Marketing de serviços: saiba como aplicá-lo ao seu negócio

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Os investimentos em estratégias de marketing de negócios são contínuos porque oscilações e competitividade são uma das principais características do mercado. 

Nesse cenário, táticas como o marketing de serviços ajudam as empresas a ganhar visibilidade na aquisição de clientes. 

Sabe-se que cada modelo de negócio tem suas peculiaridades no desenvolvimento de estratégias, pois a escala do mercado exige a consideração de tais diferenças, sendo fundamental que os especialistas responsáveis ​​pelas táticas estejam atentos a essas questões. 

Principais características do marketing de serviços 

O marketing de serviços corresponde essencialmente a um conjunto de práticas que promovem a promoção de um determinado serviço. No futuro, o consumidor poderá ser segurado e, portanto, empregado pela empresa. 

Uma característica mais associada a esse tipo de tecnologia é que atualmente as empresas não podem se render completamente às condições de mercado na aquisição de clientes. 

Especificamente, dá mais espaço para explicar o valor dos serviços oferecidos e evita a inércia, que pode ser uma condição perigosa. 

Por essas razões, é uma tática importante, especialmente porque os empreendedores encontram a competitividade cada vez mais evidente.

O diferencial do setor de serviços 

Para uma melhor compreensão a respeito deste tema e da aplicação desse tipo de estratégia, é interessante abordar os diferenciais no modo de promover os produtos e os serviços, independentemente do setor. 

Por exemplo, uma empresa que efetua uma consultoria blockchain, no momento da promoção dessa atividade deve avaliar fatores totalmente distintos ao comparar com a divulgação de serviços como outras consultorias. 

Um dos pontos de maior destaque, é a intangibilidade, o que exige dos profissionais táticas totalmente diferenciadas. Afinal, quem contrata um serviço, não poderá experimentar. 

Por esse motivo, comumente os métodos empregados em estratégias como no marketing de serviços e até mesmo quando a comercialização de produtos envolve de certa forma a intangibilidade, como nas plataformas digitais, a confiabilidade é ressaltada. 

Isso porque é um dos principais fatores que aumentam a visibilidade do mercado e as oportunidades do consumidor para fazer uma compra. 

Interessante também é a heterogeneidade, que também pode ser considerada um desafio, pois embora a automação possa ser vista em muitas áreas, a maioria dos processos ainda é feita por pessoas. 

Portanto, a absoluta semelhança dos serviços não pode ser garantida, por exemplo no caso de impermeabilização de terraços. 

Claro que cada profissional define seus próprios objetivos e padrão de segurança e qualidade, mas isso ainda é um desafio nesse campo. 

Compreender esses fatores é, sem dúvida, importante para diferenciar o marketing de produtos do marketing de serviços. 

Assim como avaliar cada questão pode dar aos profissionais e às estratégias desenvolvidas por meio dela uma vantagem competitiva.

Conheça os 7 Ps 

Para entender melhor o marketing de serviços e sua implementação, é importante apresentar os 7 Ps, que são os principais pilares  das táticas desenvolvidas. São eles: 

  1. Produto 

Em relação ao marketing de serviços, é interessante mencionar que neste caso trata-se também de um conceito de produto, principalmente se você pensar no que é entregue ao cliente, ou seja, o valor criado. 

A identificação do produto de venda é fundamental para gerenciar os diversos processos de desenvolvimento da estratégia, especialmente considerando a importância do direcionamento adequado.

  1. Preço 

Como o nome sugere, este é um ponto sobre preço e valor realmente adequado, o que pode ser difícil de alcançar em alguns casos, especialmente para  valor justo e  lucratividade. 

Em meio à competitividade e diversidade do mercado, é interessante que os profissionais busquem aspectos importantes para determinar valores, como a preparação necessária para a atividade, o consumo de tempo. 

  1. Praça 

É onde o serviço será realizado. Por exemplo, alguns cursos não podem ser feitos remotamente, pois este requer o uso de equipamentos especiais para melhorar o aprendizado. 

Esse tipo de definição é interessante para favorecer o planejamento comercial de acordo com horários, transportes, horários, entre outros.

  1. Promoção 

Este aspecto abrange de forma mais direta a relação entre a marca e o público, pois consiste em medidas que visam promover os serviços oferecidos pela empresa. 

Por exemplo, uma empresa que lida com a consultoria digital pode lidar com esse aspecto, desde encontrar a  melhor abordagem até o desenvolvimento de publicações e anúncios. 

Os especialistas responsáveis ​​pelas atividades de comunicação recomendam priorizar a transmissão da confiabilidade para fortalecer a compreensão dos clientes sobre o valor dos serviços. 

  1. Processo 

Processos efetivamente desenhados garantem um padrão em todas as etapas dos serviços prestados. Isso porque uma oferta não é suficiente, atender ou superar as expectativas do cliente é um dos pontos mais importantes para se destacar. 

Empresas de criação de sites Curitiba, por exemplo, naturalmente oferecem uma ampla gama de serviços, mas para garantir uniformidade e certos padrões de qualidade, algumas etapas devem ser definidas com antecedência. 

Assim, pode ser ainda mais fácil expressar o desenvolvimento das atividades aos clientes. 

  1. Tangibilidade

No passado, os intangíveis eram mencionados ao abordar as diferenças entre produtos e serviços,  e isso toca no ponto em que devem ser fornecidas indicações sutis para tornar a oferta compreensível para o consumidor. 

Por exemplo, uma empresa de gestão de documentos eletrônicos pode resolver esse problema com mídia impressa, como cartões de visita, postagens em redes sociais e até mesmo uma apresentação de  site. 

 

  1. Pessoas 

Costumamos falar de assuntos externos para promover a empresa, mas esse ponto está relacionado aos profissionais que devem ser devidamente avaliados. 

Com a formação mais adequada, é possível garantir um melhor desempenho, incluindo experiências mais positivas para os consumidores.

Como implementar esse  marketing? 

Sem dúvida, a forma como uma estratégia de marketing de serviços é desenvolvida pode variar significativamente de empresa para empresa. 

Os processos e objetivos apresentados por uma empresa de criação de outdoor podem produzir resultados satisfatórios no mesmo ramo ou em diferentes ramos de atividade. 

Por isso é importante que, ao analisar as práticas seguidas pelos profissionais, também sejam levadas em conta as especificidades dos negócios, pois falta precisão. 

O foco nas pessoas é muito importante e, como observado, o reconhecimento dos funcionários tem um grande impacto. Mas nesse cenário, também é necessário superar as expectativas dos clientes. 

Para o desenvolvimento de serviços de marketing, também é importante contar com ferramentas que possibilitem a elaboração da estratégia. 

Isso se aplica ao design de materiais, que podem fortalecer significativamente a imagem da empresa e atrair clientes em potencial. 

Além dos aspectos apresentados, é necessário definir os objetivos e cumprir satisfatoriamente os 7 P’s. 

Futuramente, será possível definir  mais claramente a atividade de tais operações: 

  •  Desenvolvimento de materiais; 
  •  Promoção de conteúdo; 
  •  Comunicação com o público; 
  •  Direcionamento para a jornada de compra.

Ao especificar a elaboração do plano de ação para uma empresa de ponto eletrônico, por exemplo,  as possibilidades de gestão eficaz dos processos implementados podem ser aprimoradas. 

A nitidez também deve estar presente ao  tratar de outros assuntos, como deixar a empresa. 

Isso porque uma margem bem definida pode aumentar as chances de se destacar no mercado não só junto aos clientes, mas também junto aos investidores. 

Por exemplo, ao buscar um projeto de automação para ar condicionado,  empresas que comunicam a diferença com mais clareza podem receber mais atenção para inovações, entre outras coisas. 

A diferença pode ser devido a muitos fatores como bom atendimento, suporte pós-venda, flexibilidade, qualidade ou qualquer outro recurso de valor agregado desenvolvido para fortalecer a marca. 

De modo geral, pode-se argumentar que o marketing de serviços tem um potencial considerável, mas a falta de cautela, principalmente em termos de planejamento, pode comprometer seriamente os resultados. 

Portanto, é importante contar com os serviços de profissionais qualificados para o desenvolvimento preciso das estratégias da sua empresa de camisas de silicone, por exemplo. 

Falhas podem levar a investimentos desnecessários e sérios danos à reputação e aos recursos financeiros da empresa.