O marketing digital é o marketing aplicado na internet. Dessa forma, sua empresa pode se aproximar mais do público-alvo, se comunicando com os clientes de forma mais rápida e eficaz.
Além de facilitar a comunicação entre clientes e empresas de uma maneira mais segmentada e personalizada, o marketing digital também tem a vantagem de elaborar relatórios de performance de suas campanhas e anúncios.
Assim, você poderá entender qual estratégia está dando certo e quais são os motivos, além dos pontos a melhorar em sua estratégia.
Como funciona o marketing digital?
A internet é um meio de comunicação muito dinâmico. Basta prestar atenção às redes sociais, por exemplo. Uma empresa que fabrica e faz a instalação de energia solar em casas e empresas através de energia fotovoltaica, por exemplo, pode fazer uma campanha no Facebook e acompanhar as reações dos usuários em tempo real.
Isso pode servir como um termômetro para medir a aceitação do conteúdo publicitário.
Além disso, a mensuração de resultados de campanhas e anúncios online podem ser mais fáceis e precisos de serem capturados e acompanhados. É possível ajustar cada campanha em cada anúncio em tempo real, levando em consideração os pontos que precisam ser modificados.
Como aplicar marketing digital para sua empresa?
Cada vez mais as empresas estão buscando por soluções no marketing digital. Isso porque os consumidores mudaram de comportamento e atualmente buscam por produtos ou serviços online antes de fechar negócio. Por isso, sua empresa deve estar ativa no meio online.
Para aplicar marketing digital para sua empresa, você pode começar com algumas dicas.
1. Faça o estudo de personas
O primeiro passo para começar suas estratégias de marketing digital para sua empresa é definir suas personas. As personas são seus potenciais clientes. Você precisa criar algumas personas, baseadas em pessoas reais, mas criar personas semifictícias para nortear suas estratégias de marketing digital. Dessa forma, você saberá que tipo de conteúdo postar, com qual linguagem, em quais redes sociais ficar ativo e muito mais.
2. Realize uma análise da concorrência
Isso é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital. Você pode analisar sua concorrência e verificar o que eles fazem que dá certo e o que não fazer também.
Nessa fase, é importante fazer um levantamento das empresas mais destacadas no mercado. Dessa forma, você poderá acompanhar as estratégias de marketing digital delas.
Ao entender como seus concorrentes agem, é possível ter um olhar mais crítico com relação às suas próprias estratégias de marketing digital.
3. Faça um estudo de palavras-chave
Se você quer ser encontrado através do Google, você precisa realizar um estudo de palavras-chave. Nessa fase, é importante que você já saiba quais são suas personas e que tipo de conteúdo você pode abordar para chamar a atenção de seus potenciais clientes.
Faça uma pesquisa de palavras-chaves em ferramentas como o SEMRush ou o Google KeyWord Planner para encontrar temas interessantes para sua produção de conteúdo. Isso significa criar artigos otimizados com SEO, com base nas palavras-chave mais identificadas pelas ferramentas.
Ou seja, você terá um blog ou redes sociais para produzir conteúdo para seus potenciais clientes. Vale entender quais são as redes sociais que seus potenciais clientes utilizam para ter perfis ativos nelas.
4. Realize uma análise de canais
Você precisa realizar uma análise de canais para criar estratégias de marketing digital para sua empresa. Pode ser um blog em seu site, redes sociais, loja virtual e muito mais.
Quando você criar um canal para colocar em prática suas estratégias de marketing digital, preste atenção se há informações suficientes sobre sua empresa, além dos seus produtos ou serviços.
Um site completo, bem otimizado e com boa escaneabilidade tem mais chances de atrair visitantes e, portanto, efetivar mais vendas, para aumentar sua lucratividade.
O mesmo vale para anúncios e campanhas no Google. Elas precisam ser bem feitas, com imagens e textos de qualidade, além de direcionar para uma página de efetivação de compra de produtos ou contratação de serviços.
Já nas redes sociais, não poste apenas produtos, serviços e promoções. Você precisa postar conteúdo relevante para seus potenciais clientes. Entenda como funciona cada rede sociais para aproveitar o melhor delas. O Instagram, por exemplo, é uma rede social mais informal.