Finanças no marketing: entenda essa relação

Apesar de ser comum que uma empresa tenha departamentos separados, normalmente eles se comunicam. Dessa forma, as finanças no marketing estão totalmente interligadas, afinal, uma empresa não é reconhecida se não tiver uma equipe de marketing.

E uma propaganda não acontece se não houver investimento financeiro

Com essa matéria você vai entender o quão importante é para uma empresa que o setor de marketing e o financeiro estejam alinhados. Continue a leitura e descubra!

O financeiro é importante?

Lógico que o financeiro é um setor importantíssimo da empresa, afinal, é ele que diz se a empresa irá crescer ou fechar suas portas. Não menosprezando os outros setores, mas o financeiro necessita obrigatoriamente de conectar-se com todos os outros departamentos.

Por exemplo, as entradas e saídas da empresa são geridas pelo financeiro. Os recursos destinados para o crescimento da empresa são equalizados pelo financeiro, e assim por diante.

O gasto com propaganda na TV, rádio, instagram, facebook e outros meios de comunicação, são equalizados também pelo financeiro.

O marketing é importante?

Claro que o setor de vendas é extremamente importante, já que sem ele a sua empresa não captaria recursos. Contudo você já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio? 

Exatamente! De que adianta você montar uma empresa, se ninguém conhece o seu produto ou ao menos o seu nome no mercado?

O marketing digital dentro de uma empresa, atua diretamente na elaboração de uma persona (o cliente que vai comprar) e através disso atende algumas responsabilidades:

  • criação de campanha de divulgação de produtos;
  • proporcionar experiências positivas para o público e construção de um relacionamento;
  • consolidar a marca;
  • gerir orçamentos e campanhas de modo a otimizar;
  • garantir que o time de vendas tenha todas as ferramentas necessárias para fidelizar a venda;
  • criar métricas e identificadores de desempenho;
  • expandir e agregar valor à marca.

Por isso, o setor de marketing é extremamente importante para divulgar o seu produto ou serviço para o público que vai comprá-lo.

Finanças no marketing: qual é a relação e integração

Se você não vender, vai à falência. Se ninguém te conhecer, também! Ou seja, as finanças no marketing estão relacionadas e, para uma melhor gestão de eficiência, devem estar integradas.

Assim, ao integrar as finanças no marketing da sua empresa, você poderá ampliar ainda mais os resultados. Entendendo que marketing é um investimento e que retroalimenta o setor financeiro, provendo mais recursos, conheça os benefícios!

Melhorar o orçamento da empresa

Planejar adequadamente os recursos e onde eles serão destinados, pode ser uma boa fonte de economia e ao mesmo tempo de investimento. Economia por não desperdiçá-los em campanhas que não trazem resultados, e ao mesmo tempo investir no que dá certo para o seu negócio.

Maximizar a eficiência e produtividade

Se o marketing e o financeiro estiverem alinhados, com os indicadores de desempenhos e métricas estabelecidos, tudo fica mais eficiente. Assim, eles podem concentrar suas atividades no que realmente traz resultado para o seu negócio. Aumentando as vendas ainda mais.

Resultados sobre o investimento superiores

As finanças no marketing estão diretamente ligadas ao ROI (retorno sobre investimento) da empresa. Normalmente empresas em que ambos tem um bom alinhamento, as métricas provenientes do ROI são eficientes.

Consolidação da marca no mercado pode beneficiar o financeiro e o marketing

Com as metas pré-estabelecidas para alavancar a marca, é possível agir de forma mais efetiva. Gerando estratégias de marketing que aumentem as vendas e consequentemente, recursos financeiros.

Quanto mais sua empresa vender, melhor para a equipe técnica de marketing em sentir a motivação de que a campanha criada, foi um sucesso! Alcançando melhores resultados e consolidando ainda mais a marca no mercado.

O que você pode fazer para deixar o marketing e o setor financeiro alinhados

Quanto mais a sua empresa se expandir, mais há uma necessidade de ter controle sobre todos os processos e investimentos. Dessa forma você evita o retrabalho e informações perdidas sobre o fluxo de caixa e pagamentos de fornecedores e conciliação fiscal. 

Por conta disso, é válido que você tenha um ERP (enterprise resource planning) ou seja, um sistema que integre tudo e que gerencie todos os departamentos da sua organização.

Independentemente do tamanho da sua empresa, é bom você investir em sistemas de gerenciamento justamente. Por isso, pode entender de onde vem as entradas e para onde se destinam os recursos.

Ações para finanças no marketing ficarem alinhados

Já que você entendeu o quanto é importante as finanças no marketing estarem alinhados, vamos ajudar você a implementar algumas ações e estratégias para que a sua empresa maximize resultados.

Metas que beneficiam finanças no marketing

Tudo nessa vida depende de metas e objetivos. Por isso, fazer uma reunião é importante para avaliar onde e como sua empresa está e para que caminho ela quer seguir. Se ela quer seguir nesse caminho, quais são as metas e objetivos que ela quer alcançar

Estabeleça quais serão os retornos e a quantidade de leads gerados, além da taxa de cliques em anúncios. Além do investimento necessário para que tudo isso aconteça.

Lembre-se que ambos têm que se retroalimentar, ou seja. O investimento na campanha tem que ser pago e sobrar uma quantidade de recursos extras.

Planejamento sempre em revisão

Trabalhar com marketing digital é um constante ajuste de metas, objetivos e planejamentos. Afinal, nem sempre as campanhas saem como o esperado, porque existe um fator que muda o tempo inteiro, o mercado.

Assim, é necessário rever o planejamento de tempos em tempos visando buscar as melhores decisões para o seu negócio de modo a viabilizar resultados, leads, metas e recursos financeiros.

Acompanhe os indicadores

Quando o assunto é finanças no marketing, não adianta você investir horrores em campanhas, fazer um mega planejamento e alinhamento da equipe se não fizer o acompanhamento das métricas.

Para que o trabalho funcione, as métricas precisam sempre estar alinhadas e quaisquer mudanças é necessário um novo planejamento e alinhamento.