Negócios sustentáveis estão em alta; veja por que abrir

negócios sustentáveis negócios sustentáveis

Você já deve ter ouvido falar que negócios sustentáveis são os negócios do futuro. Mas não apenas isso: eles são necessários agora, para ajudarem a controlar os impactos no meio ambiente.

Afinal de contas, a preocupação com o planeta é cada vez maior. As mudanças climáticas são preocupantes e as pessoas têm tentado fazer sua parte.

Isso inclui comprar de negócios que tenham uma preocupação ambiental. É sobre isso que falamos neste conteúdo. Continue lendo!

O que significa negócios sustentáveis?

Um negócio sustentável é aquele que, ao atuar, se preocupa em diminuir os impactos que vai provocar no meio ambiente.

Assim, podem ser desde empresas que vendem serviços e produtos ecologicamente corretos, até aquelas que adotam atitudes ecologicamente corretas.

Uma marca que elimina o uso de papel no dia a dia da empresa, por exemplo, pode ser considerada sustentável. 

No entanto, as empresas que têm uma atuação diretamente ligada à diminuição do impacto na natureza chamam mais atenção. 

Por exemplo, um lava jato que usa pouca água para lavar um carro. Oou uma empresa de entregas por bicicleta (que ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes).

Por que investir em negócios sustentáveis?

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o aspecto sustentável do seu dia a dia. Para se ter uma ideia, 87% dos brasileiros compram mais de empresas sustentáveis.

Isso significa que investir em um negócio que se preocupa com a natureza garante um bom potencial de lucro e público à empresa.

Quando uma marca mostra sua preocupação com o meio ambiente, ganha a simpatia das pessoas. Além de contribuir para um futuro melhor para o planeta.

3 negócios sustentáveis para você ganhar dinheiro

Na hora de investir em um negócio, uma boa alternativa é optar por uma franquia. Afinal, este é um modelo mais seguro.

Isso acontece porque uma franquia é uma nova unidade de uma empresa que já existe. Então, você vai trabalhar com um modelo de negócio predefinido, que tem todo o passo a passo da sua operação estabelecido.

Assim, será mais simples executar a empresa, pois só é necessário seguir o que outras unidades já fizeram. O Burger King e o McDonald’s, por exemplo, são marcas com franquias por todo o mundo.

Além disso, um franqueado conta com todo o suporte da franqueadora. Normalmente, há suporte para escolha do ponto comercial, para contratação de pessoas, gestão financeira e apoio de marketing.

Ou seja, quem abre uma franquia conta com treinamento e auxílio para operação do negócio. 

Dessa forma, as chances de erro são bem menores, e a empresa tende a ter sucesso mais simples. Inclusive porque, os consumidores já saberão o que esperar da marca.

Existem vários negócios sustentáveis que estão disponíveis no modelo de franquia para você abrir. Veja abaixo.

1. Acquazero

A Acquazero é hoje a Maior Franquia de Limpeza Ecológica do Mundo. Ela usa vários métodos sustentáveis para executar seus serviços, contribuindo para o meio ambiente.

Para começar, para limpar um carro, a empresa utiliza apenas 300 ml de água. É bem menos do que os 300 litros que os lava jatos comuns usam por carro.

Ao mesmo tempo, a Acquazero utiliza apenas produtos biodegradáveis. Assim, não prejudica a natureza com os resíduos gerados.

Além da limpeza do carro, como franqueado da rede você vai realizar serviços como polimento da pintura, cristalização de vidros e limpeza do ar-condicionado.

No catálogo de serviços também existem atendimentos residenciais. Por exemplo, para higienização e impermeabilização de sofás e tapetes.

São seis modelos de negócio da franquia. Três deles são home office, então não é preciso abrir uma loja física. Em vez disso, o franqueado vai até o cliente para fazer o atendimento.

Os demais modelos são do tipo loja física. Há a opção Prime, a Standard e a de Desenvolvedor de Área.

O investimento inicial necessário para abrir a franquia é de R$ 23 mil.

2. PaperPão

A PaperPão é uma franquia de publicidade em saquinhos de pão. Ela é sustentável porque, com seu produto, incentiva o uso dessas embalagens em vez do plástico, que demora centenas de anos para se decompor.

Seu trabalho como franqueado da marca será simples. Você precisará prospectar anunciantes para seus saquinhos de pão. Também vai prospectar padarias parceiras, que vão usar suas embalagens gratuitamente.

Sobre os anúncios, ao vender os espaços de publicidade, será preciso encaminhar a lista à franqueadora. É ela que vai fazer o design das publicidades e imprimir os saquinhos de pão. 

Em seguida, a empresa vai enviar as embalagens, para que você faça a distribuição nas padarias. O valor inicial para investir na franquia é de R$ 4.980,00.

O modelo é do tipo home based. Significa que você vai gerenciar seu negócio de casa e só vai precisar “gastar sola do sapato” na hora de visitar seus possíveis anunciantes e padarias parceiras. É um negócio barato exatamente por isso: porque não é necessário montar um espaço comercial.

3. Siphon Growlers

A Siphon Growlers é um negócio que vende as chamadas Growlers. Ou seja, garrafas especiais de vidro, cerâmica ou aço inox para armazenar cerveja.

Dessa forma, o negócio incentiva a reutilização do recipiente. Em vez de comprar garrafas e latas descartáveis, o cliente pode ir à uma loja da marca e encher sua garrafa com a bebida que desejar.

As Growlers são personalizadas e têm belos visuais. Então, também funcionam como peças de decoração em casa e podem ser transportadas de um lugar para o outro.

Na loja, você também vai poder oferecer vários outros produtos. Como as Growler Bags, que são bolsas térmicas pra carregar as garrafas; copos, bonés da marca e itens específicos para decoração. 

Para abrir uma franquia da marca, você vai precisar fazer um investimento inicial de R$ 200 mil.

Na hora de investir na sua franquia, a dica principal é escolher um negócio que combine com o seu perfil. Você precisa trabalhar com algo que gosta. Assim, seu entusiasmo vai se manter em alta para atuar no dia a dia do negócio.

Com esse cuidado, você terá a certeza de escolher negócios sustentáveis lucrativos, mas também prazerosos de trabalhar.