Marketing no setor financeiro: saiba como usar estratégias atuais nesse segmento

Quantas vezes você se deparou com uma propaganda de um banco ou fintech no ambiente digital? Ou até mesmo recebeu um email de uma instituição financeira sobre as vantagens que ela tem sobre a concorrência. Isso acontece por conta das estratégias de marketing no setor financeiro.

Cada vez mais os bancos e fintechs estão criando novas técnicas para conquistar os clientes online, já que esse nicho de mercado ainda pode ser muito explorado.

Com este post você pode conhecer as melhores estratégias de marketing para esse segmento. Continue lendo!

O que é marketing no setor financeiro?

O marketing no setor financeiro é o marketing utilizado para divulgação das instituições financeiras como: 

  • Bancos;
  • Escritórios contábeis;
  • Assessorias financeiras;
  • Investidores;
  • Empresas de recuperação de crédito;
  • Fintechs.

Utilizar dessa área do marketing ajuda essas empresas a criarem um espaço no mercado e, consequentemente, se posicionarem. 

Consequentemente, melhoram a comunicação com seus clientes, fidelizando-os e aumentando seus resultados.

Nos últimos anos, o setor financeiro cresceu muito. Com o aparecimento das fintechs, o mercado financeiro mudou completamente. Por isso, construir uma identidade nesse meio é importante para chamar a atenção do cliente e fidelizá-lo.

Além disso, com a pandemia do novo coronavírus, as mudanças na maneira de realizar pagamentos, investimentos e outros serviços financeiros se transformou. 

Inclusive, muitos passaram do relacionamento com o gerente Pessoa Física ou Pessoa Jurídica do banco para os aplicativos de bancos e fintechs. 

Fazendo com que milhões de usuários fossem para o digital de uma só vez.

Até pouco tempo, as campanhas publicitárias dos bancos eram voltadas para um público mais maduro. 

Contudo, com cada vez mais jovens ingressando no mercado de investimentos, as ações de marketing dos grandes bancos e fintechs se destinam para esse público.

Fintechs mudaram o rumo do marketing financeiro

Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 204 fintechs ativas, isso segundo a Abstartups (Associação Brasileira de Startups), sendo boa parte delas criadas entre os anos de 2019 e 2021.

Foi graças ao boom das fintechs que o mercado financeiro mudou completamente. 

Afinal, com a concorrência elevada, muitos bancos tradicionais viram a necessidade de reduzir as tarifas ou de criar seus próprios bancos 100% digitais.

Graças a elas, a desburocratização dos serviços financeiros foi o primeiro passo em direção a uma nova forma das marcas cuidarem de seus clientes.

A importância do marketing financeiro para sua empresa

Com a concorrência aumentando entre fintechs, bancos e financeiras, o marketing no setor financeiro revolucionou a maneira de como essas empresas querem atrair seus clientes.

Empresas nativas da era digital nasceram entendendo a importância de ter uma comunicação mais eficiente com usuários e potenciais clientes de modo eficiente.

Dessa forma, as campanhas de marketing estão sendo direcionadas online com uma ênfase maior em comparação aos anúncios na TV, como era feito anteriormente.

Marketing no setor financeiro é exatamente isso. É entender a persona e o cliente, além de sua necessidade, e direcionar o marketing de conteúdo, campanha de email, mídias sociais, branding e customer success para atraí-los e retê-los.

Além de muita dedicação para construir relações mais fortes com confiança e duradouras.

Ganhar autoridade

Com o marketing no setor financeiro, a empresa pode conquistar autoridade, vender produtos e serviços, infoprodutos, conseguir investimentos e aumentar a venda de serviços financeiros.

Dessa forma, é possível aumentar significativamente o faturamento do seu negócio e promover sua própria marca.

Pensar em estratégias pode contribuir para que você atinja todas as metas para ter êxito

Construir um posicionamento

Ter um posicionamento no mercado é extremamente importante para que seu negócio se mantenha ativo e em crescimento constante.

Com canais digitais, você pode educar sua audiência, explicar para os clientes como a sua marca agrega valor e como seus produtos valem a pena para esse internauta.

Você pode fazer isso a partir de lives, contratar influenciadores digitais e fazer propagandas nos mecanismos de buscas que direcionam seus anúncios para Youtube, por exemplo.

Atender as necessidades

Com o marketing financeiro as informações sobre o nível de relacionamento gerado com o público ajudam diretamente em como a empresa pode compreender a dor ou necessidade da persona.

Assim a empresa pode remanejar sua estratégia e direcionar recursos, produtos e soluções para o que realmente o cliente precisa.

Fazer pesquisas recorrentes junto aos clientes e seguidores em redes sociais é um meio de saber a necessidade do cliente e, consequentemente, de prover soluções.

Maximizar os resultados

Se o marketing financeiro é um meio de vender mais, fidelizar os clientes e vender produtos e serviços que atinjam a “dor” do seu potencial cliente, logicamente ele maximiza resultados.

Por isso, empresas que investem nesse tipo de estratégia são as que ganham as maiores fatias do mercado. Consequentemente, têm mais resultados financeiros.

Como colocar em prática o marketing financeiro no seu negócio?

Confira quais são as práticas do marketing financeiro que você precisa saber para fazer o seu negócio crescer e ter um bom posicionamento no mercado. Fazer esse investimento agora promove resultados no curto, médio e longo prazo.

Big Data

Os dados não existem à toa. Eles são peças fundamentais para a leitura de como agir no mercado, melhorar os resultados e fidelizar seus clientes.

Assim, recorrer ao big data é um meio interessante de organizar os dados, cruzá-los e prover ofertas personalizadas para seu público.

Humanização

A humanização de uma marca está relacionada a atenção que a sua empresa dá a ela para aprimorar técnicas e resultados com o negócio. Fazer isso no marketing financeiro é o meio de melhorar o relacionamento com o público diretamente.

Um bom exemplo é a transparência que as instituições financeiras como grandes bancos, fintechs e empresas têm com o cliente.

Automação

Automatizar alguns processos e tarefas é uma forma de garantir resultados maiores e direcionar esforços para outros setores que precisam de mais atenção. 

Dessa forma, você consegue dados mais relevantes para ofertar produtos e serviços para a necessidade do seu lead.

Conteúdos online

O marketing de conteúdo está presente em diversas áreas atualmente. Com os buscadores ficando cada vez mais inteligentes, escrever para internet de modo a atrair o público é uma forma viável de expandir sua marca.

Redes sociais

Otimizar ainda mais o valor do seu negócio online com as redes sociais é extremamente importante, principalmente para o marketing no setor financeiro. 

Hoje, as redes sociais não são um ambiente em que a opção de ficar fora é viável. O mundo está utilizando cada vez mais essas plataformas e, mais ainda, consumindo conteúdos e produtos por elas. Assim, estar nas redes é se colocar de forma recorrente junto ao público.

Conteúdo produzido em parceria pelo portal Conexão Financeira