Melhores países para trabalhar remotamente em 2022

trabalhar remotamente

A pandemia do COVID-19 modificou o local de trabalho ao impor o colaborador a trabalhar remotamente como norma para reduzir infecções. Acontece que, o que era para ser uma solução temporária, acabou virando a norma. E, ironicamente, agora a discussão está sendo ao contrário: empresas querendo voltar ao presencial, enquanto os funcionários querem manter o trabalho remoto.

Por isso, as companhias têm optado por modelos híbridos que permitem trabalhar de diferentes lugares. Este novo modelo de trabalho permite que você visite outros lugares e, ao mesmo tempo, fique conectado através de planos de internet, seja Wi-Fi ou móvel, como o 5G.

São vários os motivos para que isso esteja ocorrendo e dependem principalmente da situação econômica. Enquanto que boa parte dos brasileiros prefere o trabalho remoto porque é uma forma de não perder tantas horas no transporte público, passar mais tempo com amigos e familiares e até questões como segurança e economizar em aluguel ou transporte, em outros países os critérios e as prioridades podem ser outras.

Por exemplo, cidadãos de países desenvolvidos preferem o trabalho remoto não (apenas) porque economizam no transporte público ou por causa da segurança, mas sim por um conceito chamado bleisure: combinando trabalho com diversão. Ou seja, “trabalhe remotamente viajando para outros países e conhecendo outras culturas e receba um salário todo mês”. Realidade distintas, né?

Bom, mas nós também podemos aproveitar para viver essa experiência e por isso listamos abaixo quais os melhores lugares para trabalhar remotamente. Spoiler: Sua melhor opção pode ser fazer as malas e se mudar para a Europa.

Critérios da pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo grupo de software de segurança de rede NordLayer, que examinou 66 países para determinar os locais mais habitáveis ​​para trabalhadores remotos. A empresa levou em consideração a segurança digital e as respostas ao COVID-19, além de ajustes culturais e de estilo de vida.

Antes de soltar a lista, convém definir quais os critérios utilizados para rankear os países. Ë claro que os critérios vão variar de pessoa para pessoa, mas de maneira geral, a pesquisa definiu pontos que são fundamentais para quem quer trabalhar e viver em outro país.

Critérios:

  • Velocidade de Internet;
  • Políticas de visto de trabalho remoto;
  • Preço de moradia;
  • Preços Locais;
  • Estabilidade política
  • Igualdade LGBT;
  • Proficiência em inglês

Em seguida entram critérios mais relacionados à parte “fora do trabalho”, como viagens, clima, preços do transporte local, poluição do ar, fatores da vida social, como possibilidades de sair e se divertir e atrações culturais.

Melhores países para teletrabalho em 2022

Como dissemos antes, se você pensa em trabalhar remotamente, os melhores países se encontram na Europa. Afinal, com uma política estável, serviços sociais como educação, saúde e segurança da melhor qualidade, fica fácil entender o porquê.

Confira a lista com os melhores países do mundo para trabalhar remotamente em 2022:

  1. Alemanha
  2. Dinamarca
  3. Estados Unidos
  4. Espanha
  5. Lituânia
  6. Holanda
  7. Suécia
  8. Estônia
  9. Cingapura
  10. França

A principal característica que definiu o campeão entre os top 3 países foi a Cibersegurança. Alemanha apresenta uma performance superior nesse quesito em relação aos outros países. Interessante que, em questão de infraestrutura, países como o Brasil apresentam uma pequena vantagem porque estamos mais adiantados em relação a planos com fibra óptica, por exemplo. 

Melhores Países da América Latina

Agora, o mundo não se resume à Europa, não é mesmo? E, embora tenhamos alguns problemas estruturais e políticos, não significa que seja impossível trabalhar remotamente em países Latino-Americanos, muito pelo contrário!

Cada vez mais há países investindo em infraestrutura para atrair trabalhadores remotos de outros países, investindo em velocidade de internet, cibersegurança, simplificando a legislação, segurança pública, internet móvel etc. E ao mesmo tempo, cada vez mais empresas também investem em salários maiores, mais condições de trabalho e melhores benefícios para manter seus funcionários e não perdê-los para a concorrência.

A pesquisa foi realizada pela Kayak, um buscador de viagens, que classificou os países segundo uma série de critérios. Portanto, confira os melhores países para teletrabalho na América Latina em 2022:

  1. Costa Rica
  2. Panamá
  3. México
  4. Brasil
  5. República Dominicana
  6. Curaçao
  7. Colômbia
  8. Argentina
  9. Chile
  10. Honduras

A Costa Rica ficou à frente de todos os países da América do Norte e Central. Regionalmente, ficou em primeiro lugar na categoria vida social e em segundo lugar em saúde e segurança. É muito estável politicamente, com pouca violência, e respeita a comunidade LGBT+. Além disso, oferece visto de trabalho remoto e tem preços baratos.

Como pudemos ver, o Brasil está em 4º lugar no ranking sendo o 1ª país da América do Sul a aparecer na lista. E agora, com o crescimento da tecnologia 5G no Brasil, cada vez mais oportunidades de trabalho serão criadas no país. O que pesa para o lado negativo é a futura instabilidade política que será causada pelas eleições de 2022. Mas isso só o futuro dirá.

Então, ficou interessado em algum desses países? Ou quem sabe está pensando em trabalhar remotamente no Brasil mesmo?