Como fazer Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas?

Fazer marketing digital para pequenas e médias empresas é possível e extremamente necessário nos dias de hoje, quando boa parte da procura das pessoas pelos serviços e produtos das organizações se dá por meio da internet. 

Erroneamente, há quem pense que fazer marketing digital para pequenas e médias empresas seja algo inviável e restrito, unicamente, às grandes companhias, que detém mais recursos financeiros e podem, dessa forma, investir nessa área. 

Claro que a capacidade de investimento de um negócio de grande porte é maior, sem falar que não há, nesse caso, o desafio de se lidar com a sobrevivência quase que diariamente. Contudo, também é verdade que as pequenas e médias empresas podem se beneficiar do marketing digital

Estratégia e planejamento

Nesse sentido, precisamos observar que tem muita gente grande despejando rios de dinheiro sem obter bons resultados, enquanto pequenas e médias empresas registram crescimento com o marketing digital. Por que isso ocorre? Porque contam com boas estratégias e planejamento. 

O que queremos dizer é que dispor de recursos para investir em marketing digital tem, sim, grande importância – e quanto mais, melhor. Todavia, sem uma estratégia assertiva e um planejamento bem pensado por trás disso, a chance de dar errado cresce consideravelmente.

Presença digital das pequenas e médias empresas 

As pequenas e médias empresas já estavam acelerando o processo de transformação digital nos últimos anos. Com a pandemia do novo coronavírus, essa tendência se intensificou, pois houve uma transformação considerável dos hábitos de consumo da população.

Devido ao isolamento social, que obrigou muitos empreendedores a fecharem as portas durante alguns meses, pequenas e médias empresas que só mantinham lojas físicas precisaram migrar para o digital. As que já estavam na internet, por sua vez, passaram a focar ainda mais nessa área.

Informações na internet

Um levantamento do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizado em 2021 apontou que 70% dos pequenos negócios no Brasil contam com presença digital e, além disso, comercializam seus produtos e serviços por meio de redes sociais, aplicativos e internet de modo geral.

Outra pesquisa, realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revelou que 97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas, ou seja, praticamente todos.

Listamos cinco benefícios que as pequenas e médias empresas agregam ao investir em marketing digital:

  1. Tem ótimo custo-benefício em comparação com o marketing tradicional;
  2. Gera audiência;
  3. É segmentável;
  4. É mensurável;
  5. Permite atração gratuita quando não há a possibilidade de investimento.

Ter um site/blog é importante

Quando o assunto é fazer marketing digital para pequenas e médias empresas, a criação de sites é um fator muito importante para se posicionar e destacar no mercado. 

Se você precisa de um determinado produto e serviço, mas carece de informações básicas sobre quem as fornece, o que você faz? Certamente vai pesquisar a respeito no Google, correto? Este, ao menos, é o comportamento da maioria das pessoas. Quando não se recorre a um site de buscas, a alternativa costuma ser as redes sociais. 

A principal diferença, nesse caso, é que o site será sempre da sua empresa. Já as redes sociais têm outros donos, ou seja, você não tem muito controle sobre o funcionamento delas – o mais recomendado, em se tratando de marketing digital, é trabalhar bem com ambos, pois são mídias complementares.

Ao investir na criação de um site, a sua organização consegue obter as seguintes vantagens:

  • Aparecer e se destacar nos resultados de buscas orgânicas (SEO);
  • Desenvolver o Marketing de Conteúdo com o auxílio de um blog;
  • Criar landing pages e e-mails marketing para campanhas de links patrocinados;
  • Aumentar a visibilidade, posicionamento e vendas da sua marca;
  • Conquistas e fidelizar clientes por meio de formulários (leads qualificados);
  • Oferecer um portfólio dos seus produtos/serviços tornando a vida dos seus clientes mais prática.

Links patrocinados

Reservar um investimento nos links patrocinados é outra iniciativa relevante sobre marketing digital para pequenas e médias empresas. Quando a sua organização investe no Google Ads, por exemplo, a probabilidade de ela aparecer nas primeiras páginas do maior site de buscas do mundo aumenta bastante.

Em redes sociais, como Facebook e Instagram, a realidade é a mesma. Em verdade, as publicações orgânicas (que não são pagas) só costumam ser entregues pelos algoritmos dessas mídias para 5% ou 10% do público que as segue. 

É bem pouco, não é mesmo? Dessa forma, são os links patrocinados que possibilitam que essas companhias lucrem, uma vez que elas não cobram nada para que criemos perfis e páginas.

Quando você impulsiona os seus posts (ou pelo menos parte deles), o alcance deles se torna extremamente maior, chegando a milhares de pessoas, inclusive muitas que não seguem a sua página. 

É possível, inclusive, segmentar o tipo de público que irá receber a sua publicação patrocinada, o que possibilita tornar a sua comunicação muito mais assertiva, pois será destinada a quem, realmente, tende a se interessar pelos seus produtos/serviços.

Além disso, os links patrocinados também contribuem para a geração de tráfego mensurável ao seu site, bem como para construir lembrança de marca para a sua organização, afinal de contas, vender não é a única finalidade do marketing digital. Ele também pode (e deve) ser utilizado para posicionar o seu negócio e propiciar uma interação com o seu público, algo que somente pela via física torna-se mais difícil. 

Gestão de redes sociais

Uma boa gestão de redes sociais contribui – e muito – para o marketing digital das pequenas e médias empresas. Você deve estar se perguntando: “E redes sociais lá precisam de gestão? Não é só fazer uns posts e pronto?”. Nossa resposta: é muito mais do que isso.

Para que as suas redes sociais produzam bons resultados para a sua marca é necessário planejamento e gerenciamento, e não apenas produção de conteúdo. Também é fundamental um bom trabalho de monitoramento e interação com o público, que costuma utilizar essas mídias para esclarecer dúvidas referentes aos produtos/serviços oferecidos. 

E em quais redes sociais a sua marca deve estar presente? Depende do perfil do seu público consumidor e da natureza da sua organização. Nem sempre é coerente desenvolver perfis em todas as mídias, sob o risco de gastar energia, tempo e dinheiro em plataformas que carecem de relação com o que você tem a oferecer. Para evitar isso, uma boa saída é contratar uma agência digital para identificar as personas do seu negócio. 

Marketing de Conteúdo

Já ouviu falar em marketing de conteúdo? Ao invés de fazer uma promoção direta da marca, como vemos com muita frequência nos anúncios de Outbound Marketing (TV, rádio, outdoors, etc.), o marketing de conteúdo  é uma metodologia do marketing que busca conquistar o cliente por meio da criação de conteúdo relevante (e-books, blog posts, infográficos, entre outros), capaz de oferecer soluções para as necessidades das pessoas.

As cinco principais etapas do marketing de conteúdo são o planejamento; a elaboração de personas; a criação de conteúdo; a distribuição do que é produzido; e a mensuração de resultados. 

Inbound Marketing

Um dos principais métodos do marketing de conteúdo nas últimas décadas, o Inbound Marketing  é um conjunto de estratégias cujo objetivo é atrair os clientes potenciais, voluntariamente, até os canais digitais da empresa.

Baseado em quatro pilares fundamentais: Marketing de Conteúdo, Links Patrocinados, Redes Sociais e SEO, o inbound marketing aposta no relacionamento e na educação do consumidor, ao invés de usar propagandas intrusivas e prospecção ativa de clientes. 

Os principais benefícios de contar com esse tipo de estratégia são:

– Atingir o público certo (cliente ideal);

– Desenvolver um relacionamento mais próximo de seus clientes;

– Aumentar a capacidade de persuasão;

– Encurtar o processo do ciclo de vendas;

– Melhor custo-benefício;

– Aumento do ticket médio;

– Mensuração de resultados em tempo real.

Por que contratar uma agência digital?

É possível fazer marketing digital para pequenas e médias empresas com uma equipe interna. O que ocorre, muitas vezes, é que boa parte das organizações carece de condições financeiras para isso ou acaba destinando profissionais não especializados para essa finalidade. 

Geralmente, quando isso é feito, os resultados obtidos não costumam ser satisfatórios, porque o marketing digital demanda todo um trabalho estratégico que requer um time de profissionais voltado tanto para o planejamento, como para a produção de conteúdo, mensuração de resultados e interações com o público. É aí que entra a agência digital

Agência digital é a empresa que oferece a outras organizações – inclusive pequenas e médias empresas – serviços relacionados à internet: gerenciamento de redes sociais, aplicativos, e-mail marketing, sites, blogs, entre outros. 

Em uma agência digital, os profissionais trabalham o marketing digital para pequenas e médias empresas por meio de premissas que costumam ser desconhecidas pelas pessoas leigas, o que inclui: planejamento estratégico; identificação das ferramentas mais adequadas; criação de conteúdo; atenção às tendências; avaliação de resultados; e interação com a audiência. 

Dessa forma, aumentam as chances de gerar mais valor por meio do conteúdo ao seu público e, consequentemente, mais vendas para a sua pequena ou média empresa.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha compreendido melhor os benefícios do marketing digital para pequenas e médias empresas. Até a próxima!