeira do governo do país em que você planeja estudar.

Você também pode estudar no Google bolsas de estudo no exterior por demografia ou qualidades há muitas bolsas de estudo no exterior específicas para mulheres, religiosas grupos, minorias, campo de estudo e muito mais.

7. Leia as avaliações e converse com os alunos do estudo anterior no exterior

Por esta etapa, você provavelmente estreitou suas opções significativamente. Mas é provável que você ainda esteja dividido entre alguns programas.

Se você estiver se sentindo como eu, recomendo verificar as análises online do programa específico de estudos no exterior em que está interessado.

Também é útil conversar com alunos que já fizeram exatamente esse programa antes. Converse com o escritório de estudos da sua universidade no exterior e veja se eles podem conectá-lo.

8. Bônus: considere um programa de estudo no exterior on-line

Por último, mas não menos importante, certifique-se de expandir seus horizontes para programas de estudo no exterior online.

Embora essa possa não ser a ideia tradicional de estudar no intercâmbio, há muitos benefícios em um programa online que podem torná-lo uma opção atraente para você. Os programas online tendem a ser flexíveis, acessíveis e muito mais baratos do que os programas presenciais. Alguns programas oferecem opções híbridas, portanto, vale a pena o esforço de pesquisar programas de estudos virtuais no exterior para ver como eles podem funcionar para você.